A importância do processo de integração de pessoas

Por Ricardo Cici

Tenho lido muito sobre gestão empresarial, e um assunto que me despertou interesse foi sobre processo de integração de pessoas.

O blog Small Biz Trends – especializado em temas de negócios para pequenas empresas – aborda muito bem essa questão, e por isso decidi trazer algumas das reflexões e análises aqui para o blog.

O texto começa dizendo que não importa o tamanho da sua empresa, os novos funcionários sempre devem passar pela famosa "integração".

Muitos enxergam este processo como "trivial", podem até julgar como chato ou desnecessário, mas saiba que é um dos momentos mais importantes na hora da contratação.

Sabia que um bom programa de integração de pessoas pode ajudar a garantir que seus funcionários vistam a camisa e fiquem com você por muito mais tempo?

Nova call to action

De acordo com o levantamento da Wasp Barcode, 58% dos funcionários que passam por um programa de integração bem estruturado estão mais propensos a continuar na empresa por três anos ou mais

Sei que muitos podem estar se perguntando: "Como posso melhorar meu processo de integração?"

O Small Biz Trens detalha muito bem esse processo: antes de mais nada, é preciso que fique claro a importância da integração de pessoas (e eu concordo plenamente).

Você – como empresa – precisa estar ciente de que esse processo é fundamental, ok? Além disso, o blog lista seis itens para manter o bom funcionamento do seu processo de integração. Vamos passar rapidamente por eles:

- Tenha um plano documentado: mesmo que você esteja começando, é precisa ter um documento para o seu processo de integração. Dessa forma, você terá algo consistente para seguir.

- Treine sua integração de pessoas: se possível, tenha uma pessoa responsável pela integração. Dessa forma, será possível aperfeiçoar a sua abordagem ao longo do tempo com mais eficiência.

- Vá devagar: sei que pode ser tentador treinar seus colaboradores e deixá-los prontos para trabalhar o mais rápido possível, mas é muito melhor se você lhes der uma chance de conhecer o novo ambiente de trabalho. Faça uma coisa de cada vez.

- Cultura: o blog traz uma pesquisa super interessante da Associação para o Desenvolvimento de Talentos. De acordo com o levantamento, o candidato avalia a vaga e a cultura da empresa antes de concorrer à vaga. Por isso, permita que seu novo contratado interaja com outros colaboradores e conheça a rotina e o ambiente de trabalho.

- Abra um diálogo: parte do processo de integração de pessoas será para passar informações ao novo funcionário. Isso será inevitável. No entanto, é importante que você invista pelo menos alguns minutos para dialogar com ele, dando a oportunidade de fazer comentários e perguntas sobre a empresa.

- Mantenha coerência: finalmente, mantenha o seu processo o mais coerente possível. A prática irá tornar o processo cada vez melhor, antecipando as necessidades dos funcionários e permitir pequenos ajustes ao longo do tempo. Caso contrário, você pode criar diferentes expectativas no novo colaborador.

Siga estas etapas e o processo de integração de pessoas irá tornar-se instantaneamente mais espontâneo e eficaz.

Acesse o conteúdo original no Small Biz Trends.

 

Nova call to action