A importância de ter domínio próprio de e-mail + Passo a passo

Por Miriam Barros

Ter um domínio próprio de e-mail na internet é uma estratégia assertiva para aumentar a sua visibilidade, construir a sua marca e definir os seus valores e identidade. 

Saiba também que é um diferencial que gera resultados e credibilidade para sua loja virtual.

Muitas empresas ainda estão usando subdomínios para o seu e-mail institucional. No entanto, ainda não perceberam o quanto isso é negativo para a sua imagem. Principalmente porque não acrescenta valor ao seu negócio e nem o diferencia da concorrência.

Veja neste artigo os motivos que justificam que a sua loja tenha um domínio personalizado, bem como vários aspectos para te ajudar na escolha de um serviço de hospedagem. 

Além disso, esclarecemos como criar um domínio utilizando algumas ferramentas pagas e outras gratuitas. Vamos lá!

Confere Shop loja online grátis

Por que é tão importante ter um domínio próprio de e-mail?

A importância de ter um domínio próprio de e-mail é fundamental, pois é justamente o nome do seu site. Ou seja, é a melhor forma de se tornar visível utilizando seu nome, bem como construindo a identidade da sua marca e aumentando a credibilidade do seu negócio. 

Isto porque o domínio é o endereço que a sua empresa utiliza na Internet que tem a função de direcionar o usuário para chegar ao seu site, bem como indica qual é o seu negócio. Não apenas para te encontrar, mas também para evitar que outros possam usar o seu nome indevidamente.  

Saiba que usar um URL genérico pode ser até negativo para a imagem da sua marca, pois gera a ideia de pouco profissionalismo. É preciso ter em mente que usar subdomínios gratuitos ou seu nome próprio @gmail.com é pouco recomendado, pois gera desconfiança do cliente.

Sem dúvida, subdomínios não demonstram nada de exclusividade e nem oferecem nenhum valor a ser agregado ao seu negócio.

Por isso, com o decorrer do tempo, para alavancar o seu crescimento e solidificar a sua marca é interessante ter o seu próprio domínio. 

Outro ponto importante é que um domínio próprio de e-mail permite que você seja encontrado com maior facilidade, principalmente pelos mecanismos de busca na Internet e para os efeitos de SEO. Além de permitir que tenha um gerenciamento mais eficiente do e-mail marketing, por exemplo.

Quanto custa um domínio próprio de e-mail?

Atualmente, o custo de ter um domínio próprio de e-mail depende muito das alternativas que você escolher para ter a sua URL personalizada. Principalmente levando em consideração se a sua opção será por um domínio grátis ou se deseja algo mais profissional e, portanto, pago.

Saiba que no país existe uma empresa que é responsável pelo registro de domínios, que é a Registro.br que faz parte do NIC.br. De fato, este site oferece inúmeras opções de nomes de domínios, sendo que um domínio com a extensão .com.br custa em torno de R$ 40,00 anuais.

Existem alguns servidores de hospedagem de sites que quando você contrata os serviços te fornecem um domínio gratuito. Sem dúvida, tendo em vista que todo site necessita de uma hospedagem, pode ser interessante fazer este investimento para obter esse benefício.

Saiba o que é um plano de hospedagem para um domínio próprio de e-mail

Antes de saber como escolher um plano de hospedagem é importante que entenda exatamente o que é uma hospedagem e para que serve. 

De uma maneira simples, trata-se de um local em que os dados, arquivos, e-mail e outras aplicações da web relacionadas ao seu site ficam armazenados.

De fato, é um servidor que garante que o seu site fique no ar 24 horas e atenda a uma requisição de um usuário que digita o seu domínio na URL. Desse modo, para ter o seu domínio próprio de e-mail você precisará contratar um plano de hospedagem.

Os serviços de hospedagem são oferecidos por diversas empresas nacionais e internacionais que possuem diferentes planos para atender a sua demanda em particular. Visto que cada tipo de plano tem os seguintes elementos em composições variadas: 

  • Caixas postais;
  • Domínios;
  • Espaço em disco;
  • Transferência mensal;
  • Tecnologia a ser utilizada.

Além disso, é importante que saiba que existem algumas formas de hospedagens para sites, sendo necessário identificar a mais adequada para o seu negócio, que são:

  • Gratuita: específica para projetos pequenos ou pessoais e de curta duração;
  • Compartilhada: são os mais utilizados, sendo indicado para sites de pequeno ou médio porte;
  • Personalizada: é uma opção moldada conforme as demandas do clientes, não sendo oferecida por todas as empresas da área; 
  • Servidor Virtual (VPS): indicado para situações de crescimento de visitações, grande utilização de e-mails e outras necessidades de grande volume;
  • Servidor Dedicado: é uma opção com volume expressivo de acessos, sendo exclusivo para o site e tendo um custo bem superior aos outros.

Como escolher um plano de hospedagem?

Para escolher o plano de hospedagem mais adequado com o domínio próprio de e-mail para o seu negócio é preciso analisar os pontos que vamos apresentar a seguir:

 

Passo 1

Verificar qual é a taxa de disponibilidade (Uptime) oferecida pelo provedor de hospedagem em análise. 

