Por que a experiência do cliente é tão importante

Por Miriam Barros

O consumidor está mudado. Ele sabe que existem no mercado, diversos lugares que proporcionam o mesmo produto ou serviço, portanto, escolhe pelo que mais lhe agrada e apresenta benefícios. 

E por conta disso, muitas marcas entenderam que cuidar de quem compra, é tê-lo comprando sempre e mais do que isso, indicando o seu negócio. O relacionamento com os clientes tem crescido aumentado, e isso é muito bom. 

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Do que se trata a experiência?

Primeiramente, é necessário saber o que é a experiência de compra do cliente. Pois bem, se trata da assimilação que o cliente faz com o ambiente enquanto está nele realizando suas compras. 

Não tem ligação apenas de produtos ou serviços. Normalmente, envolve elementos físicos e emocionais, podendo ser eles positivos ou então negativos. 

Os momentos de cativo, de simpatia, de alegria e também bem-estar precisam fazer parte do ambiente, isso para que a experiência do cliente possa ser considerada boa. 

O espaço virtual

Quando falamos a respeito de ambientes digitais, é preciso atenção. O próprio cenário digital já proporciona ao cliente uma experiência de compra diferenciada. 

Pense em uma empresa que faz a venda online de embalagem a vácuo, por exemplo. Se o cliente tem todas as informações sobre o produto, além de dicas de uso, manutenção e etc., ele não vai ter preocupações em comprar.

Além disso, se ele conta com todos os contatos necessários em caso de dúvidas, mais um ponto positivo para a empresa, que conseguiu entender a importância de estar presente mesmo digitalmente.

O processo de agilidade é um dos pontos que faz com que o ambiente seja admirado pelo cliente, além de lugares seguros, de fácil navegação e com um design bonito e convidativo.

Comprar no conforto de casa é o que as pessoas mais têm buscado nos últimos tempos.

O espaço físico

Quando se trata de uma loja física, os clientes que decidem ir fazer compras direto na loja, ao invés de realizar a compra pela internet, é porque de fato gostam do ambiente.

Se um cliente de cardan de caminhão prefere ir até a loja para comprar o equipamento para o seu caminhão, é porque a experiência de compra ao vivo é diferenciada.

E como o primeiro contato é o que fica, por isso o consumidor volta.

Por isso, se a loja é agradável, conta com os elementos necessários que o cliente pode precisar enquanto está ali, como água, petiscos, cadeiras, entre outros, as chances dele voltar são enormes. 

Um outro ponto importante, é a comunicação visual do ambiente, a qual precisa conversar entre si, além do mais, os aspectos estéticos de decoração e também os funcionais são sempre analisados pelos clientes. Móveis, iluminação, os próprios produtos, tudo faz parte. 

A música é também uma questão a ser observada. Não é a toa que elas estão nos ambientes de compra.

Normalmente, são pensadas para agradar o cliente, mas é preciso entender quem ele é e o que provavelmente escuta. 

Sintonia dos ambientes

A diferença de experiência que cada um dos ambientes proporciona é muito importante, mas fazer com que eles trabalhem em sintonia é o ponto chave e que faz a diferença. 

A empresa que conta com um ambiente físico e um digital, precisa sempre pensar em harmonizar os atendimentos, os designs e a comunicação e o marketing de modo geral. 

Se uma empresa de manutenção aquecedor a gás conta com um site bem instruído, com valores, locais de atuação, tipos de serviço, horários de atendimento, entre outros, precisa que todas essas informações também estejam presentes com os funcionários no espaço físico. 

O cliente que utiliza esse tipo de processo, vai assimilar os dois ambientes e consegue sentir segurança e verdade.

Bom atendimento físico e bom atendimento online traz os resultados certeiros para a empresa.

A experiência do seu cliente, faz a diferença no seu negócio e aponta que o crescimento de uma marca se dá através dos detalhes identificados, transformados e colocados em prática.

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Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.