Google Analytics: como usar e configurar no site da sua loja virtual

Por Miriam Barros

O Google dispõe de diversas ferramentas gratuitas que podem potencializar os resultados do site de uma loja virtual e o Analytics é uma das principais.

Como seu nome sugere, esta é uma solução que auxilia a analisar dados de ações de marketing, assim como o desempenho orgânico de um e-commerce.

Visto a atual conjuntura do comércio eletrônico no Brasil, faz-se necessário esse acompanhamento de perto, afinal, a competitividade cresce expressivamente no varejo digital.

Para termos ideia, uma pesquisa da eMarketer posicionou o Brasil em segundo lugar no ranking de países com maior crescimento previsto para 2021 no e-commerce.

E esse crescimento não se deve exclusivamente a pandemia

Já em 2019, por exemplo, as vendas online foram responsáveis por um faturamento de R$ 61,9 bilhões.

Entre 2021 e 2025, por sua vez, a Statista prevê um crescimento estimado de 7,25%, resultando em um faturamento de US$ 5,6 bilhões.

Em vista disso, é notório a consolidação do comércio eletrônico globalmente, que disponibiliza um terreno fértil para varejistas que buscam crescer seu negócio.

Pensando nesse cenário de crescimento e  funcionalidade e modo de uso da poderosa ferramenta Google Analytics.

Aprenda como utilizá-la a seu favor e aumentar o sucesso do seu site.

Vamos lá?

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O que é o Google Analytics?

Podemos dizer que o Google Analytics é uma ferramenta de análise que faz um diagnóstico do seu site, disponibilizando estatísticas relativas à página.

Em outras palavras, ao integrar este serviço ao seu site, ou blog, todos os dados de acesso são estruturados em relatórios periódicos personalizados.

O Google criou esta ferramenta que auxilia também nas campanhas de marketing, já que para realizar uma ação efetiva, você precisará de dados para subsidiar a operação.

Desta forma, gratuitamente, o proprietário do domínio consegue entender o comportamento do seu público extraindo informações, como:

  • Número de visitantes, tanto únicos como recorrentes;
  • Qual a origem do tráfego, redes sociais, pesquisas no Google;
  • Localização e gênero dos visitantes;
  • Páginas mais visitadas, tempo de permanência e taxa de rejeição;
  • Dispositivos dos acessos (mobile ou desktop);
  • Períodos do dia mais acessado;
  • Desempenho orgânico e resultados de campanhas.

Considerada a ferramenta mais poderosa do mundo em monitoramento de sites e aplicativos, o Analytics do Google conta com uma configuração simples.

Além disso, é possível integrá-lo a outros serviços do Google, como o Google Ads e o Search Console.

Para fazer um bom uso do Google Analytics, é preciso criar um indicador de performance (KPI) para compreender a taxa de conversão da loja virtual.

Assim, você terá dados sólidos para estabelecer metas, parâmetros de análises e métricas para acompanhar o fluxo de entrada e saída de seu negócio.

Qual a importância do Google Analytics?

O Google Analytics é essencial para lojistas que buscam:

  • Ter sucesso em vendas online;
  • Promover uma boa experiência ao usuário;
  • Gerenciar crises;
  • Não perder dinheiro com ações de marketing mal calculadas.

Isso porque, como já adiantado, a ferramenta detalha com precisão todas as informações necessárias para as principais tomadas de decisão do seu e-commerce.

Você conseguirá, por exemplo, verificar o desempenho de cada página do site e quais canais mais originam tráfego para o site da sua loja.

Com esta visão panorâmica, o empreendedor consegue fazer também gerenciamento de crises e ser mais assertivo nas ações comerciais.

Deste modo, não há perda de tempo, pois, o serviço do Google te mostra a origem de possíveis problemas, aumentando a eficiência e reduzindo a perda de recursos.

Como integrar o Google Analytics a sua loja?

Após perceber que o Google Analytics deve ser o "melhor amigo" do seu site, vamos aprender como usá-lo.

Vale pontuar que há duas formas de integrar esta ferramenta: uma por meio de um código inserido no corpo do site, outra por meio de plug in.

Não há mistério e nem complexidade. Além destas, ensinaremos também como integrá-lo a sua loja da Confere Shop.

Acompanhe a leitura que você verá!

 

Primeiro passo

O ponto de partida se dá na criação de uma conta Google, de preferência a oficial da sua loja virtual.

Em seguida, acesse o site do Google Analytics e crie uma conta na plataforma vinculando a conta gmail da sua loja.

Os passos em diante são indicados pelo próprio sistema. Em suma, será solicitado:

  • Nome da conta;
  • Nome do website;
  • URL do website;
  • Fuso;
  • Configurações do compartilhamento de dados.

Assim que você clicar em “Inscreva-se”, um código de acompanhamento será disponibilizado.

 

Código no corpo do site

Para adicionar o Analytics ao corpo do site, é preciso ter conhecimento de HTML, pois é gerado um código javascript com o ID que deve ser inserido em todas as páginas. 

