Gestão financeira terceirizada – Vale a pena?

Por Miriam Barros

Ter uma gestão financeira terceirizada geralmente traz muitos benefícios para as empresas, visto que os profissionais envolvidos são bastante qualificados e, por isso os resultados geralmente são muito bons.

No entanto, antes de fazer a contratação de um serviço terceirizado é preciso medir com cuidado os impactos que isso pode ocasionar, sobretudo do ponto de vista financeiro.

É muito comum que as empresas contratem serviços terceirizados que visam a otimização dos processos e, muitas vezes financeiramente pode ser mais viável do que manter funcionários contratados.

Entretanto, é comum que os profissionais fiquem em dúvida com relação à contratação de uma gestão financeira terceirizada. Então veja mais sobre isso nesse artigo!

New call-to-action

A gestão financeira terceirizada pode provocar redução de custos

Implementar gestão financeira terceirizada em muitos casos faz com que a empresa tenha uma redução significativa em seus custos. Por exemplo, uma empresa pode querer saber quanto custa fazer um site, e é aí que os profissionais de gestão financeira terceirizada irão agir.

Isso ocorre principalmente porque quando as ações não são perfeitamente controladas existe uma grande chance de que haja comprometimento do negócio, que acaba repercutindo na redução dos lucros.

A boa gestão do fluxo de caixa, por exemplo, é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e, quando isso é feito por um profissional qualificado a identificação e correção de problemas é feita com maior acurácia.

Quando os gastos são controlados custos gastos desnecessários são eliminados e, vários outros custos podem ser reduzidos, levando ao aumento dos lucros.

 Aumento da capacidade de gestão

Outro aspecto importante que deve ser levado em conta ao se pensar na contratação de gestão financeira terceirizada diz respeito ao aumento da capacidade de gestão nesse caso.

Com a contratação de profissionais terceirizados específicos para o controle financeiro, o quadro da empresa permanece o mesmo e, esses profissionais podem se dedicar a outras atividades que sejam importantes para o bom andamento do negócio.

Capacidade de produzir soluções eficientes

Ao se contratar uma empresa de gestão financeira terceirizada, é enviado um profissional (ou vários) que estão alheios aos acontecimentos do seu negócio.

Por isso esses profissionais possuem uma visão mais ampla, podendo observar externamente os processos de gestão.

Dessa forma a avaliação é muito mais detalhada, permitindo que falhas sejam identificadas e, que soluções eficientes sejam encontradas para cada uma delas.

Vale dizer que muitas vezes os colaboradores de dentro da empresa são incapazes de detectar erros por estarem imersos, além de ser mais difícil para esses encontrarem boas soluções.

New call-to-action

Tenha cuidado ao contratar gestão financeira terceirizada

Apesar de haver muitos benefícios para as empresas que contratam gestão financeira terceirizada, é preciso ter alguns cuidados para que se obtenha resultados satisfatórios. Veja quais são os principais pontos:

Se dedique à seleção terceirizada

Quando questionados sobre a contratação de empresas de gestão financeira terceirizada, muitos gestores dizem que se arrependem por não terem dedicado mais tempo à seleção do prestador.

Sempre ao se tomar uma decisão importante para a estratégia empresarial é necessário ponderar diversas questões e, isso não é diferente com a contratação desse serviço.

Por isso preze sempre por uma empresa renomada, que realmente tenha condições de entregar um serviço de qualidade, que esteja de acordo com as suas expectativas e que tenha potencial de entregar bons resultados.

Faça uma transição cuidadosa

Por melhor que seja a empresa contratada, a transição para a gestão financeira terceirizada é um momento delicado, que exige bastante cuidado e atenção.

Isso porque todas as informações do período anterior deverão ser passadas aos novos colaboradores e, isso não pode de forma alguma reduzir o nível de qualidade dos processos.

Para que isso seja possível é necessário ter muito estudo e planejamento, no qual deve-se incluir um período de aprendizagem que envolva as equipes para que cada uma possa aprender os seus papéis.

Atenção ao contrato

Um dos principais pontos de atenção na contratação de um serviço de gestão financeira terceirizada diz respeito à leitura do contrato.

Isso porque nele constam todas as informações sobre a prestação do serviço e, ele pode ser usado por você para protestar caso não haja o cumprimento do que foi estabelecido.

Para evitar frustrações no futuro é essencial que o contrato seja o mais detalhado quanto for possível, expressando os direitos e obrigações de ambas as partes.

Nele devem constar:

  • Serviços a serem prestados;
  • Período;
  • Valor do serviço e forma de pagamento;
  • Direitos e deveres de ambas as partes.

Planilhas

Vale a pena contratar gestão financeira terceirizada?

A gestão financeira é uma das principais questões dentro de uma empresa para se garantir o seu sucesso, por isso ela merece uma atenção especial.

Então é primordial que os profissionais responsáveis tenham o conhecimento e a prática necessários para fazer esse trabalho da maneira ideal.

No entanto muitas vezes as empresas não possuem funcionários especializados nisso e acabam colocando pessoas de outros setores para realizar esse tipo de tarefa, fazendo com que os resultados não sejam bons.

Portanto a contratação de gestão financeira terceirizada contribui positivamente para o andamento do negócio, proporcionando melhores resultados.

Maquininhas Demo