A importância de um CRM para o seu negócio

Por Miriam Barros

Toda empresa precisa de clientes para sobreviver ao mercado. Seja uma indústria, varejo ou qualquer ramo que tenha como objetivo alcançar lucratividade.

No entanto, quando pensamos no processo de comunicação e em seus desafios, muitos negócios visualizam a tarefa como algo distante e impossível de alcançar.

Muito errados, o CRM chegou para diminuir o distanciamento entre os membros das empresas e os clientes!

Por isso, nós preparamos esse post com uma lista das maiores vantagens que seu negócio pode ter com o uso do CRM. Acompanhe!

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O que é CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou também denominado gerenciamento de relacionamento com o cliente, é baseado no processo de interação, gerenciamento e análise de clientes e leads (potenciais clientes).

Seu objetivo é otimizar e melhorar toda cadeia de relacionamento que a empresa possui com seus clientes.

Atualmente, há diversos tipos de CRM, veja abaixo:

  • CRM operacional: recebe e registra todos os dados e informações dos clientes e leads. 
  • CRM colaborativo: se relaciona e interage com os clientes que tiveram seus dados registrados.
  • CRM analítico: feito para analisar os dados e informações dos clientes.
  • CRM estratégico: utiliza as informações e sínteses dos itens acima para elaborar estratégias personalizadas e manter as ações atualizadas.

Qual a importância do CRM

É óbvio que o CRM está repleto de benefícios, afinal, estamos na era onde o cliente é prioridade e deve ser tratado com o máximo de qualidade no atendimento!

Desse modo, veja alguns dos benefícios do CRM:

 

Otimização do negócio

O CRM otimiza todos os processos, desde quando o lead (potencial cliente) entra em contato com a empresa até o consumidor fidelizado que ligou apenas para solucionar uma dúvida.

As necessidades dos clientes e dos agentes de relacionamento são sanadas de forma rápida e dinâmica, e os registros são arquivados de forma segura, podendo ser acessado em qualquer situação, desde que habilitado para visualizar.

Por exemplo: Uma empresa que trabalha em processos de estação de tratamento de efluentes é um nicho de mercado. Em outras palavras, seus clientes se resumem em apenas uma parte específica da sociedade.

Nesse caso, o relacionamento entre a empresa e seus clientes deve ser longo e duradouro. Nada melhor do que ter o processo otimizado para melhorar ambos os lados, não é mesmo?

 

Produtividade

Com a otimização de muitos processos vem o aumento da produtividade. Isso significa que todos os agentes de relacionamento acabam realizando suas funções com mais qualidade e em um menor prazo de tempo.

Uma empresa que vende assoalho de madeira, por exemplo, consegue realizar suas vendas de forma mais produtiva, além de se relacionar mais com seus clientes!

 

Facilidade nas vendas

Outro ponto muito vantajoso do CRM é a facilidade em realizar a pré e pós-venda. Os potenciais clientes e consumidores frequentemente prezam pelo bom atendimento.

Até mesmo uma empresa que presta serviços de manutenção de chiller, por exemplo, pode ter mais facilidade nas vendas com o CRM. Isso porque a comunicação entre a empresa e o cliente é integrada.

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Preze pelos seus clientes

Ao longo de post, é certo concluir que o CRM apenas se tornou uma ferramenta popular mundialmente conhecida por conta do perfil dos clientes, que, na atualidade, se tornaram mais criteriosos.

O CRM consegue armazenar e registrar as informações mais importantes dos potenciais clientes e consumidores e realiza o registro de toda negociação.

Além disso, também possui o intuito de estreitar o relacionamento entre empresas e clientes, otimizar tempo e ter mais facilidade nas vendas!

Se aplicado corretamente ao seu negócio, o CRM pode ampliar suas chances de conseguir novos clientes, se desenvolver e ser reconhecido no mercado!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.