Loja física x loja virtual: saiba em qual investir

Por Miriam Barros

O número de e-commerce aumenta a cada dia no Brasil. Segundo o Paypal e Big Data Corp, o número de lojas virtuais criadas nos últimos obteve um crescimento de 21,5%.

Diante do notável avanço das lojas online, muitos lojistas que possuem espaços físicos ainda têm dúvidas sobre criar a sua própria loja virtual, ou se compensa realizar a migração para o universo da internet.

Afinal, os benefícios são vários. Além de uma loja virtual dispensar custos diversos com locação, também há como alcançar ampliar o seu público e concorrer com grandes players no mercado.

No entanto, decidir transferir o seu estabelecimento para uma loja online do zero pode ser mais complicado do que parece. É importante pesquisar e planejar a fundo sobre a viabilidade do mercado, e se realmente vale a pena realizar a migração.

Especialmente se você vende produtos mais específicos, como um isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo, é necessário fazer perguntas como: há uma boa concentração de leads no canal de vendas? Quais serão as campanhas utilizadas? Quais serão as taxas e custos de manutenção? Entre outros aspectos.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo mostrando as principais vantagens entre uma loja física e uma loja virtual. A partir disso, você pode ter uma clara tomada de decisão sobre o que fazer com seu estabelecimento! Está preparado?

New call-to-action

Vantagens de uma loja virtual

Veja abaixo quais são as principais vantagens de implementar uma loja virtual para o seu negócio:

 

Comodidade

Uma das primeiras vantagens de uma loja virtual é que, tanto o vendedor quando o comprador podem ter mais comodidades para realizar a transação de venda e compra.

Trabalhar no conforto do seu escritório em casa, assim como realizar uma compra em questão de minutos pela internet é muito mais prático. A partir disso, seu negócio consegue mais tempo e investimentos para realizar estratégias eficientes!

 

Alcance

Outra vantagem da loja virtual é que, a partir dela, você consegue atingir o Brasil e o mundo todo, enquanto em uma loja física, as opções de público são mais limitadas apenas aquela região.

 

Loja 24 horas

Se você é uma pessoa que apenas lembra de alguma coisa que precisa comprar em horários aleatórios, então sabe do que estamos falando.

Por isso, outra vantagem da loja virtual é que seus clientes poderão fazer compras a qualquer momento, sem se preocupar com horários.

Demonstração Confere

Vantagens de uma loja física

Agora que você já sabe as vantagens de uma loja virtual, vamos entender quais os benefícios de ter um estabelecimento físico:

 

Boa experiência

Sabemos que uma das desvantagens da loja virtual é que não é possível estabelecer uma relação humana tão eficiente quanto a de uma loja física.

Quando a empresa está em um contato direto com o cliente, isso torna a experiência do mesmo mais completa.

Imagine que você queira comprar uma soleira de mármore: na loja física, é possível avaliar o tamanho do produto, material, toque, e ainda se tornar um cliente fidelizado da empresa e manter um melhor relacionamento e comunicação.

 

Entrega

Quando se trata de uma loja física, a entrega é um dos fatores que reinam entre os clientes! Se você quer realizar um serviço utilizando resina epóxi, e precisa do produto com urgência, sem dúvidas você irá até uma loja especializada, do que realizar a compra por uma loja virtual.

 

Negociação

Por fim, com uma loja física, a empresa também terá um leque muito maior de formas de negociar com o cliente, fazendo com que as chances de compra também sejam maiores! E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Queremos saber sua opinião!

Nova call to action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.