Como ter um home office produtivo?

Por Miriam Barros

Ao contrário que muitas pessoas acreditam, trabalhar em home office pode ser menos produtivo do que adotar um modelo tradicional.

Mesmo que a maioria das pessoas se sintam mais produtivas, quando em home office, muitas pessoas ainda se sentem inseguras ou não conseguem se distanciar das distrações quando estão trabalhando em suas casas.

Especialmente com a chegada da pandemia do novo coronavírus, também conhecido Covid-19, muitos segmentos já tiveram que adotar esse modelo de trabalho para evitar o alastramento da doença, como agências de publicidade, escritórios, entre outros.

Já outros setores, como indústrias de conexões pneumáticas, tiveram que reduzir sua carga horária, juntamente com a mão-de-obra para reduzir a aglomeração entre colaboradores.

Como resultado, o home office se tornou ainda mais popular. Mas como ser produtivo enquanto trabalha de maneira remota? Pensando nisso, criamos este post para acabar com esse problema!

Veja abaixo algumas dicas que prometem fazer a sua produtividade chegar a novos patamares. Está preparado?

Fluxo de Caixa Confere

1. Tenha uma agenda 

A primeira dica para tornar o seu home office mais produtivo é investir na prática de fazer o que está escrito ou organizado em uma agenda.

Comece delimitando o seu horário de trabalho e informando as pessoas ao redor que não deseja ser interrompido. 

Após isso, é muito importante estabelecer o horário de cada atividade para se trabalhar. É claro que, normalmente, o home office permite mais flexibilidade. No entanto, é preciso se dedicar nos momentos que você está fazendo as atividades profissionais. 

Se você trabalha com o planejamento de locação de tendas e é mais produtivo no período da tarde, por exemplo, deixe para realizar as tarefas mais complexa por último, ou até mesmo vice-versa.

Organizar as tarefas e os horários é um dos principais passos para ser mais produtivo, quando se trata de home office.

Maquininhas Demo

2. Invista em suas condições de trabalho

Outro fator que influencia diretamente em um home office produtivo é a boa condição de trabalho.

Home office não significa apenas passar muito tempo sentado à frente de um computador, mas sim, é necessário ter o conforto adequado, além de utilizar um bom computador para que nenhuma tarefa seja descumprida.

Não estamos falando para você deixar de economizar, mas sim, o importante nessa hora é ver os materiais fundamentais como um investimento para o seu bem-estar e produtividade!

3. Tire as notificações do celular

Por fim, um dos maiores causadores de improdutividade quando se trata de home office: o smartphone.

É totalmente comum que as pessoas utilizam seus celulares, mesmo no meio do período de realização das atividades. No entanto, ele pode não apenas de distrair, como também acabar com a sua concentração em seu afazer e ainda reduzir a sua motivação para trabalhar!

Se você está produzindo conteúdos sobre seringa de insulina, por exemplo, apenas um minuto no celular pode fazer com que você perca toda sua criatividade e prejudique o seu serviço.

Por isso, para não te interromper, opte por ter um celular com notificações no silencioso sempre que necessário.

E aí, agora que você já sabe como ter um home office bem mais produtivo, o que acha de aplicar alguma dessas dicas e obter sucesso? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Nova call to action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.