Conheça a importância dos indicadores para o seu negócio

Por Miriam Barros

Muitas pessoas acreditam que criar estratégias eficazes podem ser os maiores obstáculos de uma empresa no mercado.

No entanto, essas pessoas se enganaram!

Na verdade, uma das maiores complicações que as empresas enfrentam nos dias de hoje é em relação aos resultados das estratégias aplicadas.

Isso significa que, se o empreendedor decide realizar alguma estratégia, o que irá comprovar se ela realmente foi eficiente ou não em sua empresa, são justamente os seus resultados.

Por essa razão, os métodos de monitoramento estão cada dia mais se tornando populares entre as organizações.

E alguns desses métodos são os KPIs, ou os indicadores de desempenho.

Por sua vez, eles irão analisar e monitorar toda a performance das estratégias e táticas da sua empresa.

Você quer conhecer mais sobre os indicadores de desempenho e como eles podem agregar os resultados do seu negócio? Então não deixe de ler esse post!

Demonstração Confere

O que são indicadores de desempenho?

Primeiro de tudo, o que são os indicadores de desempenho?

Por sua vez, eles se tratam de métricas que quantificam o desenvolvimento de uma ação, campanha ou estratégia de uma organização.

Em outras palavras, os indicadores de desempenho transformam todos os resultados das estratégias elaboradas em números e dados estatísticos, para que a empresa tenha uma melhor visualização de como está sua performance, se as estratégias precisam ser melhoradas, mantidas ou eliminadas.

Por exemplo, se você atua com a instalação câmera de segurança, por meio dos KPIs, você pode visualizar e monitorar se seus clientes estão satisfeitos, se a equipe de instalação está sendo produtiva, qual o nível de qualidade dos processos, entre outros.

Por essa razão, os indicadores de desempenho possuem cada vez mais importância dentro das empresas.

Eles contribuem para o controle das estratégias, sejam elas financeiras, de vendas, marketing, gestão de pessoas, entre outras.

No entanto, há um detalhe muito importante sobre esses indicadores: para que eles consigam ser realmente eficientes e conseguir demonstrar o desenvolvimento das ações, é preciso que os objetivos estejam claros.

Se você fabrica célula de carga, por exemplo, procure responder perguntas como: onde minha indústria quer chegar daqui a 2 anos? O produto ainda vai continuar sendo necessário no mercado? Qual lucratividade eu almejo ter? Entre outros.

Dessa forma, os indicadores de desempenho vão monitorar e gerenciar a performance dos principais objetivos, e você terá dados estatísticos que realmente farão diferença para sua empresa.

Planilha Controle de cartões

Quais são os tipos de indicadores de desempenho?

Agora que entendemos sobre os indicadores de desempenho, vamos ver abaixo sobre quais são os mais utilizados pelas empresas, por isso, continue nos acompanhando!

 

Indicador de produtividade

O indicador de produtividade tem como objetivo avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas.

Esses processos podem ser tanto gerenciais, como táticos ou produtivos.

A partir dele, é possível analisar se está tendo algum desperdício nas linhas de montagens, ou quais os melhores métodos para permitir uma maior produtividade na empresa.

Esse indicador de desempenho irá utilizar a agenda de cronograma, revisões de orçamentos de matérias-primas ou prazo de entrega dos produtos, por exemplo.

Além disso, é preciso de tempo e paciência para medir a produtividade de uma equipe, e por isso, as estratégias para melhorar a produtividade também podem ter um maior prazo para se mostrarem eficientes.

 

Indicador de qualidade

Já os indicadores de qualidade, medem a qualidade dos produtos, serviços e processos da empresa.

Ao contrário do indicador de produtividade, que tem por finalidade a eficiência na produção e nos processos, a qualidade pode abranger mais aspectos, como fazer sempre o melhor processo possível.

Se você atua com aluguel de compressor, por exemplo, a qualidade deve advir desde os fornecedores das matérias primas, até as máquinas e equipamentos que é utilizado, entre outros.

 

Indicador de lucratividade

A lucratividade diz respeito ao que sobrou de faturamento de uma empresa, após a subtração das despesas e custos totais em um determinado período.

Isso significa que, se o seu faturamento foi positivo, ou seja, você vendeu muitos produtos ou serviços, mas mesmo assim, nunca sobra dinheiro para a empresa fazer outros investimentos, seu negócio não teve uma boa lucratividade.

Por essa razão, o indicador de lucratividade possui como objetivo garantir que o negócio saiba qual a porcentagem que ela obteve em um certo período.

Dessa forma, se o percentual de lucratividade for muito baixo, significa que a empresa precisará adotar estratégias para diminuir as despesas e custos presentes no fluxo de caixa.

 

Planilha Fluxo de Caixa

 

Indicadores de rentabilidade

O indicador de rentabilidade diz respeito ao percentual de retorno do valor investido pelos sócios.

Ou seja, quando os sócios investem um valor para a empresa que não veio da própria organização em si, especialmente no momento inicial de abertura da empresa, é esperado que esse valor retorne aos donos ao longo do crescimento do negócio.

Por isso, o indicador de rentabilidade indica qual foi a comparação do lucro líquido com o valor investido.

 

Indicadores de desempenho estratégico

Ao contrário do indicador de lucratividade e de rentabilidade, os indicadores estratégicos focam apenas nas áreas estratégicas, como o marketing, venda e gestão.

Por meio deles, é possível descobrir se a empresa está atraindo mais clientes, fechando mais venda, se tornando mais visível no mercado, tendo mais tráfego em sua plataforma online, entre outros.

Além disso, os indicadores estratégicos também estão diretamente ligados com as tomadas de decisão da empresa.

Por essa razão, é um dos indicadores de desempenho que mais precisam de atenção aos fatores externos, como a entrada de novos concorrentes, análise dos fornecedores, mudanças tecnológicas e na política.

Agora que você já sabe sobre todos os indicadores de desempenho, o que acha de investir em algum deles e visualizar os resultados obtidos? Assim, sua empresa terá as melhores estratégias do mercado e poderá se destacar diante da concorrência!

E aí, o que você achou do post? Conta pra gente! Deixe sua opinião e nos acompanhe nos próximos conteúdos.

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.