Qual é o impacto das ações de marketing no e-commerce?

Por Miriam Barros

O mundo está cada vez mais digital e as evoluções tecnológicas mudaram o comportamento de consumo dos usuários no decorrer dos últimos anos.

Por isso, uma empresa de amplificador de som, restaurantes, comércios, dentre diversos outros segmentos, estar presente na web é fundamental para o sucesso do negócio.

Mas estar presente não é o suficiente, claro. É fundamental que as empresas coloquem em prática ações de marketing eficientes para atingir o público-alvo desejado na web e em conjunto com um e-commerce. Ou seja, com o uso do comércio eletrônico e as ações de marketing, certamente é possível alcançar os resultados de vendas desejados.

Neste texto, iremos falar sobre o impacto das ações de marketing nas empresas que atuam com e-commerce. Fique conosco e acompanhe.

Como acontece o marketing digital no e-commerce?

Antes de falarmos sobre o impacto do marketing no e-commerce, vamos destacar um pouco sobre como ele acontece.

O marketing digital voltado para o e-commerce é mais uma das diversas ramificações do marketing.

A diferença do marketing voltado para o e-commerce é que há a utilização de ferramentas e processos que permitem uma geração de dados em tempo real para uma análise ágil do negócio e tomadas de decisões para ações futuras.

É muito diferente de, por exemplo, uma empresa distribuidora de compressor parafuso que utiliza o marketing tradicional, como as ações em outdoor sobre o produto. Não há números para contabilização ou dados dos potenciais clientes.

Com o marketing voltado para o e-commerce, a empresa consegue interagir e entender o seu cliente em tempo real por meio de dados consistentes.

Como as ações de marketing impactam no e-commerce?

As ações de marketing voltadas para o e-commerce são amplamente positivas, trazendo diversos benefícios para qualquer empresa que opte por vender o seu produto ou serviço.

Isso porque, como já mencionado, as ações de marketing digital fazem uso de ferramentas e permitem ações que trazem dados consistentes para tomadas de decisões e ações futuras mais assertivas.

Entre os benefícios que o marketing traz para o e-commerce, podemos citar:

  • 1. Diversidade de estratégias: o marketing para e-commerce permite que uma empresa fabricante de bisnaga de plástico, por exemplo, diversifique suas estratégias de marketing que podem ser e-mail marketing, produção de conteúdo, compra de mídia paga, redes sociais etc;
  • 2. Controle de investimento: as ações de marketing digital são mais econômicas do que o marketing tradicional e permite maior controle, pois é o dono da loja virtual que decide quanto quer investir;
  • 3. Mensuração facilitada: com o marketing digital é possível mensurar tudo, isso abrange o número de pessoas que passaram pela sua loja, o tempo que permaneceram, se efetivaram a compra, se abandonaram a compra no meio do caminho etc;
  • 4. Definição do público-alvo mais assertiva: o marketing para e-commerce permite a segmentação do público que se deseja atingir o que personaliza o contato com o cliente, detalhe que faz toda a diferença nas prospecções;
  • 5. Agilidade na identificação de problemas: o marketing digital permite identificar e atenuar problemas de forma mais ágil e eficiente.
    Isso porque, permite a coleta de dados por meio de ferramentas que identificam todos os problemas que possam estar ocorrendo no e-commerce.

Esperamos que o nosso artigo sobre o impacto das ações de marketing no e-commerce tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.