O que a indústria 5.0 traz de novo?

Por Miriam Barros

Os avanços promovidos pelos adventos tecnológicos têm proporcionado transformações por onde passa. Desde a primeira revolução industrial até os dias de hoje todo o cenário social passou por alterações proporcionadas pela tecnologia.

No setor industrial não poderia ter sido diferente, mas se antes havia o medo por parte humana de serem substituídos por máquinas, agora é totalmente diferente, pois os equipamentos na indústria 5.0 saem do local de destaque e passa a ser um aliado.

As empresas puderam perceber que utilizando a inteligência humana juntamente com a automatização dos processos com inteligência artificial é muito mais vantajoso que apenas colocar máquinas como o centro da produção. 

Por esse motivo, o cenário da indústria 5.0 permite que a produção de uma fábrica de filtro secador ar condicionado seja realizada por humanos, que por sua vez, são auxiliados por um maquinário e equipamentos inteligentes.

Pensando nisso, trouxemos informações interessantes sobre essa indústria promissora que promete um mercado em que o homem será mais valorizado. Vamos lá?

Experimente Confere PRO

Indústria 5.0

De forma simplificada a indústria 5.0 se trata de uma nova tendência que promove de forma mais eficiente a interação e a colaboração entre o homem e a máquina.

Nesse contexto, as indústrias reconhecem o valor da mão de obra humana e que as máquinas são dependentes de operadores, programadores e manutenção. Nem tudo pode ser automatizado. 

Os maquinários são extremamente eficientes no aumento da produção, mas necessitam de reparos para eficiência dos processos, como em uma fábrica de alimentos, a manutenção de ponte rolante precisa ocorrer habitualmente para que não ocorra paralisação produtiva.

Planilhas

Soluções

A indústria 5.0 vem para reparar os erros da era 4.0, promovendo soluções e adaptações para processos que já estavam sendo efetuados. A implementação de inteligência artificial não vai parar por aqui, pois tem sido de grande importância no meio industrial.

No entanto, a coordenação humana será essencial para a era 5.0 que visa tornar a vida dos trabalhadores mais segura e confortável, garantindo o acesso a tecnologias que permitam a eles a automação de processos e o aumento da produtividade. 

O grande erro da indústria 4.0 foi tentar colocar o ser humano abaixo das máquinas, na indústria alimentícia, os equipamentos inteligentes podem auxiliar a produção, mas uma depiladeira de suínos não pode operar sozinha.

Em outras palavras, até aqui, as revoluções focaram na atividade mecânica industrial. Mas a indústria 5.0 é uma evolução das tecnologias combinando as inovações para facilitar a vida do ser humano.

Impactos

A indústria 5.0 promete inserir diversas melhorias sociais e industriais, até porque, as tecnologias são capazes de garantir impactos significativos na qualidade de vida da população.

Um grande exemplo seria a preservação do meio ambiente, e saúde expandindo o atendimento com serviços básicos a todas as pessoas, o que vai contribuir diretamente no combate a desigualdades. 

  • Área da saúde: com ferramentas de inteligência artificial para a automação de tarefas administrativas e aplicadas na realização de exames práticos;
  • Mobilidade pública: veículos remotos controlados por software e monitorados a distância vão garantir muito mais segurança no trânsito;
  • Redução da burocracia: com a utilização de gerenciamento de dados, em nuvens e nos sistemas de gestão permitindo o acesso rápido a informações;
  • Redução do impacto ambiental: a indústria 5.0 tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas inteligentes.

Em outras palavras, a indústria 5.0 visa a implementação de ferramentas para resolver problemas em diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura, transporte, entre outros, sem minimizar o homem. Você já conhecia a 5.0? Comente nosso post.

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.