GUIA: As ferramentas indispensáveis para gerenciar uma loja de roupas

Por Miriam Barros

Num mercado competitivo, as tecnologias e novas ferramentas do mercado são uma boa estratégia para fortalecer um negócio, seja ele físico ou virtual. No caso de um varejo de roupas, com essas soluções, você poderá aumentar suas vendas, engajar clientes e facilitar a gestão operacional de sua  loja.

E o melhor: tudo isso sem precisar investir valores altos para impulsionar os resultados – não comprometendo, assim, sua sustentabilidade financeira.

Sim, além de melhorar a experiência do cliente na sua loja de roupas, você poderá utilizar ferramentas para se diferenciar no mercado, sem pagar muito.

E isso porque, com o avanço da transformação digital no ambiente de negócios brasileiro, novas soluções surgem a todo momento – muitas delas gratuitas.

Pensando nisso, neste artigo, listamos ferramentas indispensáveis para que você possa gerenciar com eficiência sua loja de roupas. Acompanhe a leitura!

O mercado de vestuário no e-commerce

Embora a maioria das ferramentas que iremos listar aqui valem também para uma loja física, é interessante observar que o e-commerce de moda (roupas e acessórios) passa por um momento de expansão. 

Para termos uma ideia, esse foi um dos nichos que mais cresceu dentro do recente boom do e-commerce, ocupando o sétimo lugar nas vendas online.

Um relatório recente mostra que, até o começo de 2021, as lojas virtuais de moda, acessórios e vestuário tiveram os seguintes resultados:

  • 1,51 bilhão de novos acessos nas lojas virtuais do segmento;
  • Crescimento de 52% no mercado online de moda;
  • Expectativa de nova expansão de 36,6% em 2021.

Esses números reforçam a oportunidade mercadológica de se investir em uma loja online de roupas, mas também aponta a necessidade de diferenciação para o crescimento, por meio, por exemplo, de ferramentas e de uma gestão mais qualitativa. 

Afinal de contas, o e-commerce atrai mais e mais novos empreendedores a cada dia, o que o torna um mercado extremamente competitivo.

Entre julho de 2020 e julho de 2021, tivemos o surgimento de mais de 288 mil novas lojas no país.

Se, por um lado, esses números reforçam a oportunidade mercadológica de se investir em uma loja de roupas dentro do comércio eletrônico, também aponta a necessidade de visão estratégica, uma vez que estamos falando de um setor que atrai mais e mais novos empreendedores.

5 ferramentas para gerenciar sua loja de roupas 

O avanço tecnológico traz diversas ferramentas que podem auxiliar o sucesso dos negócios, sejam eles virtuais ou não.

Veja a lista de ferramentas e suas funcionalidades para que seu trabalho seja mais ágil e facilite as operações, deixando sua loja mais eficiente e automatizada!

 

#01. Ferramenta para gestão e criação de loja virtual

Para investir no e-commerce, você pode unir várias estratégias com foco no aumento de suas vendas. 

É possível tanto ter uma loja online própria, quanto vender via redes sociais ou mesmo unir o faturamento com os ganhos de uma loja física. 

Mas ter uma loja com domínio próprio, sem dúvidas, te trará mais autoridade dentro de uma estratégia multicanal

E a boa notícia para quem deseja ter uma loja virtual própria é que hoje é possível contar com plataformas robustas que são inteiramente gratuitas!

Na Confere Shop, por exemplo, você poderá criar sua loja virtual de graça e em apenas 3 minutos, já dispondo de integração com diferentes canais digitais como a Sacolinha do Instagram, Google Shopping Facebook.

Além disso, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu  e-commerce, a partir de diferentes canais.

Confira outros benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais  logísticos do país;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais.

Além disso, a Confere integra o mundo mobile (celulares) e dos desktops para nossos lojistas, preparando sua loja para uma excelente navegação, independentemente do dispositivo. 

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

 

#02. Gestão financeira e de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o ponto de partida para uma rotina financeira saudável. 

