Entenda a importância do controle de Fluxo de Caixa!

Por Miriam Barros

Existe um estudo do IBGE que afirma que metade das empresas fecham suas portas antes de completar quatro anos de atividade. 21% dessas empresas quebram após o primeiro ano de funcionamento e as causas disso são diversas.

Uma coisa é certa: um controle financeiro falho acarreta em prejuízos que comprometem, e muito, a vida de uma empresa.

Algumas atividades da área precisam ser adotadas de forma rotineira para que o fluxo de processos internos da empresa siga funcionando e esta possa dar conta de todos os seus custos operacionais.

Isso envolve: pagamento de salário de colaboradores, pagamento de fornecedores, mão de obra, contas de energia e outros diversos gastos que, muitas vezes, não são controlados.

A falta do controle ideal do fluxo de caixa pode fazer com que muitas empresas fechem os meses no vermelho e não dêem conta de arcar com custos básicos para garantir suas operações.

A consequência disso é a corrida contra o tempo para garantir dinheiro em caixa para manter a empresa funcionando. E aí, entram as despesas que normalmente surgem por falta de organização: antecipação de recebíveis, necessidade de crédito, entre outras.

Estamos aqui para falar, então, da importância que é manter um fluxo de caixa saudável na sua empresa. Isso pode te proteger de prejuízos futuros e facilitar a iniciar aquele investimento tão sonhado em seu negócio! Vamos lá?

Fluxo de Caixa Confere

Por que o Fluxo de Caixa é tão importante?

O fluxo de caixa reflete a organização financeira da empresa. Ele permite que os responsáveis possam calcular as entradas e saídas de um negócio.

Todo o dinheiro de vendas que entra em uma empresa, pertence ao caixa. Porém, a ele também pertence o dinheiro que sai para pagar os custos necessários para que a empresa funcione.

Portanto, o fluxo de caixa consiste em representar esse movimento de entradas e saídas e trazer, de forma clara, esses números para o empresário.

A partir do momento que decidimos controlar o nosso fluxo de caixa, passamos a ter uma visão mais ampla do que de fato acontece em nossa empresa. Assim, sabemos como terminamos cada mês e iniciamos o seguinte.

Sabemos, também, o que podemos esperar de meses que ainda virão, através de projeções do fluxo de caixa, com base no mês vigente e nos meses passados.

Por isso, é de extrema importância realizar esse controle. Caso a sua empresa ainda não acompanhe todas as entradas e saídas de forma rígida, chegou a hora de fazer isso.

Muitas pessoas utilizam planilhas para realizar esse controle, porém, apesar de distribuirmos esse tipo de conteúdo aqui no site da Confere, sempre frisamos o quão importante é a automação de processos dentro do universo financeiro de uma empresa.

Isso porque as planilhas são alimentadas por humanos e é muito comum cometer um erro aqui, outro ali, que de início pode não representar grandes problemas, mas num futuro próximo pode trazer prejuízos enormes para o negócio.

Pensando nisso, criamos uma ferramenta gratuita para o controle perfeito de fluxo de caixa de forma automática. Nela, você gerencia suas entradas e saídas a partir da importação do seu extrato bancário em formato OFX. Você pode categorizar tudo o que entra e sai da sua empresa e também cadastrar novas entradas e saídas de forma manual. Conheça!

Maquininhas Demo

Como melhorar o meu controle de fluxo de caixa?

Na sinceridade: não existe uma fórmula pronta para alcançar o fluxo de caixa perfeito. Mas existem, com certeza, formas de facilitar esse controle.

Primeiro de tudo é encarregar uma pessoa que entenda do assunto para tratar desse controle. O segundo ponto é utilizar a tecnologia a seu favor.

O fluxo de caixa é um controle que pode ser automatizado. Por isso, não hesite em investir seu tempo ou o do responsável para aprender a utilizar uma plataforma voltada para isso.

E como falamos anteriormente, não precisa gastar dinheiro para isso: nós da Confere criamos uma ferramenta totalmente gratuita para fluxo de caixa.

Caso a sua empresa ainda seja pequena, com poucos funcionários, e você não puder investir em uma pessoa voltada para o controle financeiro dela, seja essa pessoa. O que não falta são artigos feitos para te instruir a realizar da melhor forma esse controle!

