Instagram Ads: Como fazer anúncios e ter sucesso no mercado digital?

Por Miriam Barros

Circular anúncios no Instagram Ads é uma excelente estratégia para quem busca expandir sua marca, promover um produto e acelerar resultados no e-commerce.

E isso porque, além de se destacar como uma das redes mais utilizadas no Brasil, o Instagram conta com funcionalidades eficientes de marketing e vendas. 

Não por acaso, dados de  uma pesquisa recente revelam que 82% dos usuários do Instagram seguem perfis de marca na plataforma e 52% dos entrevistados no levantamento afirmaram ter feito compras a partir de descobertas na rede social.

Ademais, o e-commerce no Brasil se encontra num cenário fertil. Em 2020, o comércio digital cresceu 43% e neste ano bate  recordes de expansão.

Neste sentido, incluir campanhas pagas no Instagram em seu planejamento de marketing digital pode ser um passo determinante para o sucesso de sua loja online.

Além das vantagens já citadas, promover anúncios no Instagram Ads não é tão complexo quanto talvez você imagine.

Acompanhe a leitura e veja como você pode criar campanhas assertivas e inteligentes para ganhar destaque no comércio virtual!

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O que é e como funciona o Instagram Ads?

De modo bem objetivo, no Instagram Ads é possível criar anúncios em diferentes formatos para atrair os usuários da rede que hoje já se posiciona como a terceira maior rede social do mundo. 

Um dos principais veículos de mídia paga, o Instagram Ads gera campanhas segmentadas, nas quais o anunciante consegue definir qual o público-alvo das publicações promovidas.

Isso faz com que a publicidade seja mais efetiva e chegue aos perfis que a marca considera seus potenciais clientes.

Os anúncios podem chegar aos usuários tanto em seu feed de notícias, quanto em stories, formato de vídeo ou imagem.

Diferente das publicações orgânicas (sem custo direto), os anúncios no Instagram Ads podem conter botões de acesse o site, compre agora, saiba mais, dentre outros.

Estas chamadas aumentam as opções de interações e, consequentemente, a conversão almejada por marcas dentro da jornada de um cliente.

Pensando no universo do e-commerce, dada a competitividade desse mercado no Brasil, o ideal é que as lojas virtuais destinem uma parte de seu orçamento de marketing para o Instagram Ads e combinem a estratégia com ações em outras redes sociais e de mídia orgânica. 

Como fazer anúncios e divulgar produtos no Instagram Ads?

Os anúncios no Instagram Ads podem ser feitos de maneira muito rápida pelo botão “Promover” que acompanha as publicações.

No entanto, não são todas as contas que possuem esta opção. Para usar o Instagram Ads, é preciso, antes de tudo, ter um perfil comercial e uma página no Facebook.

Outro detalhe, para promover um produto, não é necessário ter site e nem mesmo um perfil no Instagram.

As campanhas podem também ser feitas diretamente pelo gerenciador de anúncios do Facebook (uma vez que o grupo Facebook Inc. é proprietário também do Instagram).

Após decidir qual produto será patrocinado, e com a conta comercial e a do Facebook atualizadas, basta definir qual valor será investido.

Depois de escolher a publicação, planejar a estratégia e clicar no botão de promover, o Instagram mostra de forma intuitiva como finalizar. 

Ainda ficou com dúvidas? Então veja um quadro resumido com os passos para um anúncio no Instagram Ads.

Primeiramente, acesse a plataforma do Facebook Business. Em seguida defina:

  • O objetivo da campanha;
  • Onde irá veicular seu anúncio (Instagram, Messenger, Facebook, todos os canais da rede);
  • Defina o orçamento (que pode ser diário ou total, com base no intervalo de tempo da campanha);
  • Escolher o formato do anúncio – há diferentes opções, que incluem desde apresentações multimídia até imagens estáticas ou mesmo anúncios interativos; 
  • Enviar pedido e participar do leilão de anúncios do Facebook – que determina os melhores Ads para distribuir de acordo com público e faixas de horário;
  • Mensurar os resultados.

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Quanto devo investir em meus anúncios no Instagram Ads?

Sobre a questão do investimento, tudo depende do quanto a empresa tem disponível em seu planejamento destinado às mídias pagas e do nível de demanda.

Além disso, o custo também está relacionado ao número de pessoas que deseja atingir e o próprio tempo de circulação da promoção.

