Como fazer uma gestão financeira completa

Por Miriam Barros

Certamente você sabe o quão necessário é ter uma boa gestão financeira em seu negócio para obter sucesso organizacional. Afinal, é a base para controlar os pagamentos, planejamentos e assim por diante para alcançar melhores resultados.

Em outras palavras, com a gestão financeira na empresa todos os processos são controlados e analisados. Para isso, é de fundamental importância que ela esteja relacionada aos mesmos objetivos da organização.

Muitas vezes esse recurso é ignorado por empreendedores. Mas, terminar o mês com dinheiro sobrando no caixa não significa exatamente que o seu negócio esteja lucrando, certo?

Diante desse cenário, preparamos este conteúdo para você fazer uma gestão financeira em quatro passos. Quer saber mais? Então, continue lendo e confira!

Experimente Confere PRO

1. Controle o fluxo de caixa 

Não restam dúvidas que o fluxo de caixa é uma das maiores preocupações nas empresas, não é mesmo?

Isso porque é necessário obter controle do que entra e também saber o que está saindo de valores do caixa. Independente que sejam produtos para determinado setor, como portas radiológicas, por exemplo, você vai alterar o fluxo de caixa da sua empresa.

Sendo assim, acompanhar todas as informações podem contribuir para melhorar o planejamento da sua empresa. Você pode fazer isso separando por categorias, registrar toda a movimentação de caixa, fazer relatórios contábeis, entre outros. 

Experimente Confere PRO

2. Reforce a análise das finanças

Outra maneira para obter uma boa gestão financeira, é acompanhar e reforçar a análise das finanças.

Isso porque permite saber o comportamento do seu negócio, sendo possível verificar se está gerando lucro ou prejuízos. Manter um planejamento frequente pode evitar resultados inesperados.

Além do mais, a análise das finanças vai contribuir para fazer planejamentos futuros. Com isso, é possível estabelecer novas metas para o seu negócio e traçar novas estratégias para conquistar resultados positivos. 

Planilhas

3. Realize um planejamento financeiro

Muito provavelmente você já ouviu falar em planejamento financeiro. Ele é fundamental para evitar que a empresa contraia dívidas.

Assim sendo, obtém a capacidade de traçar estratégias, criar metas, analisar os prazos, projetos e assim por diante.

Se você tem uma empresa de montagem de tubulação, também é preciso estabelecer um planejamento financeiro para realizar os investimentos necessários, mas de modo que não afete a saúde financeira futuramente.

Logo, o seu negócio pode crescer e se manter competitivo no mercado sem ao menos comprometer o orçamento da organização.

4. Estabeleça suas prioridades

Por fim, estabelecer as prioridades de um negócio não é tão simples.

Até porque, quando se fala em questões financeiras, muitos se relacionam à economia. No entanto, as prioridades são determinadas de acordo com cada objetivo de uma organização.

Sendo assim, se você trabalha com amplificador de som profissional, por exemplo, é preciso analisar quais são as pendências mais importantes a serem realizadas. Isso aumenta a organização e otimiza o tempo em resolver as situações mais urgentes.

Logo, o setor financeiro da sua empresa ficará bem cuidado ao ser definido as prioridades e classificações de tarefas, e vai proporcionar a continuação do crescimento do seu negócio. 

Gostou do nosso post sobre como fazer uma boa gestão financeira? Então, compartilhe com os colegas!

New call-to-action

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

.