Linktree: o que é e como colocar o link na bio do Instagram?

Por Miriam Barros

O Linktree é uma ferramenta que todo lojista que possui canais de venda online e deseja divulgá-los na bio do Instagram precisa conhecer.

Muitas lojas atualmente contam com mais de um canal como parte de sua estratégia comercial na web. 

Este é um modo de ter presença online, oferecer mais pontos de contato com seus clientes e expandir a marca.

Mas, para isso, é importante criar uma gestão organizada de seus canais digitais, com ferramentas que permitam incluir todas as páginas em único endereço. 

Entretanto, ao usar redes como o Instagram, muitos lojistas se deparam com uma limitação: a impossibilidade de colocar mais de um link na bio.

Depois de ler este artigo, você vai ver que este é um problema fácil de superado, pois apresentamos como utilizar o Linktree na bio do seu Instagram.

Vamos lá?

Por que vender pelo Instagram?

As redes sociais são um importante canal de relacionamento diante das mudanças impulsionadas pelo ambiente digital e por novas modalidades de vendas, inclusive, via smartphones.

Os aparelhos móveis, vale reforçar, impactaram de forma única o varejo nacional e o mobile commerce, ou m-commerce, tornou-se um forte nicho.

Conceitualmente, se configura como mobile commerce quando todo o ciclo de venda é feito por um aparelho móvel, podendo ser um smartphone (celular) ou tablet.

O salto do m-commerce brasileiro se deu de 2015 para 2016, quando evoluiu de 41% para 71% o número de pessoas que compravam por smartphones.

Em 2019, o comércio mobile cresceu 85%, e no ano passado, deu mais um salto de 78%, conquistando um faturamento de R$ 45,9 bilhões.

E as redes sociais são importantes vetores deste crescimento. Segundo estudo do CETIC.BR, 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online. 

Sob este viés, o Instagram se destaca nessa porcentagem, ao liderar o comércio nas redes sociais, aplicativo, aliás, que nasceu para ser utilizado em smartphones.

Conforme dados divulgados pela plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras no Instagram e 90% dos perfis ativos seguem pelo menos um perfil profissional.

Com o surgimento do Instagram Shopping, claramente, estamos falando hoje da principal rede social para quem tem uma loja virtual.

Percebemos, portanto, que o Instagram se tornou um grande aliado de quem quer promover sua marca de forma amigável e, por que não, esteticamente bonita.

 

O que é Linktree e como colocá-lo na bio do Instagram?

Dentre as ferramentas essenciais para um e-commerce, é muito importante pensar em recursos que impulsionam seu posicionamento nas redes sociais.

No Instagram, há um desafio com o compartilhamento de links que poderiam levar os usuários da rede a sua loja ou demais canais de comunicação.

Isso porque a rede social permite um único link na bio. Isso é uma limitação para lojas disponibilizarem seu site, WhatsApp e outros canais de contato. Para te ajudar com isso, o Linktree é uma excelente opção. 

Como o próprio nome já indica, a plataforma cria uma “árvore de links”, que reúne os seus principais endereços na web.

Ele permite a disponibilização de vários links, na qual você pode inserir o nome, imagens e ícones.

Criando, assim, uma landing page (página de destino), que pode ser disponibilizada na bio das suas redes sociais e e-mails para facilitar o contato com leads e clientes. 

 

Como criar um Linktree?

O Linktree é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar. Após acessar seu site, você verá uma página para fazer um cadastro ou entrar com uma conta já existente.

Além disso, é possível customizar a página com cores que se comunicam com o branding do seu e-commerce.

A ferramenta possui versão paga e versão gratuita. Apesar da versão grátis possuir menos funções, ela ainda entrega um ótimo resultado.

A diferença entre elas é que na versão paga, você pode visualizar uma aba de analytics.

Nela, você consegue entender melhor o comportamento dos consumidores, o rankeamento de seus endereços e quais links foram mais acessados.

Além disso, é possível adicionar mais links e mais possibilidades de personalização.

Continuando, após entrar no site e clicar em “começar gratuitamente”, aparecerá uma página para registro.

A primeira opção a ser preenchida é o endereço do Linktree. Por exemplo Linktr.ee/loja.virtual.

Os outros campos são para e-mail e senha.

Como usar o Linktree?

Com a conta criada, as próximas etapas consistem em colocar os links de seu negócio, seguido do nome que aparecerá para as pessoas.

Exemplificando: caso coloque o link da sua loja, você pode nomear o botão com “Loja” ou como preferir.

Ao preencher um campo com url e título, há opções de agendar o aparecimento de um link na página, colocar fotos, priorizar link, apagar e mover na ordem preferida.

Ao criar um novo link, lembre-se de atualizar seu perfil, pois a página deve mostrar uma foto e o nome que será público.

Além destas funcionalidades, o Linktree oferece recursos de “aparência” e “configurações”. Em aparência, você pode personalizar cores e fundos estampados.

