Como gerir as finanças do seu consultório em tempos de pandemia

Por Miriam Barros

Com os avanços das pesquisas em busca de vacinas e de cura para a crise vivenciada durante esses tempos de pandemia, é inegável os impactos gerados nos negócios. Por essa razão, diversas áreas necessitam movimentar-se em relação a esses impactos.

Diversos segmentos estão enfrentando dificuldades no mercado por causa da queda de procura em alguns serviços e uma dessas áreas que está sofrendo esse impacto são os consultórios médicos, odontológicos e etc.

Mas isso não quer dizer que esse cenário não pode mudar, vamos falar sobre algumas dicas de como gerir as finanças na pandemia.

New call-to-action

As finanças no tempo de pandemia

Como já falamos, durante essa pandemia diversas áreas estão com dificuldades pela falta de procura do seus produtos e serviços. Na área da saúde, por exemplo, quem tem consultório próprio enfrentou uma grande dificuldade, pois aquelas pessoas tinham marcado procedimento como clareamento dental teve que desmarcar por não poder sair de casa.

Com toda a restrição de contato, sair de casa, atendimento apenas para casos urgentes, alguns consultórios foram fechados e outros correm o risco de acontecer o mesmo.

Médicos que faziam tratamentos de pele por exemplo, com toda a restrição acabaram perdendo pacientes se o caso não fosse de urgência. Já os dentistas tiveram uma queda de pacientes que eram frequentes, como os que faziam o acompanhando de mensal do aparelho invisível ou aparelho transparente, entre outras áreas da saúde.

Mas ainda tem como mudar esse cenário, com alguns cuidados, análises e mudanças em procedimentos, os consultórios conseguem superar toda a crise financeira que está acontecendo.

A seguir, veja algumas dicas de como cuidar das finanças do seu negócio.

 

Adquira uma perspectiva do cenário

Alguns consultores financeiros indicam para que quem está no mundo dos negócios já comece a prever a queda nas finanças nos próximos meses. 

Pode acontecer quedas de 30% à 50% em vários segmentos e se preparar para isso será o principal meio de não ter mais prejuízos ou falência nos negócios.

 

Análise do fluxo de caixa

Ao conhecer as despesas do seu consultório fica mais fácil ter uma visão geral do que vai sair no próximo mês, você vai poder separar em categorias cada despesa.

Separar em categorias é essencial para conseguir fazer uma análise mais profunda, por exemplo, gastos fixo e gastos variados, reservas para imprevistos.

Os fixos são o aluguel, conta de água e luz entre outros. Já os variados são materiais que variam dependendo do procedimento, tipo aumento de atendimento de implante, por exemplo, por demandar mais materiais e com isso gerar um gasto maior que o previsto naquele momento.

Pare tudo e faça um levantamento geral desses itens, assim caso você tiver uma queda grande na parte financeira do seu consultório você vai conseguir priorizar o que tem que ser pago antes e administrar os outros itens. É por isso que separar e classificar todos os gastos é importante.

New call-to-action

Corte de gastos

Consultores financeiros falando que esse pode ser o momento de renegociar com fornecedores e cortar alguns gastos que não são necessários para o momento.

Todos estão no mesmo barco, então tentar fazer acordo sobre o valor do aluguel pode ser uma saída para poupar mais.

A troca de fornecedores, avaliar os preços de produtos que usa em seu consultório para saber os valores em outros fornecedores pode ajudar a cortar pequenos gastos que ajudarão lá na frente.

E se estiver devendo alguma instituição financeira pode ser o momento para negociar a dívida, já que a maioria está abrindo exceção por conta do momento.

Em tempo de home office pode ser que você possa ganhar uma vantagem com atendimento virtual da sua casa, pois não terá de utilizar o material e insumo do escritório, evitando gastos em não ir para o consultório e gerar gastos.

 

Renegocie suas dívidas

Falamos acima sobre aproveitar esse momento para negociar as dívidas com instituições financeiras, pois o momento é propício para a realização de acordos para que as pessoas consigam quitar suas dívidas da melhor forma.

É melhor quitar a dívida nesse momento onde tem mais opções para fazer um acordo e no futuro não ter que se preocupar com essa dívida e com o juros mais alto que pode gerar por causa do tempo.

 

Planilhas

 

Enxergue oportunidades

Por mais que seja um cenário difícil e que pareça que não vai passar, esse também é um momento de enxergar oportunidades que possam ajudar no consultório e trazer inovação.

Inovar alguns procedimentos e implementar estratégias de marketing pode ajudar na visibilidade e conseguir mais pacientes mesmo durante a pandemia.

Uma boa estratégia é o investimento em marketing de conteúdo, não vai precisar de uma verba alta e sim de conteúdos relevantes e uma estratégia para se posicionar na internet.

As empresas que têm investido na internet estão aumentando a possibilidade de aumentar o seu posicionamento no mercado e com isso aumentar as suas vendas.

Até mesmo o segmento da saúde pode se beneficiar com o marketing digital, especialmente através do marketing de conteúdo.

A produção de conteúdos relevantes, informativos e que trazem solução para as pessoas pode trazer uma demanda maior procura dos seus serviços.

Por exemplo, um dentista levanta informações sobre seus pacientes e vê que procuram muito sobre “restauração de dente quanto custa”, e com isto produz conteúdos sobre o assunto.

Através desse conteúdo, é possível demonstrar o seu domínio na área, além de aumentar a possibilidade do espectador virar um paciente do seu consultório.

Essa estratégia possibilita a oportunidade de começar a fazer atendimentos virtuais para responder dúvidas! E, com os avanços do teleatendimento, a busca por consultas online para não ter que sair de casa não será passageira, e esse recurso permanecerá útil mesmo depois da pandemia. É uma vantagem indispensável!

Passando pela crise financeira

Por mais que sejam apenas algumas dicas, colocá-las em prática é de grande utilidade para enfrentar uma crise econômica e garantir o crescimento mesmo durante a pandemia.

Por mais que sejam tempos difíceis, mudanças podem trazer benefícios lá na frente, e além disso, a pandemia pode não ter tido muito impacto para alguns profissionais da saúde, mas é sempre bom rever toda a área financeira para saber como está indo.

Não fique apenas nesse conteúdo, pesquise mais sobre o assunto!

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.