Conheça os principais indicadores de desempenho para o e-commerce

Por Miriam Barros

Para realmente ter certeza da performance do e-commerce, seja ele de um nicho específico (como de linhas profissionais que inclui itens como uma luva de vaqueta) ou mais amplos  (como uma loja online de roupas), é preciso acompanhar os indicadores, que são termômetros que medem sucesso da loja virtual.

Além disso, o monitoramento permite tomar decisões mais rápidas e assertivas, evitando assim, prejuízos. Mas, quais são esses indicadores de desempenho? Confira a seguir 8 dos principais indicadores para e-commerce.

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8 indicadores de performance para e-commerce

Também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores são métricas que medem o desempenho da plataforma, conforme os objetivos estabelecidos, por isso, são essenciais para constatar os resultados obtidos em um determinado período. Abaixo, veja os 8 principais:

  • 1. ROI: o retorno sobre investimento (ROI) é um dos mais relevantes indicadores de desempenho para e-commerce, pois é por meio dele que é analisada a relação entre o que foi gasto e o resultado. Se o investimento for maior que o resultado esperado, é hora de reavaliar a estratégia da campanha;
  • 2. Tráfego: o tráfego é nada mais que o número de visitantes do site em determinado período. Isso permite analisar o crescimento da página;
  • 3. Taxa de conversão: essa é uma métrica relevante para entender a performance dos anúncios inseridos na plataforma. Por exemplo: quanto mais cliques em um  anúncio de bisnaga de plástico que converteram em vendas, é o indicativo que ele está funcionando de acordo com o objetivo;
  • 4. Total de visitas únicas: esse é um indicador importante para tomar decisões para aumentar a atratividade da loja, uma vez que ter muitas visitas únicas é uma clara demonstração que o visitante apenas acessou a página uma vez, ou seja, não se interessou em retornar;
  • 5. CAC (Custo de aquisição de cliente): mede o valor destinado a uma específica ação de marketing como o número de clientes obtidos com ela;
  • 6. Ticket médio: por meio desse KPI é possível saber o quanto os clientes gastam no e-commerce. Avaliando o ticket médio com o CAC é possível ter uma avaliação eficiente do investimento feito na captação de clientes e o que eles geram de lucro para o e-commerce;
  • 7. LVT (Lifetime Value): o LVT mede o tempo de vida do cliente. Esse indicador é relevante para se as vendas de uma chave de nível, por exemplo, acontece com recorrência, o que demonstra a capacidade de fidelização de clientes;
  • 8. Quantidade de vendas: é claro que esse indicador não poderia estar de fora, já que o crescimento das vendas é muito importante para avaliar a performance.

Dicas para aumentar o desempenho do e-commerce

Para elevar o potencial do e-commerce é preciso estar atento à qualidade da plataforma, questões como segurança, facilidade de navegação e simplicidade no processo de pagamento devem ser levadas em conta.

Outro ponto crucial para o bom desenvolvimento da loja é a qualidade das informações e fotos, pois são fatores essenciais para chamar a atenção dos clientes. 

Mais uma questão que faz diferença, especialmente nas vendas, é a capacidade da plataforma em outros dispositivos, logo, é indispensável que o site seja otimizado para aparecer bem em telas de smartphones, que são cada vez mais usados para realizar compras.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.