Limite de seguidores no Instagram: quantas pessoas posso seguir?

Por Miriam Barros

Ter um perfil no Instagram é fundamental para qualquer negócio. Mas, você sabia que há um limite de seguidores na rede social? 

Ou seja, você não pode seguir quantos perfis quiser!

Conhecer as regras do Instagram é importantíssimo para aproveitar melhor todas as possibilidades dentro da rede. Afinal, esse se tornou o ambiente mais importante para marcas que almejam crescimento.

Mas o crescimento da rede social se tornou um prato cheio para quem deseja crescer de forma errônea, apostando em perfis falsos. Por isso, o Instagram possui alguns limites importantes.

Quem não segue as regras, pode acabar sendo suspenso ou banido da rede social de forma definitiva.

Entenda então quantas pessoas você pode seguir e evite bloqueios ou qualquer problema com a plataforma por conta de excessos. 

Confere Shop loja online grátis

Quantas pessoas você pode seguir por dia em 2021?

Um dos grandes problemas que o Instagram enfrenta desde o seu surgimento é a atuação dos robôs. São ferramentas desenvolvidas para interagir automaticamente pela rede social, criando números fakes para as contas. 

Pensando nisso, a rede social desenvolveu algumas estratégias importantes para tentar conter essas ações. Uma delas é o limite de seguidores por dia. 

Você pode seguir até 200 pessoas por dia, em média. Esse número não é divulgado oficialmente pelo Instagram.

Porém, é o número médio que muitos usuários relatam ter seguido sem qualquer problema aparente. Mas, tenha cuidado: você deve fazer isso aos poucos, com um limite máximo de 30 seguidores por minutos. 

Se extrapolar isso, o Instagram mostrará uma mensagem dizendo que você precisa esperar um pouco antes de retomar as atividades na rede. 

A insistência pode despertar desconfianças sobre o seu perfil ser um robô e levar ao bloqueio da página. 

 

E quantas pode deixar de seguir?

Também há um limite com relação ao número de pessoas que você deixa de seguir. Nesse caso, só é também possível deixar de seguir 200 perfis por dia. 

Da mesma forma, faça isso com calma, dando ao menos alguns segundos entre uma e outra ação para não despertar desconfianças. 

Qual o limite de seguidores no Instagram?

Não há um limite de seguidores que você pode ter no Instagram. Mas, há um limite de contas que você pode seguir. 

O Instagram permite que cada perfil siga no máximo outros 7.500 perfis.

Isso também faz parte de uma estratégia para conter as ações automatizadas. Afinal, tem muita gente que segue milhares de perfis no famoso esquema “follow to follow”, ou, “seguir para seguir”. 

Nesse caso, quando um usuário começa a te seguir, subentende-se que você vai retribuir o follow. É um jeito eficiente de ganhar seguidores – mas, não garante a interação em sua página. 

Porém, para que isso não ganhe proporções absurdas, o Instagram criou esse limite de seguidores, no caso limite para quantidade de páginas que você pode seguir. 

Qual o limite de seguidores que minha conta pode ter?

Com relação ao limite de seguidores que a sua conta pode ter, não se preocupe: esse é um dos poucos números ilimitados da rede social. 

Por isso mesmo vemos contas com números absurdos, como é o caso do perfil do próprio Instagram, que possui 386 milhões de seguidores, sendo a conta mais famosa do mundo. 

No Brasil, o perfil com mais seguidores em 2021 é o do Neymar Jr. O jogador possui mais de 150 milhões de fãs na rede social. Em seguida vem os perfis de Ronaldinho Gaúcho, com 58,2 milhões, e Anitta, com 55,3 milhões, fechando o pódio brasileiro de artistas mais famosos do insta.

Logo, como podemos ver, quanto mais seguidores, melhor!

Nova call to action

Ação bloqueada: o que isso significa?

Se você já tentou seguir ou deixar de seguir muitas pessoas em um mesmo dia talvez já tenha recebido essa mensagem de “ação bloqueada”. Mas, o que isso significa?

Isso significa justamente que você está executando ações repetidas muitas vezes seguidas. 

Com isso, o Instagram desconfia que sua conta possa estar usando spam para agir na rede social. Para tornar o ambiente mais saudável e justo para todos os criadores de conteúdo, o app bloqueia as ações temporariamente. 

Isso pode durar apenas alguns minutos ou até dias. Geralmente, o Instagram não informa em quanto tempo as coisas retornam ao normal para aqueles usuário. 

A dica aqui é: se você recebeu a notícia de bloqueio temporário deixe para acessar a sua conta de novo somente amanhã. Diminua as desconfianças do app sobre sua conta ser spam. 

Quando a sua conta for desbloqueada, tenha cuidado para não repetir as mesmas ações que levaram ao bloqueio. Se for seguir, comentar ou deixar de seguir os perfis, faça isso com o espaçamento de pelo menos alguns segundos entre um e outro.

Quantas hashtags posso usar por publicação?

Tão importante quanto saber sobre o limite de seguidores que você pode ter na rede social, ou quantas pessoas você pode seguir e deixar de seguir por lá, é conhecer o limite de hashtags. 