Visto que quanto mais próximo de 100%, maiores são as garantias de disponibilidade constante dos serviços.

 

Passo 2

A partir da sua necessidade de espaço para armazenamento, faça uma negociação para contratar o espaço suficiente para obter os melhores resultados. 

Além disso, se o plano tiver a opção de disco ilimitado por um custo que cabe no seu bolso, melhor ainda.

 

Passo 3

Procure saber se o serviço de hospedagem de sites estabelece limite mensal de tráfego. 

Visto que após exceder esse limite você terá de pagar um valor adicional por visitante extra ou então o seu site não será exibido na web.

 

Passo 4

Avalie qual é a velocidade de carregamento oferecida pelo serviço de hospedagem, pois é preciso ter sempre em vista proporcionar a melhor experiência possível para o usuário.

 

Passo 5

Investigar qual é a estratégia adotada pelo provedor para proteger os seus dados de forma eficiente, bem como serviços de redundâncias de informações e backups.

 

Passo 6

Procurar esclarecimentos sobre o funcionamento do suporte oferecido pelo serviço de hospedagem, bem como os canais que são disponibilizados para realizar os contatos.

 

Passo 7

Análise a relação custo-benefício do plano de hospedagem avaliando exatamente o que você precisa e o que está sendo oferecido.

Se possível faça um período de teste antes de fechar um contrato definitivo.

 

Passo 8

Verifique se está sendo oferecido um sistema de gerenciamento de conteúdo ou a possibilidade de instalação de um sistema de gerenciamento do tipo Open Source, tal como o WordPress.

Como criar seu domínio próprio de e-mail?

Para criar um domínio próprio de e-mail você pode utilizar algumas ferramentas que são adequadas para essa finalidade e facilitam em muito o seu trabalho. 

Por isso, veja um passo a passo para cada uma delas a seguir:

 

Através do Zoho

Com o Zoho você obtém algumas vantagens interessantes para o seu negócio ao criar uma conta gratuita, que são:

  • Acesso a hospedagem de e-mail com domínio próprio;
  • Uso de 5 contas de usuário;
  • Uso de 5 GB de armazenamento;
  • Enviar anexos de e-mail de até 25 MB;
  • Possibilidade de upload de arquivo de até 1 GB;
  • Sistema de autenticação de dois fatores.

Apesar de tantas vantagens, o Zoho gratuito não oferece o recurso de IMAP/POP, o qual permite que você abra suas mensagens em conta Outlook, por exemplo. 

 

Pelo Yandex Mail

Com o Yandex Mail é possível criar um e-mail corporativo personalizado e gratuito, mas não possui uma versão disponível em português. As vantagens de utilizar esta ferramenta são as seguintes:

  • Uso de 10 GB de armazenamento na nuvem;
  • Acesso a e-mail profissional com domínio próprio;
  • Uso de serviço anti-spam;
  • Acesso a filtros de e-mail;
  • Utilização de calendários e armazenamento na nuvem;
  • Oferece aplicativo para acesso via mobile.

Para realizar o cadastro você deve seguir o seguinte passo a passo:

1º - Entre no site do Yandex e acesse a opção “criar uma conta”;

2º - Preencha os seus dados no formulário exibido na tela;

3º - Crie uma senha pessoal e intransferível combinando letras e números;

4º - Clique no botão “Register” para concluir a operação. 

 

Com o Google Workspace

O Google Worspace, que é o antigo G Suite, oferece um conjunto de ferramentas que são muito úteis para te ajudar com o seu e-mail personalizado. 

Para utilizar os serviços dessa ferramenta é necessário assinar um dos seus planos, que estão com preços a partir de R$ 24,90.    

Para criar o g-mail personalizado  basta acessar o Google Workspace e preencher as informações que estão sendo solicitadas, tais como:    

  • Identificação da empresa;
  • Informações sobre o site ou loja virtual;
  • E-mail principal da empresa.

Para criar o e-mail é muito fácil,  basta acessar o site, preencher as informações, criar uma senha pessoal e configurar o seu domínio. 

 

Com o Office 365

O Microsoft Teams pode facilitar muito o dia a dia dos seus negócios, sendo muito fácil de usar e disponibilizando diferentes planos principalmente para pequenos e médios empreendedores.

Alguns dos itens oferecidos nos planos são os seguintes:

  • Versões para Web e dispositivos móveis dos aplicativos do Office;
  • Funcionalidade E-mail e Calendário;
  • Armazenamento e Compartilhamento de arquivos;
  • Suporte;  
  • Gerenciamento de dispositivos.  

Entenda mais sobre e-mail marketing

Ter um domínio próprio de e-mail é um diferencial de competitividade para dar maior visibilidade e audiência para o seu negócio. Visto que a sua empresa consegue construir a sua marca e definir a sua identidade para os seus clientes e o mercado. 

Um dos grandes usos do domínio do e-mail é usado nas estratégias de e-mail marketing. Afinal, é preciso ter um e-mail profissional para conseguir fazer disparos para divulgar seus produtos.

Se ainda não sabe como construir ou começar uma estratégia de e-mail marketing, confira nosso conteúdo completo sobre o assunto!

New call-to-action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.