Aqui vão algumas dicas que é sempre bom saber:

 

1. Que não te falte liquidez!

Um dos motivos de empresas fecharem é a falta de liquidez no caixa. Isso não significa que a empresa não tem lucro. Na verdade, esse é um erro de muitos: enxergar apenas o lucro e não prestar atenção na liquidez do caixa. 

Afinal, de que adianta ter lucro se a empresa não consegue arcar com os próprios custos para se manter ativa?

São vários os pontos que podem influenciar na liquidez do seu caixa: investimentos desnecessários, inadimplência de clientes, distribuição de lucros que não condizem com a capacidade da empresa de gerar capital...

Para cada ponto desses, você pode tomar decisões e agir de forma apropriada. No caso da inadimplência de clientes, por exemplo, você pode adotar novas técnicas de cobrá-los para diminuir o número de devedores.

 

2. Método x Lucro

Como comentamos anteriormente, fluxo de caixa e lucro são coisas diferentes. 

Na verdade, não adianta saber se a empresa está tendo lucro em um certo período: o fluxo de caixa é o indicador que vai determinar a capacidade de gerar receita e mensurar seu valor real.

Se você possui um contador, o lucro da empresa será enviado por este via DRE. Já o fluxo de caixa é feito pelo setor financeiro. São documentos distintos que precisam ser avaliados juntos. Assim, você consegue de fato ter uma visão da realidade financeira da sua empresa.

 

3. Planeje-se!

Uma das formas mais seguras de se planejar e pensar em investimentos futuros é justamente controlando o seu fluxo de caixa.

Através do controle de recebimentos futuros, é possível saber se a empresa consegue arcar com os compromissos do mês vigente e ter ideia de quanto existirá em caixa para meses futuros.

O ideal é que as ações e planejamentos sejam sempre soluções que afetem a vida financeira da sua empresa da menor forma possível.

Por isso, é importante evitar empréstimos e antecipações, a não ser que estes recursos sejam indispensáveis para o momento.

Aprenda mais sobre projeção de fluxo de caixa e veja como você consegue visualizar períodos futuros da sua empresa!

Diga adeus às planilhas!

Muitas pessoas utilizam planilhas para o controle do fluxo de caixa de suas empresas.

Por mais que as planilhas sejam ferramentas que podem quebrar um bom galho na sua rotina financeira, elas ainda estão passíveis de erros, além de tomarem muito tempo de quem precisa atualizá-las constantemente.

Pensando nisso, nós da Confere criamos uma ferramenta totalmente gratuita para que você possa controlar o seu fluxo de caixa de forma segura e sem dificuldades! 

Na ferramenta, você vai ter uma visão completa das entradas e saídas da sua empresa. Você poderá visualizá-las por dia ou mês.

financeiro01

financeiro05

 

Você pode importar o seu extrato bancário na plataforma. Os dados de entradas e saídas serão automaticamente carregados e você poderá categorizar cada uma delas, para saber exatamente de que se trata cada lançamento.

financeiro03

financeiro06

 

Você também pode cadastrar entradas e saídas de forma manual, ao inserir a data do recebimento, conta, categoria, título, valor do lançamento e uma breve descrição. Isso vai te ajudar a visualizar melhor o que cada movimentação indica!

financeiro02

Também é possível cadastrar suas contas bancárias na plataforma. Basta preencher os dados do banco, agência, conta, saldo inicial, data do saldo inicial e de qual estabelecimento aquela conta é. Nós não temos acesso a sua conta, os dados são apenas para seu controle pessoal.

financeiro04

A plataforma é totalmente gratuita e ideal para pequenas/médias empresas e contadores/assessores financeiros que desejam otimizar a sua rotina de trabalho! Para acessá-la, basta preencher o formulário dessa página e concluir o seu cadastro na ferramenta!

Conclusão

Nosso intuito com esse artigo foi te ajudar a entender melhor a importância de ter um bom fluxo de caixa na sua empresa e esperamos que o objetivo tenha sido atingido!

Lembre-se que a tecnologia transforma o mundo a cada dia e quem não está disposto a se adaptar a essas mudanças pode acabar ficando para trás.

A tecnologia pode ser uma aliada do seu negócio e automatizar processos que você perde bastante tempo fazendo na mão. Ela ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe e a focar em outras tarefas que precisam de ação humana mais presente para que possam acontecer de forma devida!

 

Nova call to action