As hashtags são termos usados sempre após o jogo da velha (#) que servem como rastreador para um determinado tema. 

Por exemplo, se você buscar #cachorros, encontrará todas as fotos que foram postadas com essa mesma tag há pouco tempo. As tags têm alcance mundial, principalmente quando são utilizadas em inglês.  

Portanto, elas servem como um importante impulsionador para que a sua publicação ganhe mais visualizações. Mas, há um limite de hashtags que podem ser usadas, também. Veja quais são os limites:

  • Para as publicações: 30 hashtags;
  • Em um mesmo comentário: 30 hashtags;
  • Nos stories: 10 hashtags. 

No entanto, isso não significa que você precisa sempre usar essas quantidades máximas.

Assim como há um limite de seguidores apenas para tornar o ambiente mais seguro e justo, as tags também têm limites para não poluírem demais a rede. 

Escolhendo bem os termos que você vai taguear em sua foto pode ser que 10 ou 15 “#” sejam suficientes para divulgar bastante a sua publicação e aumentar a visualização de seu post. 

E sobre comentários: qual o número limite?

Em agosto de 2020 vimos algo bem curioso acontecer a um dos artistas mais famosos do Brasil. O ator Antônio Fagundes explicou que foi bloqueado no Instagram após responder mais de 4 mil emojis aos seus fãs em comentários em uma foto. 

Isso aconteceu justamente porque o ator, em um ato muito gentil, decidiu retribuir o carinho do público. Porém, o Instagram não discrimina isso. 

Como Antônio Fagundes respondeu muitos comentários rapidamente, o app entendeu aquilo como uma ação suspeita. Mas, isso não acontece só com celebridades, não! Pode acontecer com a sua conta também. 

O limite médio aconselhável é de 60 comentários por hora. Além disso, existem outras dicas que você deve considerar para não ser bloqueado pelos comentários que faz:

  • Jamais use palavrões ou palavras ofensivas nos comentários (mesmo que de brincadeira, com um amigo ou de forma irônica). O algoritmo não diferencia intenção. 
  • Não repita o mesmo comentário várias vezes seguidas em um período curto;
  • Não responda várias vezes coisas que não tem relação com a publicação.

Essas são algumas das ações que você pode adotar para ter cuidado na hora de comentar nas fotos de seus colegas, amigos e familiares. Assim você evita problemas com bloqueios na rede. 

Confere Shop loja online grátis

O que fazer se for bloqueado pelo Instagram?

Se mesmo seguindo o limite de seguidores, cuidando do linguajar e dos comentários você foi bloqueado, não entre em desespero. 

A melhor coisa a fazer nesse caso é “sair do radar” da rede social. Para isso, suspenda as suas atividades pelo prazo médio de 72 horas. Só depois desse tempo você deve retomar as suas ações. 

Se mesmo assim não conseguir usar algum recurso, ou se sentir que o seu bloqueio foi injusto, você pode pedir auxílio ao suporte do Instagram. O passo a passo é:

  • 1. Acesse a sua conta e procure pela opção de configurações;
  • 2. Em seguida clique em “Ajuda”;
  • 3. Agora vá em “Relatar um problema”;
  • 4. Descreva o seu problema detalhadamente. Quanto mais preciso você for, maiores as chances de obter um retorno favorável. Se tiver algum print referente ao caso, utilize-o;
  • 5. Envie a sua solicitação.

Feito isso é só aguardar um retorno. Mas, lembre-se que o Instagram recebe milhares de solicitações de ajuda todos os dias. 

Portanto, pode levar algum tempo até que o seu pedido seja realmente verificado. 

Dicas para evitar punições

Você já sabe qual é o limite de seguidores e de comentários e já entendeu mais ou menos como o Instagram funciona. Veja as principais dicas para evitar punições nessa rede social:

  • Evite ações repetidas em um curto período de tempo;
  • Não siga ou deixe de seguir muitos perfis no mesmo dia;
  • Não poste conteúdo ofensivo ou contendo nudez;
  • Não use palavrões;
  • Não mencione perfis que não seguem a sua conta;
  • Evite utilizar sites que automatizam e aumentam o número de seguidores, likes e comentários. 

No mais, tenha responsabilidade e cuidado ao usar a sua rede social. Afinal, ela pode ser uma excelente vitrine para o seu trabalho

Ganhe seguidores de forma orgânica

O Instagram se tornou uma das redes sociais mais importantes do planeta. Não é para menos! Milhões de usuários acessam o aplicativo todos os dias e passam horas conectados a ele. 

Pode parecer chatice, mas as normas e termos criados pelo Instagram servem justamente para manter a rede mais saudável e segura para todos. E, na verdade, ainda há muito o que melhorar!

A nós cabe apenas usar o serviço com parcimônia e responsabilidade, prezando sempre pelo bem-estar de todos. 

Seja o limite de seguidores ou qualquer outra regra imposta, se mantenha atualizado e evite infrações para não correr o risco de perder o seu perfil.

Aliás, como citado acima, um dos números do Instagram que são ilimitados é o de seguidores. Como é extremamente não recomendado comprar seguidores, é possível ganhar vários de forma orgânica!

Conheça 13 estratégias para conquistar seguidores no Instagram!

New call-to-action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.