Sendo mais específico, o código é posto antes da tag de fechamento </head>. Desta forma, o Google Analytics consegue acompanhar as páginas da loja que você adicionar.

 

Plug in 

Se seu site for hospedado no WordPress, este processo pode ser bem mais simples. 

Basta ir no painel administrativo do seu site, entrar em “Plug in” - “Adicionar novo” e buscar por “Google Analytics”.

Após integrá-lo, será necessário inserir o ID da sua conta do Google Analytics disponível na página inicial da ferramenta e também no momento de criação da conta.

 

Como usar

Após realizar um destes dois processos, somente depois de 24 horas que os primeiros dados aparecerão na tela de início do site do Google Analytics.

A plataforma é bem intuitiva, e permite que você a explore mesmo sendo iniciante no universo online.

Outra vantagem é o compartilhamento de dados com outros usuários. Para isso, vá em “Administrador” e clique em “Gerenciamento de usuários”.

É possível também adicionar mais de um site na mesma conta Google Analytics. Basta ir em "Administrador" e selecionar “Criar conta”.

Vale destacar que na barra lateral esquerda há quatro opções: relatórios, explorar, publicidade e configurar.

Em relatórios, você terá os dados coletados do seu site divididos em categorias. 

No explorar, é possível criar um dashboard para visualizar melhor as métricas e dados desejados.

Já em publicidade, estarão as informações atreladas ao Google Ads. E, por último, a configuração é o local para detalhar o público-alvo, por exemplo.

Loja online gratuita Confere Shop

Etapas para integrar o Google Analytics a Confere Shop

Este guia te auxilia na integração do Google Analytics com a sua Confere Shop.

Com ele, você poderá:

  • Monitorar de qual canal está vindo o tráfego;
  • Identificar a localização geográfica dos usuários;
  • Levantar os números de acesso/exibição, os quais são dados muito importantes na hora de estudar seu público.

Veja um quadro com as principais etapas da integração com a Confere:

ETAPA 1:

1º passo: Criar uma conta no Google Analytics;

2º passo: Clicar na opção de criar propriedade;

3º passo: Preencher os campos com as informações necessárias;

4º passo:  Clicar na opção de "Mostrar Opções Avançadas";

5º passo: Habilitar a opção de "Criar uma propriedade Universal Analytics";

6º passo: Inserir o URL do seu site;

7º passo: Marcar a opção "Criar uma Propriedade do Universal Analytics";

8º passo: Escolher a segmentação do seu site;

9º passo: Informar o porte da sua empresa;

10º passo: Marcar todas as opções;

11º passo: Clicar em "Criar";

12º passo: Copiar seu "ID de acompanhamento";

 

Após concluir todos os passos, você partirá para a Etapa 2.

ETAPA 2:

1º passo: Acessar sua loja pelo Analytics;

2º passo: Clicar em "Personalizar Loja”;

3º passo: Acessar "Extensões" e em seguida "Google Analytics";

4º passo: Ativar extensão;

5º passo: Inserir o seu "ID do Acompanhamento" do Google Analytics. O formato do ID a ser preenchido é: UA-XXXXXXXXX-X - substituindo os números pelo seu ID;

17º passo: Clicar em "Publicar".

Finalizado todos os passos, você precisa aguardar a sincronização com o Google Analytics, que pode levar até uma hora. Ok?

Bônus: ações de marketing no e-commerce. Como mensurar resultados?

Para finalizar, que tal algumas dicas de indicadores? 

Para mensurar os resultados de ações de marketing de um e-commerce, há métricas que são mais recomendadas. São elas:

 

Ticket Médio

O ticket médio se refere ao valor médio que o consumidor gasta no e-commerce

Por meio deste percentual, a empresa consegue mensurar quantos clientes serão necessários para atingir a meta do mês.

 

Taxa de conversão

Trata-se do percentual de pessoas que acessam o site e realmente finalizam uma compra. 

É calculado pelo número total de pessoas que efetivam a compra, dividido pelo número total de visitantes e multiplicado por cem, resultando na taxa de conversão.

 

Abandono de carrinho

Carrinho abandonado é o volume de pessoas que desiste da compra no meio do caminho. 

Com o resultado, é importante analisar os motivos de desistência que podem ser a experiência no site, velocidade da página, entre outros.

 

Custo por clique

O custo por clique está relacionado à qualidade da campanha e ao custo pago por cada clique em um anúncio

É importante analisar todos os fatores de sua campanha para conseguir baixar esse custo o máximo possível, trazendo mais eficiência para o seu negócio.

Conclusão

Dentro de um ambiente de negócios digital cada vez mais competitivo, o lojista que não utilizar serviços como o Google Analytics poderá ficar para trás.

Em 2020, o comércio digital cresceu 43% e, em 2021, já bateu recordes de expansão.

Ao usar o Google Analytics, você terá vantagens competitivas para apoiar sua loja virtual no crescimento e na tomada de decisões estratégicas, visando o sucesso no e-commerce!

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Este texto foi escrito por João Barros