Dito isso, o valor mínimo estipulado pelo Facebook para a criação de anúncios no Instagram Ads varia de R$ 0,20 a R$ 1,35 por clique na campanha.

Pensando na realidade de uma loja virtual que está começando no mercado, o ideal é que você invista em mídia paga quando já tiver recursos para direcionar uma base mínima mensal de seu marketing digital para anúncios e links patrocinados.

E isso porque, dificilmente, você terá ganhos significativos com ações pontuais ou isoladas. 

Em outras palavras: comece com pouco, mas tenha capacidade para investir de modo constante.  

Além disso, é indispensável contar com uma análise mais detalhada de seu público-alvo para direcionar suas campanhas de modo assertivo no Instagram e outras redes.

Finalmente, ao investir em mídia paga para sua loja virtual, considere que, no médio/longo prazo, se sua campanha estiver bem estruturada, a tendência é que você cresça de modo mais expressivo.

E isso também traz desafios logísticos, de atendimento e a necessidade de um posicionamento de marketing multicanal nas redes sociais, apenas para citar alguns pontos.

Sendo assim, é importante avaliar se você sua loja já está pronta para abraçar um movimento mais robusto de crescimento.

Para deixar tudo isso ainda mais claro, nós gravamos um super aulão que te ensina a montar uma campanha no Facebook e Instagram ADS. Mostramos o passo a passo bem explicadinho para não ter erro e, de quebra, demos várias dicas interessantes para quem está entrando agora no universo das mídias pagas! Vem ver como montar uma campanha do ZERO:

5 dicas para ter sucesso com divulgação no Instagram

Como vimos, criar anúncios e impulsionar publicações no Instagram Ads é uma forma de acelerar resultados, aumentar engajamento e vendas.

Contudo, caso feito sem planejamento e uma boa estratégia, o investimento em campanhas pagas pode se transformar em um prejuízo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para que sua campanha tenha sucesso no Instagram.

 

#01. Quando fazer uma campanha paga no Instagram Ads?

Antes de investir em anúncios no Instagram Ads, vale pensar se este é o melhor momento para o seu negócio. Para tanto, reflita sobre questões como"

  • Você tem capacidade de atender as demandas que vierem? 
  • Sua marca já tem um bom posicionamento orgânico? 
  • Já definiu suas personas (público-alvo ideal) para segmentar uma campanha?
  • Já estudou novos tipos de envio para manter a logística de seu e-commerce eficiente?

Todos estes pontos precisam ser bem analisados para que você possa posicionar seus produtos de modo que gere credibilidade para sua loja virtual.

Além disso, você deverá empenhar-se em produzir conteúdos interessantes e em deixar a comunicação visual de seu perfil do Instagram com uma identidade atrativa.

 

#02. Facebook ou Instagram?

Como mencionado no tópico anterior, o gerenciador de anúncios do Facebook (Facebook Business) também é responsável por criar campanhas no Instagram.

E o interessante da plataforma consiste na possibilidade de combinar ações em ambas as redes, de modo que seu potencial de atração de clientes seja mais amplo.

Em tese, anunciar nas duas redes é o caminho ideal, mas, para definir se vale ou não a pena sua estratégia de marketing multicanal, novamente, será preciso estudar os hábitos de seu público-alvo. 

Há consumidores, por exemplo, que preferem ver um anúncio no WhatsApp. Já outros estão presentes em várias redes: Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.

Neste sentido, avalie o comportamento de seus leads antes de decidir em qual estratégia de mídia paga irá investir. 

 

#03. Crie uma loja online

Para vender no pelo Instagram ou fazer anúncios, não é preciso ter um site ou uma loja online. 

No entanto, geralmente se recomenda o uso de diferentes canais para maiores chances de sucesso no e-commerce, incluindo:

  • Vendas nas redes sociais;
  • Site próprio da loja;
  • WhatsApp Business;
  • Grupos e anúncios em veículos digitais;
  • Marketplaces;
  • Plataformas de loja virtual.

Sobre as plataformas do e-commerce, a vantagem consiste em poder controlar as entregas, cálculo de frete, gestão de produtos e atendimento em uma única interface. 

Na Confere SHOP, por exemplo, além de poder criar sua loja em poucos minutos, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce sem pagar nada por isso!

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancária e de cartões.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

 

#04. O anúncio faz parte de qual etapa do funil de vendas?

Os anúncios são eficientes quando usados de maneira inteligente. Ou seja, não se deve anunciar por anunciar, você tem que saber o porquê.

