Conheça a tendência da Gestão Horizontal

Por Miriam Barros

A gestão existe, essencialmente para equilibrar a empresa e fazer com que ela alcance os melhores resultados, envolvendo seus colaboradores, processos internos, finanças, planejamento e também ações externas.

Gerir é uma atividade político-administrativa e diferente do que pensam popularmente, não diz respeito somente a parte capital da empresa, mas também às pessoas, tendo a função de extrair delas o melhor.

No mundo empresarial, nada tem evoluído tanto quanto a gestão, que vem se desvencilhando a cada dia que passa da hierarquia tida como o ‘correto’ durante longos anos.

Diante desse contexto, cresce a gestão horizontal, um modelo que não valoriza as relações de poder dentro de uma organização.

Nova call to action

O que é e como funciona gestão horizontal?

Nesta estrutura, os colaboradores possuem independência e podem tomar suas próprias decisões no ambiente de trabalho em relação a horários, comportamento, processos estruturais, dentre outros.

Porém, nada é desordenado e ao mesmo tempo em que a autonomia é vista com bons olhos, a responsabilidade aumenta.

O sistema horizontal, basicamente, faz com que todos os funcionários da empresa respondam para apenas um responsável.

‘’Então ninguém tem chefe e faz o que quer?’’

Evidentemente, não. Regras ainda existem e devem ser cumpridas.

A ideia é eliminar ao máximo processos burocráticos e ganhar tempo para resolver e evitar problemas do dia a dia e, ao mesmo tempo garantir que todos os integrantes da empresa façam parte dos procedimentos e se mantenham empenhados.

Diferente da gestão vertical, a horizontal não é uma estrutura clássica.



Gestão vertical

É o ‘modelo tradicional’, baseado em hierarquia, onde uma empresa possui diversos cargos que respondem um ao outro.

Por exemplo, um funcionário responde ao seu superior, que responde a um gerente, que responde a um diretor, até chegar ao CEO.

De volta à gestão horizontal

Empresas como Netflix, Google e Tesla são adeptas deste modelo, visando oferecer aos seus funcionários motivação, dinamismo e assim obter resultados cada vez maiores.

Mas por que elas trabalham dessa forma? Quer dizer que serve a qualquer empresa?

É como costumam dizer ‘’nenhum lugar é igual ao outro’’, porém não existe um modelo correto de gestão, vai depender da cultura da empresa e da mentalidade de seus idealizadores.

As principais vantagens da gestão horizontal são:

  • Menos burocracias;
  • Ambiente mais leve;
  • Colaboradores mais envolvidos;
  • Decisões são tomadas mais rapidamente;
  • Menor custo à empresa;
  • Equipes multifuncionais.

No Brasil, este conceito faz parte de empresas de menor expressão, que buscam reduzir seus custos ou não possuem a necessidade de contratar gestores para cada área.

Ainda assim, existem empresas de porte maior que aderem a gestão empresarial alinhada a uma cultura, caso do Grupo Ideal Trends.

Planilha Controle de cartões

Cultura empresarial do Grupo Ideal Trends

Antes de tudo, cultura empresarial nada mais é: o conjunto de valores, hábitos, crenças e ideias que compõe uma empresa, sendo o norte para gestão, direcionamentos, ações e tomadas de decisão.

O grande da cultura empresarial é fazer com que todos estejam identificados com os objetivos da organização e trabalhem para atingi-los, do VP ao aprendiz.

Retomando…

O Grupo Ideal Trends é composto por 21 empresas de variados segmentos, como: marketing digital, saúde, cosméticos, oportunidades de negócios, Ongs.

A sua cultura, foi totalmente idealizada pelo seu CEO, José Paulo Pereira Silva, empreendedor do ramo de tecnologia e especialista em gestão pessoal e empresarial.

Formada por 10 princípios, a cultura do Grupo Ideal Trends é baseada na gestão horizontal, que garante plena liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e terem contato direto com seus diretores, agilizando processos.

Os princípios do Grupo Ideal Trends:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

 

Detalhes sobre a cultura  - Grupo Ideal Trends.

O mentor do Grupo ideal Trends, José Paulo Pereira Silva, desenvolve as metodologias de gestão baseadas em suas experiências profissionais e pessoais e em seu Linkedin, faz posts periódicos de artigos com dicas sobre o assunto.

A importância da Gestão Horizontal

O dia a dia nem sempre permite passar por todas as etapas burocráticas para resolver os contratempos de trabalho, por essa razão, a gestão horizontal é uma boa opção a fim de otimizar os setores de uma empresa e mantê-los sempre em progressão.

O ‘case’ mencionado Grupo Ideal Trends, prova como uma gestão baseada em princípios e liberdade pode ter eficiência e manter uma organização no rumo e, como nunca é demais lembrar: a gestão é o caminho para o sucesso.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.