Linktree: o que é e como colocar o link na bio do Instagram?

Por Miriam Barros

O Linktree é uma ferramenta que todo lojista que possui canais de venda online e deseja divulgá-los na bio do Instagram precisa conhecer.

Muitas lojas atualmente contam com mais de um canal como parte de sua estratégia comercial na web. 

Este é um modo de ter presença online, oferecer mais pontos de contato com seus clientes e expandir a marca.

Mas, para isso, é importante criar uma gestão organizada de seus canais digitais, com ferramentas que permitam incluir todas as páginas em único endereço. 

Entretanto, ao usar redes como o Instagram, muitos lojistas se deparam com uma limitação: a impossibilidade de colocar mais de um link na bio.

Depois de ler este artigo, você vai ver que este é um problema fácil de superado, pois apresentamos como utilizar o Linktree na bio do seu Instagram.

Vamos lá?

Habilitar sacolinha do instagram

Por que vender pelo Instagram?

As redes sociais são um importante canal de relacionamento diante das mudanças impulsionadas pelo ambiente digital e por novas modalidades de vendas, inclusive, via smartphones.

Os aparelhos móveis, vale reforçar, impactaram de forma única o varejo nacional e o mobile commerce, ou m-commerce, tornou-se um forte nicho.

Conceitualmente, se configura como mobile commerce quando todo o ciclo de venda é feito por um aparelho móvel, podendo ser um smartphone (celular) ou tablet.

O salto do m-commerce brasileiro se deu de 2015 para 2016, quando evoluiu de 41% para 71% o número de pessoas que compravam por smartphones.

Em 2019, o comércio mobile cresceu 85%, e no ano passado, deu mais um salto de 78%, conquistando um faturamento de R$ 45,9 bilhões.

E as redes sociais são importantes vetores deste crescimento. Segundo estudo do CETIC.BR, 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online. 

Sob este viés, o Instagram se destaca nessa porcentagem, ao liderar o comércio nas redes sociais, aplicativo, aliás, que nasceu para ser utilizado em smartphones.

Conforme dados divulgados pela plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras no Instagram e 90% dos perfis ativos seguem pelo menos um perfil profissional.

Com o surgimento do Instagram Shopping, claramente, estamos falando hoje da principal rede social para quem tem uma loja virtual.

Percebemos, portanto, que o Instagram se tornou um grande aliado de quem quer promover sua marca de forma amigável e, por que não, esteticamente bonita.

 

O que é Linktree e como colocá-lo na bio do Instagram?

Dentre as ferramentas essenciais para um e-commerce, é muito importante pensar em recursos que impulsionam seu posicionamento nas redes sociais.

No Instagram, há um desafio com o compartilhamento de links que poderiam levar os usuários da rede a sua loja ou demais canais de comunicação.

Isso porque a rede social permite um único link na bio. Isso é uma limitação para lojas disponibilizarem seu site, WhatsApp e outros canais de contato. Para te ajudar com isso, o Linktree é uma excelente opção. 

Como o próprio nome já indica, a plataforma cria uma “árvore de links”, que reúne os seus principais endereços na web.

Ele permite a disponibilização de vários links, na qual você pode inserir o nome, imagens e ícones.

Criando, assim, uma landing page (página de destino), que pode ser disponibilizada na bio das suas redes sociais e e-mails para facilitar o contato com leads e clientes. 

 

Como criar um Linktree?

O Linktree é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar. Após acessar seu site, você verá uma página para fazer um cadastro ou entrar com uma conta já existente.

Além disso, é possível customizar a página com cores que se comunicam com o branding do seu e-commerce.

A ferramenta possui versão paga e versão gratuita. Apesar da versão grátis possuir menos funções, ela ainda entrega um ótimo resultado.

A diferença entre elas é que na versão paga, você pode visualizar uma aba de analytics.

Nela, você consegue entender melhor o comportamento dos consumidores, o rankeamento de seus endereços e quais links foram mais acessados.

Além disso, é possível adicionar mais links e mais possibilidades de personalização.

Continuando, após entrar no site e clicar em “começar gratuitamente”, aparecerá uma página para registro.

A primeira opção a ser preenchida é o endereço do Linktree. Por exemplo Linktr.ee/loja.virtual.

Os outros campos são para e-mail e senha.

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Como usar o Linktree?

Com a conta criada, as próximas etapas consistem em colocar os links de seu negócio, seguido do nome que aparecerá para as pessoas.

Exemplificando: caso coloque o link da sua loja, você pode nomear o botão com “Loja” ou como preferir.

Ao preencher um campo com url e título, há opções de agendar o aparecimento de um link na página, colocar fotos, priorizar link, apagar e mover na ordem preferida.

Ao criar um novo link, lembre-se de atualizar seu perfil, pois a página deve mostrar uma foto e o nome que será público.

Além destas funcionalidades, o Linktree oferece recursos de “aparência” e “configurações”. Em aparência, você pode personalizar cores e fundos estampados.

