Impactos positivos do desenvolvimento dos colaboradores

Por Miriam Barros

Investindo em treinamento para a sua equipe, um gestor não está apenas pensando no crescimento da organização, como também na potencialização de sua equipe.

O ambiente de trabalho se torna mais leve quando resultados positivos começam a aparecer. 

Além disso, o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores pode revelar novos talentos e uma maior produtividade durante o dia a dia. 

Uma das maiores responsabilidades de um gestor é extrair o máximo dos seus funcionários, né?

Por esse motivo, investir em ferramentas de desenvolvimento é super importante! 

 Além do mais, o gestor é responsável por cuidar do planejamento e as estratégias que serão abordadas durante o dia.

Imagina que legal se ele desenvolvesse um profissional capacitado para ajudá-lo? 

Mas não é só nesse aspecto que o treinamento é benéfico para a empresa.

Que tal sabermos quais são essas práticas e os resultados que elas podem trazer? 

Demonstração Confere

O que é treinamento? 

De modo simples, consiste no investimento de uma empresa em métodos que vão ajudar seus colaboradores a desenvolver suas habilidades e competências em suas respectivas funções - seja para ampliar suas atividades ou para tornar um líder. 

Cursos, especializações, workshops, orientações, aulas, enfim, são inúmeras possibilidades para trabalhar na qualificação dos funcionários. 

Esse treinamento é uma forma de investir na organização e identificar possíveis pontos de melhoria e necessidades para alcançar as metas estipuladas da empresa. 

Além disso, por ser uma ferramenta de desenvolvimento, o foco é no resultado a longo prazo e no trabalho de gestão de pessoas

Por exemplo, se você é dono de uma indústria de manutenção de aquecedor a gás, por se tratar de algo específico, é importante que os recém-contratados receba o treinamento necessário e os antigos funcionários ampliem o conhecimento nesse cenário.

Afinal, além de qualificar o colaborador, a empresa demonstra valorização ao profissional, fato que acaba ajudando na relação entre funcionário e organização. 

Agora que já falamos sobre o investimento nesse treinamento, vamos apontar os pontos positivos nessa estratégia? 

Planilha Controle de cartões

O que a empresa leva? 

Entender os pontos positivos e negativos é muito importante para o gestor avaliar se vale a pena aplicar essas ações dentro da equipe.

Então, separamos algumas vantagens que sua organização terá se investir no treinamento dos colaboradores. 

 

Produtividade

De acordo com uma pesquisa da Education First, empresas que investem nessas práticas tendem a crescer 5% a mais em relação a quem não faz. 

Assim, com tanta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, é fundamental aproveitar o máximo de recursos disponíveis para sua equipe. 

Sabemos que, qualquer recurso ou estratégia pouco efetiva aplicada a um profissional que não consegue desenvolver determinada função, é uma perda para empresa e para o cliente. 

Investindo em ações que ajudam a contribuir na qualificação dos funcionários e da sua empresa, a tendência é que você aumente a produtividade e traga melhores resultados a organização. 

 

Corrigir possíveis fraquezas 

Uma das maneiras mais eficazes de conseguir resultados positivos é verificar e evitar possíveis falhas, que envolvem o desempenho de alguma estratégia em específico. 

Monitorando diariamente o trabalho de cada colaborador você pode descobrir quais treinamentos podem ser aplicados, o que acaba fortalecendo a empresa com um todo. 

Com as práticas corretas, a tendência é que os profissionais estejam mais capacitados, acarretando na diminuição de falhas. 

 

Aproximação da empresa com o colaborador 

Quando você se preocupa com o desenvolvimento do seu funcionário, você acaba o aproximando da organização.

Consequentemente, o profissional ficará mais motivado para realizar sua função.

Nova call to action

Resultados a longo prazo 

Com profissionais mais motivados e engajados com o ambiente de trabalho, a tendência é que passem mais tempo dentro da empresa e você acabe adquirindo resultados mais consistentes. 

Se você possui funcionários que trabalham com estação de tratamento de água ou venda tendas para eventos, por exemplo, terá resultados específicos investindo indiretamente no fortalecimento, estrutura e desenvolvimento da organização e do funcionário. 

Investindo em práticas de desenvolvimento, você fará com que sua equipe seja mais produtiva, além de garantir que o profissional se sinta valorizado. 

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.