Indústria 5.0: Como ela se destaca das anteriores

Por Miriam Barros

Você já ouviu falar na Indústria 5.0 e como ela se destaca das anteriores? Se a resposta for não, está no lugar certo!

A Indústria 5.0 é basicamente a evolução da anterior, a Indústria 4.0, porém é voltada para o novo modelo de sociedade surgiu no ano de 2016 no Japão, e é relacionado ao decreto 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, que tem o objetivo de formar uma sociedade mais inteligente, além de garantir o bem-estar do ser humano por meio de ferramentas das inovações tecnológicas.

Para empresas como montagem de tubulação, por exemplo, ter a presença da indústria 5.0 pode contribuir na rotina de trabalho, a fim de obter melhores resultados e bem-estar dos colaboradores.

Para se ter uma ideia, as indústrias são caracterizadas por diferentes revoluções. A 5.0 é a nova revolução na sociedade, e as fases antecessores são:

  • Sociedade 1.0: caça e coleta;
  • Sociedade 2.0: agricultura;
  • Sociedade 3.0: indústria;
  • Sociedade 4.0: informação.

A indústria 5.0 possui o objetivo de possuir uma sociedade voltada ao bem-estar do ser humano, permite equilibrar avanços econômicos, além de integrar sistemas ao ciberespaço. 

E como a nova sociedade se destaca das anteriores?

Tendo em consideração essa e outras perguntas, preparamos este post para te mostrar como a Indústria 5.0 se destaca das sociedades anteriores. Ficou interessado e quer saber mais sobre a nova revolução industrial? Continue acompanhando e fique por dentro de tudo!

Experimente Confere PRO

A indústria 5.0 tem foco no ser humano

O principal destaque da indústria 5.0, é que possui tecnologias que podem contribuir para garantir o bem-estar do ser humano. 

Ou seja, se você tem uma indústria de amplificador de som profissional, certamente a aderir às tecnologias da nova revolução, vai proporcionar a otimização do tempo, aumentar a produtividade, e ainda proporcionar um melhor modo de trabalho aos colaboradores. Incrível, né?

Vale lembrar que a indústria 5.0 não vem para substituir o trabalho humano por uso de robôs. Muito pelo contrário!

A intenção dessa nova sociedade é utilizar as tecnologias avançadas de modo que facilite o trabalho humano a fim de garantir a satisfação e melhor qualidade de vida.

Para quem executa tarefas que coloquem em risco a própria vida, ou até mesmo atividades repetidas, a sociedade 5.0 chega para mudar esse roteiro e proporcionar um trabalho mais seguro com o uso das tecnologias como inteligência artificial, Internet das Coisas, robóticas e assim por diante.

Experimente Confere PRO

Garante melhor qualidade de vida aos seres humanos

Como já mencionamos anteriormente neste post, a Indústria 5.0 surgiu no Japão em 2016, com o objetivo de garantir o bem-estar do ser humano e melhor qualidade de vida.

Isso porque muitas indústrias são caracterizadas por causar impactos ambientais, e com a nova revolução é possível que as organizações adotem as tecnologias, visando também a saúde ambiental. 

A nova era da sociedade proporciona melhores formas de executar tarefas no ambiente de trabalho, reduz erros, custos e pode contribuir para o lucro empresarial.

Uma indústria de portas radiológicas, por exemplo, ao aplicar as tecnologias avançadas da Indústria 5.0 em seus processos produtivos, vai possibilitar melhor maneira de trabalho aos colaboradores que exercem atividades de maiores riscos. 

Gostou do nosso post sobre como a Indústria 5.0 se destaca das anteriores? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

New call-to-action
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