Por fim, após personalizar sua conta, basta clicar em “compartilhar”. Com essa ação, aparecerá uma nova aba com as opções: 

  • Adicionar a rede sociais;
  • Compartilhar com suas conexões;
  • Criar um QR code com o Linktree;
  • Copiar o link do seu Linktree.

A opção mais fácil é copiar o link e adicioná-lo nos locais desejados, como e-mail, sites, Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros canais.

Outras ferramentas de geração de links

Para apoiar o uso do Linktree, podemos usar algumas outras ferramentas, principalmente para canais como o WhatsApp, que não possui url.

Pensando nisso, listamos abaixo três ferramentas que você pode utilizar para geração e personalização de links. Dê uma olhada!

 

Bit.ly

O Bit.ly é uma ferramenta de personalização de URL. Ela encurta os links HTTP facilitando sua publicação e acesso.

Os links que possuem um caminho muito grande, podem ficar menores em um formato aleatório ou renomeado como se desejar.

Personalizar um link é outra ótima forma de se destacar nas redes sociais, isso porque a postagem fica visualmente mais legível e atraente.

Além disso, o Bit.ly também oferece estatísticas que rastreiam qual de seus links teve mais acesso. 

 

Gerador de Link para WhatsApp

Também para facilitar o contato com seus clientes, essa ferramenta cria um link que os direciona para uma conversa com você no WhatsApp.

Disponível em vários portais, basta adicionar seu número e colocar ou não uma mensagem. 

Quando este link for acessado, uma janela de conversa será aberta com o texto que você padronizou.

Dessa forma, para os leads entrarem em contato com você, não será mais necessário anotar o número e salvar depois no telefone. 

Esse processo é moroso, e muitos clientes desistem no meio de uma jornada de compra.

Com o link de seu contato no WhatsApp, disponibilize-o em seu Linktr.ee e o divulgue em suas redes sociais!

 

Ow.ly

Semelhante ao Bit.ly, o Ow.ly é uma ferramenta do Hootsuite para encurtar links que pode deixar a aparência de seus canais mais agradável.

Disponível em versão paga ou gratuita, é uma ótima opção para agilizar o compartilhamento de seus canais de venda no Linktree e divulgá-los na bio do Instagram.

Bônus: como organizar o Instagram para vender mais!

Antes de finalizarmos, separamos algumas dicas de organização para seu Instagram. Confiram!

 

#1. O título de sua conta

Antes de mais nada, o nome do Instagram deve ser o nome da sua empresa. Esse é o primeiro passo para organizar sua conta e ser encontrado. 

Se o usuário com nome de seu negócio já existir, tente criar um que ainda contenha o nome da sua empresa, mas que seja simples.

 

#2. A importância das legendas

Procure também escrever legendas claras nas suas publicações. 

Se for alguma ação de marketing, escreva claramente o intuito da campanha em formato de CTA (Call to action), exemplo: “Envie uma mensagem!”, ou “Visite nosso link na Bio”. 

Se seu intuito é gerar engajamento, faça perguntas e peça para que seus seguidores respondam nos comentários. Assim, seu post ganha mais interações!

 

#3. Organizando a Bio

Sua bio também deve ser direta: descreva o seu negócio e o seu diferencial, além de suas formas de entrega

Organize a bio em texto ou lista (bullets) e não esqueça de inserir um link da sua loja no fim!

 

#4. Hashtags e destaques

Utilize hashtags nas suas publicações, que tenham a ver com o seu negócio! Isso vai fazer com que seu conteúdo chegue às pessoas que seguem essas mesmas hashtags.

Crie bons destaques em seus stories! Faça uma capa padrão para eles e deixe em destaque as informações mais importantes do seu negócio

Você pode criar destaques que esclareçam as principais dúvidas dos seus clientes. Para criar as imagens, você pode utilizar o Canva!

 

#5. Instagram Shopping

O Instagram conta com uma loja virtual para que sua empresa possa vender e expor seus produtos para todos os usuários da rede. 

Também conhecido como Instagram Shopping, a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020.

E, por sua vez, o Instagram Shopping tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

Para configurar o Instagram Shopping, você precisará: 

  • Conectar sua conta comercial com uma página do Facebook
  • Importar um catálogo de produtos;
  • Enviar sua conta para análise do Instagram;
  • Ativar o recurso de compras na rede.

 

Conclusão: Linktree na sua estratégia de vendas no Instagram

O Instagram é um ótimo canal de comunicação e interação com clientes, além de promover boas vendas.

E, por isso, organizar seus canais de forma clara e objetiva faz-se necessário para não perder as chances de conquistar mais clientes.

Além disso, seu posicionamento nas redes sociais precisa ser otimizado, bem como, a utilização de outros canais de vendas e atendimento ao cliente.

Nessa perspectiva, o Linktree é uma ótima opção para organizar os links dos seus canais em uma página, disponibilizando, assim, uma bio de Instagram atraente para seus clientes.

Este texto foi escrito por João Barros.