LGPD: Como preparar a sua empresa para a nova lei

Por Miriam Barros

Para compreender tudo o que envolve a Lei geral de Proteção de Dados, a palavra que devemos pensar é a transparência! Sancionada em 2018, A LGPD entrará em vigor agora, fevereiro de 2020.

Com ela foram decretadas regras relacionadas às responsabilidades das empresas em com o tratamento e compartilhamento de dados pessoais, estabelecendo um padrão bem alto e trazendo severas penas em casos de descumprimento.

A lei se refere à “dados pessoais” como toda informação direcionada à uma pessoa, e o tratamento desses dados se refere à toda e qualquer operação realizada com essas informações.

Isso está relacionado à coleta dos dados, classificação, forma de utilização, acesso, reprodução, armazenamento, eliminação, controle dessa informação e etc. 

Considerando a importância dessa mudança, separamos esse conteúdo para falar mais sobre a LGPD e seu impacto nas empresas. Confira! 

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Entenda os princípios da LGDP

A lei elenca dez princípios que as empresas precisam seguir quando lidam com o tratamento de dados, sendo o principal deles a finalidade e adequação para que sejam transparentes.

Prestando atenção nesses princípios, as organizações públicas e privadas que possuem a cultura de acumular dados antes mesmo de saber o que farão com isso, passarão por uma mudança de pensamento.

A LGPD contraria esse costume de coletar diversos dados e passa a restringi-los apenas ao que for realmente necessário e útil, envolvendo a imediata interação com os consumidores.

Isso irá adequar essa coleta de dados, fazendo com que sua captura e tratamento sejam limitados apenas às finalidades iniciais previamente estabelecidas.

Saiba quem está envolvido nesse processo

A lei detalha os papéis de quatro diferentes agentes: o titular, o controlador, o operador e o encarregado. Podemos descrevê-los das seguintes formas:

O titular, que é a pessoa física a quem se referem os dados pessoais. O controlador, sendo a empresa ou pessoa física que coleta dados pessoais e toma todas as decisões em relação a forma e finalidade do tratamento dos dados. 

Esse controlador é responsável por como os dados são coletados, para que estão sendo utilizados e por quanto tempo serão armazenados.

O operador, que é a empresa ou pessoa física que realiza o tratamento e processamento de dados pessoais sob as ordens do controlador. 

E o encarregado, sendo a pessoa física indicada pelo controlador e que atua como canal de comunicação entre as partes , orientando os funcionários do controlador sobre práticas de tratamento de dados.

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Entenda como o marketing será afetado

Quando falamos de marketing digital, boa parte das estratégias se baseiam na administração de bancos de dados, informações de perfis de consumidores e leads (potenciais clientes qualificados).

É inegável que a LGPD irá modificar as formas como as empresas irão tratar seus dados, no entanto, não significa a extinção dos leads qualificados.

Na realidade, essa mudança vai exigir das empresas a elaboração de estratégias mais eficientes e focadas em grupos menores de leads, mas que, por serem mais limitados, possuem um potencial maior ou menor para serem trabalhados. 

Por mais que seja algo diferente, a mudança irá exigir dos diretores de marketing apenas a transparência imposta no principal princípio da lei, criando interações mais transparentes e positivas entre cliente e empresa.

Para o inbound marketing, por exemplo, que trabalha com marketing de atração, a captação visa criar e estreitar uma relação com os clientes em potencial. 

Criando certos perfis, ao pensar em uma pessoa que procura por uma luminária a prova de explosão, locação de guindaste ou um serviço de instalação de assoalho de madeira, é determinado um padrão de procura por construção civil.

Com a LGPD, isso não irá mudar.

Na verdade, apenas deverá reforçar a necessidade de serem criados conteúdos relevantes e originais para estimular o conhecimento dos leads e nutrí-los para que se tornem clientes futuramente. 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Confere