Por fim, após personalizar sua conta, basta clicar em “compartilhar”. Com essa ação, aparecerá uma nova aba com as opções: 

  • Adicionar a rede sociais;
  • Compartilhar com suas conexões;
  • Criar um QR code com o Linktree;
  • Copiar o link do seu Linktree.

A opção mais fácil é copiar o link e adicioná-lo nos locais desejados, como e-mail, sites, Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros canais.

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Outras ferramentas de geração de links

Para apoiar o uso do Linktree, podemos usar algumas outras ferramentas, principalmente para canais como o WhatsApp, que não possui url.

Pensando nisso, listamos abaixo três ferramentas que você pode utilizar para geração e personalização de links. Dê uma olhada!

 

Bit.ly

O Bit.ly é uma ferramenta de personalização de URL. Ela encurta os links HTTP facilitando sua publicação e acesso.

Os links que possuem um caminho muito grande, podem ficar menores em um formato aleatório ou renomeado como se desejar.

Personalizar um link é outra ótima forma de se destacar nas redes sociais, isso porque a postagem fica visualmente mais legível e atraente.

Além disso, o Bit.ly também oferece estatísticas que rastreiam qual de seus links teve mais acesso. 

 

Gerador de Link para WhatsApp

Também para facilitar o contato com seus clientes, essa ferramenta cria um link que os direciona para uma conversa com você no WhatsApp.

Disponível em vários portais, basta adicionar seu número e colocar ou não uma mensagem. 

Quando este link for acessado, uma janela de conversa será aberta com o texto que você padronizou.

Dessa forma, para os leads entrarem em contato com você, não será mais necessário anotar o número e salvar depois no telefone. 

Esse processo é moroso, e muitos clientes desistem no meio de uma jornada de compra.

Com o link de seu contato no WhatsApp, disponibilize-o em seu Linktr.ee e o divulgue em suas redes sociais!

 

Ow.ly

Semelhante ao Bit.ly, o Ow.ly é uma ferramenta do Hootsuite para encurtar links que pode deixar a aparência de seus canais mais agradável.

Disponível em versão paga ou gratuita, é uma ótima opção para agilizar o compartilhamento de seus canais de venda no Linktree e divulgá-los na bio do Instagram.

Bônus: como organizar o Instagram para vender mais!

Antes de finalizarmos, separamos algumas dicas de organização para seu Instagram. Confiram!

 

#1. O título de sua conta

Antes de mais nada, o nome do Instagram deve ser o nome da sua empresa. Esse é o primeiro passo para organizar sua conta e ser encontrado. 

Se o usuário com nome de seu negócio já existir, tente criar um que ainda contenha o nome da sua empresa, mas que seja simples.

 

#2. A importância das legendas

Procure também escrever legendas claras nas suas publicações. 

Se for alguma ação de marketing, escreva claramente o intuito da campanha em formato de CTA (Call to action), exemplo: “Envie uma mensagem!”, ou “Visite nosso link na Bio”. 

Se seu intuito é gerar engajamento, faça perguntas e peça para que seus seguidores respondam nos comentários. Assim, seu post ganha mais interações!

 

#3. Organizando a Bio

Sua bio também deve ser direta: descreva o seu negócio e o seu diferencial, além de suas formas de entrega

Organize a bio em texto ou lista (bullets) e não esqueça de inserir um link da sua loja no fim!

 

#4. Hashtags e destaques

Utilize hashtags nas suas publicações, que tenham a ver com o seu negócio! Isso vai fazer com que seu conteúdo chegue às pessoas que seguem essas mesmas hashtags.

Crie bons destaques em seus stories! Faça uma capa padrão para eles e deixe em destaque as informações mais importantes do seu negócio

Você pode criar destaques que esclareçam as principais dúvidas dos seus clientes. Para criar as imagens, você pode utilizar o Canva!

 

#5. Instagram Shopping

O Instagram conta com uma loja virtual para que sua empresa possa vender e expor seus produtos para todos os usuários da rede. 

Também conhecido como Instagram Shopping, a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020.

E, por sua vez, o Instagram Shopping tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

Para configurar o Instagram Shopping, você precisará: 

  • Conectar sua conta comercial com uma página do Facebook
  • Importar um catálogo de produtos;
  • Enviar sua conta para análise do Instagram;
  • Ativar o recurso de compras na rede.

 

Conclusão: Linktree na sua estratégia de vendas no Instagram

O Instagram é um ótimo canal de comunicação e interação com clientes, além de promover boas vendas.

E, por isso, organizar seus canais de forma clara e objetiva faz-se necessário para não perder as chances de conquistar mais clientes.

Além disso, seu posicionamento nas redes sociais precisa ser otimizado, bem como, a utilização de outros canais de vendas e atendimento ao cliente.

Nessa perspectiva, o Linktree é uma ótima opção para organizar os links dos seus canais em uma página, disponibilizando, assim, uma bio de Instagram atraente para seus clientes.

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Este texto foi escrito por João Barros.