A importância de um conciliador de cartões

Por Miriam Barros

Se você possui uma loja, estabelecimento comercial ou até mesmo um e-commerce de qualquer segmento, seja de produtos de decoração, etiqueta código de barras, entre outros, então sabe o quão burocrático é analisar e lidar com todos os tipos de taxas de diferentes cartões, não é mesmo?

Podcast: Educando seu Bolso com o CEO da Confere Cartões, Ricardo Cici. Confira!

E se os valores recebidos dos cartões de crédito e débito não forem bem monitorados e controlados, é possível gerar um futuro prejuízo para os próprios gestores.

Por essa razão, existe um processo denominado como conciliação de cartões.

Por sua vez, a conciliação de cartões se consiste em confrontar e registrar todas as transações realizadas em seu negócio com as operadoras de cartões e suas respectivas taxas.

Para realizar a conciliação de cartões, o gestor pode contar com dados financeiros e analisá-la manualmente (o que requer muito tempo, atenção e dedicação) ou de maneira automática, por meio de um conciliador de cartões.

E buscando a otimização e simplicidade dos processos financeiros, o conciliador de cartões automático se trata de garantir que todos os cálculos estejam corretos, rastreando as taxas aplicadas a cada venda, acompanhando cancelamentos, e realizando um controle automatizado.

Ou seja, hoje em dia, ter um conciliador de cartões se tornou indispensável para as empresas que querem ter controle financeiro eficiente.

E pensando nisso, neste post nós iremos explicar mais sobre a importância de um conciliador de cartões para o seu negócio. Continue nos acompanhando!

Conciliação Bancária Confere

1. Proteção contra Fraudes

Infelizmente, as fraudes estão presentes e é uma realidade comum para as empresas do setor comercial, seja ela um e-commerce ou loja física. E para as vendas em cartões, é comum que o empresário sofra com prejuízos.

Imagine um e-commerce que vende porta contra incêndio: caso haja o acontecimento de fraude, o empreendedor pode perder o produto e ter a venda estornada por uso indevido do cartão de débito ou crédito (chargeback).

E uma das alternativas mais recomendadas para controlar as suas vendas e evitar prejuízos é com um conciliador de cartões.

A partir dele, sua empresa pode monitorar o momento de venda até o recebimento da última parcela, além de manter todos os dados seguros e não perder o controle financeiro.

2. Monitora taxas

Por meio de um sistema de conciliação de cartões, também é possível controlar e monitorar todas as taxas aplicadas por meio das operadoras de cartões.

Se você presta serviços de corte a laser, por exemplo, com um conciliador de cartão, é possível conseguir obter maior clareza sobre as maquinetas de operadoras que aplicam taxas menores, e como resultado, ter taxas reduzidas e obter lucro.

3. Economiza tempo

Por fim, um sistema de conciliador de cartão também realiza a intermediação e controle de maneira automática. Ou seja, os seus funcionários não precisarão ter a necessidade de realizar a checagem manual, economizando tempo e tornando os processos mais produtivos e preciso!

Agora que você já conhece algumas das maiores vantagens do conciliador de cartões, o que acha de adotar essa ferramenta e ter mais tranquilidade e controle financeiro? Gostou do post?

Planilhas

Bônus: Ferramenta GRÁTIS de controle de fluxo de caixa e conciliação bancária

Se você chegou até aqui, é porque busca melhorar o seu controle financeiro de vendas em cartão. Um bom controle de fluxo de caixa pode te ajudar muito nessa tarefa!

Muitas pessoas realizam esse controle manualmente por planilhas, porém...

Por mais que as planilhas sejam ferramentas que podem quebrar um bom galho na sua rotina financeira, elas ainda estão passíveis de erros, além de tomarem muito tempo de quem precisa atualizá-las constantemente.

Pensando nisso, nós da Confere criamos uma ferramenta totalmente gratuita para que você possa controlar o seu fluxo de caixa de forma segura e sem dificuldades! 

Na ferramenta, você vai ter uma visão completa das entradas e saídas da sua empresa. Você poderá visualizá-las por dia ou mês.

financeiro01

financeiro05

 

Você pode importar o seu extrato bancário na plataforma. Os dados de entradas e saídas serão automaticamente carregados e você poderá categorizar cada uma delas, para saber exatamente de que se trata cada lançamento.

financeiro03

financeiro06

 

Você também pode cadastrar entradas e saídas de forma manual, ao inserir a data do recebimento, conta, categoria, título, valor do lançamento e uma breve descrição. Isso vai te ajudar a visualizar melhor o que cada movimentação indica!

financeiro02

Também é possível cadastrar suas contas bancárias na plataforma. Basta preencher os dados do banco, agência, conta, saldo inicial, data do saldo inicial e de qual estabelecimento aquela conta é. Nós não temos acesso a sua conta, os dados são apenas para seu controle pessoal.

financeiro04

A plataforma é totalmente gratuita e ideal para pequenas/médias empresas e contadores/assessores financeiros que desejam otimizar a sua rotina de trabalho! Para acessá-la, basta preencher o formulário dessa página e concluir o seu cadastro na ferramenta!

 

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.