Realizado periodicamente, essa operação permite que um negócio (loja física ou e-commerce) conte com uma análise acurada das finanças, realizando projeções e estimativas.

Nossa ferramenta de fluxo de caixa, por exemplo, se conecta diretamente com todas as suas maquininhas de cartão, atualizando diariamente os dados das vendas.

Você também pode cadastrar lançamentos e categorizar cada entrada e/ou saída de forma simples, de acordo com a empresa atendida.

Além disso, é possível filtrar períodos específicos para fazer análise de seu caixa e visualizar o fluxo de recebimentos e despesas por semana ou mês.

Ou seja: por meio dela, o controle de vendas será muito mais minucioso e, o melhor, automatizado!

Veja outras vantagens dessa ferramenta inovadora:

  • Controle seu fluxo de caixa com categorias próprias do seu negócio;
  • Acompanhe vendas e despesas administrando contas a pagar e receber;
  • Tenha a sinalização de quando cada parcela de venda vai cair na sua conta;
  • Aproveite também um fluxo de caixa com cálculo automático dos principais indicadores financeiros;
  • Conte com a centralização dos dados de todas as suas vendas em qualquer meio de pagamento.

Acompanhar corretamente os principais indicadores do seu negócio faz parte do conjunto de práticas para um bom controle e gestão financeira.

E a Confere calcula automaticamente esses indicadores para você pela ferramenta de fluxo de caixa. 

Assim, você saberá os resultados com vendas, custos variáveis, despesas fixas, investimentos operacionais e entradas e saídas não-operacionais. 

Ou seja, estamos falando de uma gestão financeira completa, realizada de modo simples e efetivo!

As vendas também aparecem detalhadas com data, descrição, forma de pagamento, bandeira, tipo, quantidade de parcelas e valor total. 

Isso facilita a verificação uma por uma quando esses valores forem recebidos.

Você também pode cadastrar todas as suas contas a pagar e alterar o status para acompanhar se sua empresa está arcando com suas obrigações financeiras.

 

#03. Acompanhe seu estoque

Um processo que liga a logística ao planejamento financeiro é o controle de estoque.

Ao se efetivar um controle de estoque eficiente, o empreendedor ganha uma visão ampla dos movimentos de entrada e saída de produtos em seu negócio.

Essa operação é essencial para ter conhecimento da quantidade exata de produtos que a empresa necessita para atender a demanda que existe no mercado, sem gerar prejuízos com perdas ou sobras.

Além das informações relacionadas às demandas de produtos específicos, o controle proporciona uma visão clara relacionada ao lucro líquido ao final de cada mês contábil.

A Confere SHOP disponibiliza para todos uma planilha de controle de estoque totalmente gratuita. Não deixe de acessar!

 

#04. Conciliação de parcelas e vendas no cartão

A Confere Cartões é a ferramenta completa que sincroniza diariamente todos os dados das suas maquininhas, tanto das vendas quanto dos recebimentos.

Em um único lugar, é possível visualizar as suas informações de vendas com cartões de todas as suas máquinas e de todos os CNPJs.

Se você trabalha com uma, duas, três ou mais maquininhas, tudo bem! Nós centralizamos todas as informações de vendas na mesma plataforma.

Os recebimentos líquidos e previsões são comparados com extrato bancário, verificando se de fato tudo foi pago corretamente pelas operadoras de cartão.

Fora isso, pode-se cadastrar as taxas acordadas com cada operadora, e automaticamente o sistema calcula se o valor aplicado está correto.

Por fim, relatórios de recebimentos, vendas, cancelamentos e chargebacks, antecipações, taxas, despesas e ajustes podem ser exportados.

Essas operações também podem ser filtradas por estabelecimento, caso tenha mais de um na plataforma. 

Ou seja, a plataforma é perfeita para quem une uma estratégia multicanal, de vendas no e-commerce e nas lojas físicas.

Selecione período, operadora, bandeira, dados bancários ou o tipo de transação que desejar.

Temos certeza que, com isso, o controle de suas vendas parceladas ou à vista via cartões será muito mais eficiente!