Em outras palavras, é necessário definir qual a intenção da campanha. A resposta vai ajudar a estabelecer o tipo de promoção e sua duração.

Neste sentido, um anúncio de topo de funil seria para expandir sua loja online, dar mais visibilidade a um produto, alcançar mais pessoas.

É a fase de conscientização de seus clientes, de fazer com que eles reconheçam sua marca no mercado!

Já o anúncio de meio funil tem um carácter de relacionamento, e mostra como seu produto pode resolver uma "dor", conhecida ou não pelos clientes.

A última etapa é o fundo de funil de vendas. 

Nela, o consumidor está pronto para comprar e, por isso, ela é focada em transformar um potencial cliente em um consumidor efetivo de sua marca.

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#05. Meça os resultados do investimento em anúncios

Acompanhar os resultados é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. É por meio dos dados que tomadas de decisões são feitas.

Para medir o retorno do investimento em anúncios pelo Instagram Ads, é preciso ter claro o objetivo de cada campanha.

Conforme dito no tópico anterior, entender de qual etapa do funil de vendas a campanha faz parte, te ajudará a levantar quais métricas analisar.

Se o foco é aumentar a visibilidade da marca, indicadores como alcance em relação a visitas ao perfil, cliques no site, e aumento de engajamento podem ser mensurados.

Seguindo esta linha de raciocínio, as métricas das outras etapas do funil devem corresponder ao que cada publicidade se propõe.

Vale lembrar que as métricas precisam ser analisadas em conjunto, ou seja, o número de curtidas, por si só, não consegue falar quais foram os resultados da ação. 

Afinal de contas, o objetivo é transformar curtidas em indicações, reputação positiva e, sobretudo, em novas vendas para sua loja online.

A importância do Instagram Ads para uma estratégia de marketing digital

Uma estratégia de marketing digital consiste em planejar a melhor maneira de difundir uma marca para agregar valor ao seu produto ou serviço.

Por isso, o investimento em identidade visual, produção de conteúdo e uma boa experiência do usuário são tópicos importantes aqui.

Os anúncios no Instagram Ads entram em campo para auxiliar a marca, ou loja virtual, a conseguir um maior engajamento em suas publicações.

É muito comum uma postagem super criativa ter números desanimadores de interações. 

Isso acontece porque o algoritmo do Instagram, de início, entrega as publicações para somente uma pequena porcentagem da base de seguidores.

A porcentagem, em alguns casos, pode chegar a ser menor que 8%. Isso significa que se você tem 100 seguidores, somente 8 pessoas veriam a publicação.

Além disso, o algoritmo utiliza as últimas postagens para fazer o cálculo de entrega. Ou seja, quanto maior o número de interações, mais perfis verão seu conteúdo.

Um anúncio estratégico com um bom conteúdo ajuda o perfil da loja a aumentar sua autoridade no engajamento e, consequentemente, cada vez alcançar mais pessoas.

Os benefícios de investir em mídia paga para o seu e-commerce

Como vimos, para uma loja online, investir em mídia paga é uma estratégia indispensável no plano de um crescimento de longo prazo em vendas. 

Além disso, as chamadas para ação (CTA - call to action) dos anúncios, como “saiba mais”, ou “acesso o site”, ajudam a aumentar o tráfego de seu site ou loja virtual.

Os botões dos anúncios também podem levar as pessoas a preencherem um formulário para gerar leads, ou mandar uma mensagem direta no WhatsApp.

Em outras palavras: por meio de anúncios no Instagram Ads e em outras plataformas, é possível ampliar visitas, atingir um público muito mais expressivo de usuário e, em última instância, gerar novas vendas.

Conclusão: como o Instagram Ads pode impulsionar meus resultados?

Em suma: quando utilizado com inteligência e planejamento, o Instagram Ads é uma ferramenta excelente para impulsionar os resultados de um e-commerce.

Por isso, estruture seu posicionamento para ganhar dinheiro online de verdade! 

Invista, por exemplo, em uma estratégia de marketing digital que seja consistente, com foco e com boas métricas para análise.

Para tanto, nada melhor do que fazer testes para conhecer o seu público e entender o que, de fato, irá lhe trazer resultados concretos. 

Dito isso, temos certeza que, seguindo os passos aqui apresentados, suas chances de ter sucesso com anúncios no Instagram Ads se potencializarão, contribuindo para o crescimento de sua loja virtual. 

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Este texto foi escrito por João Barros.