Como a inteligência artificial pode impactar o mercado financeiro

Por Miriam Barros

De todas as maiores tendências tecnológicas que impactam o mercado financeiro, a chamada Inteligência Artificial (I.A.) vem sendo a mais impactante e que chama a atenção dos empreendedores do ramo.

Afinal de contas, quando falamos sobre a IA, estamos nos referindo a grandes mudanças no conjunto de processos empresariais.

De forma básica, a Inteligência Artificial pode ser definida como um conjunto de tecnologias que permitem que as máquinas percebam, compreendam e atuem de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana.

Empresas como Google, Amazon, Facebook, entre outras, já apostaram na IA e tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos. Agora,cada vez mais empresas do setor financeiro também se apoiam nessas soluções.

A partir da inteligência artificial, é possível obter diversos benefícios e vantagens em um negócio.

Além disso, é possível utilizar a inteligência artificial para diversos processos, desde a automação de decisões humanas simples e diretas até o processamento de dados econômicos e a melhora da produtividade do setor financeiro.

E se você tem uma empresa do ramo ou até mesmo atua com nichos, como na venda de tubo de cobre 3 8, entre outros, nós elaboramos este post e vamos te explicar como a inteligência artificial pode impactar o mercado financeiro.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

New call-to-action

Otimização de bancos

Segundo uma pesquisa da PwC sobre a Inteligência Artificial, até 2020 “os efeitos serão sentidos em todos os setores da indústria, embora os serviços financeiros talvez sejam os que sofrerão maior impacto”.

Ou seja, as instituições financeiras podem ter maiores benefícios ao introduzir a IA em seus negócios.

Um exemplo de inteligência artificial utilizada por empresas como a Amazon e o Google é a Alexa e Google Home, respectivamente.

Vale lembrar que, assim como os bancos, empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar por meio da inteligência artificial, seja comércios, empresas de equipamentos de combate a incêndio, construtoras, entre outros.

Fluxo de Caixa Grátis

Inteligência artificial na Segurança Digital

Outro dos principais usos da Inteligência Artificial no mercado financeiro diz respeito ao famoso blockchain.

Por sua vez, o blockchain se trata de um meio de segurança descentralizado, com o objetivo de criptografar dados e informações, normalmente de origem financeira.

O blockchain sempre foi uma metodologia muito empregada quando o assunto são criptomoedas. No entanto, as instituições financeiras também podem se aproveitar dessa tecnologia para aumentar a segurança dos seus sistemas.

Se uma empresa compra lavadoras de alta pressão profissional, por exemplo, por meio do blockchain, ela poderá realizar esse procedimento de maneira totalmente segura e integrada.

O blockchain é uma forma muito mais segura e eficiente de disponibilizar o que a Inteligência Artificial precisa para funcionar: dados. 

Agora que você já sabe como a inteligência artificial pode impactar o mercado financeiro, o que você acha de utilizar alguma das tecnologias da IA para destacar o seu negócio e se desenvolver?

New call-to-action
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.