 

#05. Tiny ERP

A plataforma Tiny é um sistema completo e integrado de gestão empresarial. 

Por meio dela, é possível controlar os processos gerenciais de uma organização em um único local. 

A ferramenta faz uma interligação sob a perspectiva funcional e sob a perspectiva sistêmica, que vão desde faturamento e gestão de produtos até a gestão de compras e financeiro

Entre suas diversas funcionalidades que podem ser integradas com a Confere, citamos a emissão de nota fiscal, para lojas que precisam emitir NFs, como as companhias do Simples Nacional ou MEIs que vendem para outras empresas. 

A plataforma emite Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais para Consumidor (NFC-e) e também Notas Fiscais de Serviço (NFS-e). 

Os requisitos são:

  • Configurar um certificado digital no sistema, que pode ser modelo A1 (arquivo) ou A3 (token ou cartão);
  • A empresa precisa estar habilitada para a emissão de notas fiscais no estado;
  • É necessário ter IE (Inscrição Estadual).

Além disso, a emissão de notas fiscais são facilitadas pelo sistema, que permite que todas as notas pendentes sejam emitidas de uma só vez!

Bônus: 3 ferramentas para ficar de olho

Com a automação de processos através de ferramentas que apontamos aqui, você deixará as operações da sua empresa mais eficientes e simples.

Além delas, separamos mais três ferramentas para escalar de vez o sucesso de sua loja de roupas. Confiram!

 

#01. Jivo Chat

Sabe aquela janela de conversa virtual que aparece no meio da navegação em um site?

Jivo Chat é uma ferramenta que permite esse tipo de atendimento em tempo real.

Como o aplicativo automatiza o atendimento por meio de chatbots, não será preciso investir, em um primeiro momento, na formação de equipes com vários atendentes.

O Jivo Chat também possibilita que seus clientes entrem em contato com você por meio dos canais tradicionais de comunicação da empresa.

Além disso, seu CRM (Plataforma de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) pode ser integrado ao Facebook Instagram, Telegram, telefone, Whatsapp e e-mail.

Por fim, trata-se de uma ferramenta importante para otimizar seu  pós-venda e manter um canal de contato ativo 24 horas.

 

#02. Google trends

O Google Trends é uma ferramenta que possibilita descobrir tendências ligadas a determinadas palavras-chave.

Trata-se de uma ferramenta do Google que mostra o que tem sido mais buscado pelas pessoas na internet, incluindo a localização do usuário.

Esta é uma ferramenta poderosa para ajudar na sua estratégia de marketing ou de produção de conteúdos de sua loja de roupas.

Isso porque as informações que ela disponibiliza ajudam o empreendedor a entender com mais clareza o perfil do seu público-alvo.

Assim, ele terá dados e informações confiáveis para embasar suas estratégias de marketing digital.

 

#03. Canva

Canva é uma plataforma de design intuitiva e simples. Com ela, é possível criar banners, templates para redes sociais, apresentações e até sua logomarca.

Além disso, há opção de editar vídeos e fotos, e fazer upload de arquivos que você gostaria de adicionar ao seu projeto.

Essa plataforma é uma boa alternativa para pessoas que não dominam ou não podem investir no licenciamento de ferramentas mais complexas como Photoshop e Illustrator.

O Canva tem sua versão web e aplicativo. E os projetos podem ser feitos em colaboração com uma equipe, na opção compartilhamento.

Sua parte premium inclui o acesso a imagens, ícones, entre outras funções mais específicas. 

No entanto, de forma gratuita já é possível fazer um ótimo trabalho para seu e-commerce.

Recapitulando: os benefícios da tecnologia para sua loja

Como podemos ver, existem diversas ferramentas que podem trazer benefícios únicos para a gestão de uma empresa, incluindo o segmento de moda e vestuário.

Seja sua loja física ou virtual, as operações podem ser automatizadas e facilitar seu relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Desse modo, aproveite as potencialidades da tecnologia e fique atento às ferramentas que podem levar a sua loja de roupas a outro patamar no e-commerce ou varejo físico!

Este texto foi escrito por João Barros.