Gestão de vendas: 5 dicas para fidelizar seus clientes

Por Miriam Barros

O consumidor é peça fundamental para o êxito de uma empresa. Desta forma, muitos negócios dedicam seu tempo e investimento em ações para atrair novos clientes e, consequentemente, novas vendas.

Afinal, esse é um fator determinante para o sucesso ou fracasso no mercado. No entanto, para uma gestão de vendas eficiente, investir na fidelização dos clientes pode ser tão efetivo e valioso quanto à atração de novos compradores.

Ainda assim, muitas empresas aplicam boa parte da verba de marketing na conquista e atração de novos clientes e se esquecem de campanhas e valorização daquelas pessoas que já são suas compradoras, mesmo elas sendo responsáveis por grande parte do sucesso de um empreendimento. 

Por isso, entenda neste artigo os benefícios de fidelizar os clientes e a importância desse tipo de estratégia.


Importância da fidelização do cliente

Fidelizar a clientela pode auxiliar na economia considerável do orçamento, uma vez que o investimento na manutenção do relacionamento com o consumidor é notavelmente mais barato que o marketing necessário para alcançar um novo público.

Além disso, o cliente satisfeito com a sua empresa tende a fazer o compartilhamento orgânico da experiência de compra e, assim, divulga, direta ou indiretamente, o seu produto a novos consumidores, o que tem grande impacto em novos usuários.

É também mais fácil voltar a vender para esse cliente, uma vez que já foi estabelecida uma relação de familiaridade e confiança. Lembre-se: as pessoas gostam de comprar de quem conhecem.   

O feedback recebido pode funcionar como um meio de criar uma conexão com o consumidor, ao mesmo tempo que tem um valor especial quando este se torna um fã do seu serviço. 

Nesse caso, ele será essencial para a melhora dos produtos, do atendimento e do processo de entrega, visto que também pode ser usado como base no estudo do comportamento dos clientes, aperfeiçoando os processos.

Muitas vezes esse feedback também pode ser dado por meio das redes sociais e, novamente, de forma orgânica, impactando outros usuários dessas mídias e futuros possíveis clientes.

Impactos de um bom gerenciamento

Para fazer o seu negócio ser bem sucedido, é importante garantir o crescimento das vendas. 

Para que isso aconteça, é necessário mais do que apenas disponibilizar o produto no mercado. É preciso de um conjunto de estratégias que irão abordar os mais diferentes setores da empresa e perfis de clientes.

Primeiramente, será necessário construir um relacionamento com o mercado, depois estreitar as relações com os clientes e, por fim, identificar os pontos de melhoria e prever o surgimento de futuros problemas para, só então, agir de forma a evitá-los. 

Todo esse planejamento dependerá de um gerenciamento efetivo e com planos bem estruturados, o que pode ser feito com base no público-alvo esperado e até na persona ideal.

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Funil de vendas e fidelização

O processo de afunilamento pretende acompanhar toda a jornada de venda do produto ou serviço da sua empresa. 

Ele analisa desde o reconhecimento sobre a necessidade de compra, no imaginário do seu lead, até a conclusão da transação. 

Assim, a construção de uma relação fidelizada dependerá dessa compreensão sobre todas as etapas do processo de venda e na melhor experiência do usuário.

A gestão de relacionamento com o cliente pode ser facilitada ao contar com ferramentas para gerenciamento, como CRM, apropriada para o controle desse tipo de estratégia.

Isso porque um software para a gestão de relacionamento pode compilar e organizar os dados obtidos a partir do funil de vendas para auxiliar na construção do plano de comunicação mais adequado, bem como adaptá-lo sempre que necessário.

Desta forma, torna- se mais possível e tangível a tarefa de conhecer o seu público, aprender sobre as suas necessidades e preferências, possibilitando a apresentação de um serviço mais personalizado.

Algumas dicas para ajudar no processo de fidelização dos seus clientes são:

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Proporcione uma boa experiência nos contatos;
  • Desenvolva produtos/serviços também de qualidade e entregas efetivas;
  • Facilite o pagamento;
  •  Invista em um clube de assinaturas;
  • Invista no pós-vendas.

Devo oferecer um cartão exclusivo?

O cartão fidelidade é outra forma de garantir que esses clientes voltem a procurar o seu negócio. 

Pesquisas apontam que essas compras podem ser até 30% maiores, apenas por haver a disponibilidade do cartão que facilita e “bonifica” o cliente ao retornar ao estabelecimento.

O cliente fidelizado também pode ser agraciado com benefícios de descontos por sistema de pontuação, que serão computados automaticamente, sem burocracias e de forma facilitada.

Além disso, as vantagens para a empresa são diversas. Ao utilizar o cartão fidelidade para realizar as compras, por exemplo, o cliente ajuda a atualizar os bancos de dados e gerar relatórios detalhados de forma imediata e os benefícios também podem ser usados como meios orgânicos de divulgação, já que agraciam e valorizam o cliente.

Esse tipo de informação que pode ser colhida  atualizada ajuda a compreender o padrão de compra, as preferências e é uma forma de se aproximar (reaproximar) do cliente, além de complementar as informações colhidas no sistema do funil de vendas. 

Para que isso seja feito com qualidade e agilidade, pode ser vantajoso contar com um sistema de controle de vendedores.

Isso porque a ferramenta registra as pessoas que cuidaram do processo e padroniza os atendimentos, além de permitir a criação de formulários para o cadastro dos cliente com facilidade, bem como o histórico de interações realizadas para um melhor atendimento nos retornos, melhorando ainda mais a relação com o cliente e fidelizando-o de forma prática e com qualidade.

Também é possível realizar sorteios e distribuição de brindes de forma mais simples, e que sinalizem como é importante, para o seu negócio, a preferência que aquele cliente dá aos seus serviços. 

Lembre-se que o cliente fidelizado é responsável pelo fortalecimento da marca, além de demandar estratégias com custos mais reduzidos que as necessárias para a atração de possíveis clientes.

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Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.