Loja física x loja virtual: saiba em qual investir

Por Miriam Barros

O número de e-commerce aumenta a cada dia no Brasil. Segundo o Paypal e Big Data Corp, o número de lojas virtuais criadas nos últimos obteve um crescimento de 21,5%.

Diante do notável avanço das lojas online, muitos lojistas que possuem espaços físicos ainda têm dúvidas sobre criar a sua própria loja virtual, ou se compensa realizar a migração para o universo da internet.

Afinal, os benefícios são vários. Além de uma loja virtual dispensar custos diversos com locação, também há como alcançar ampliar o seu público e concorrer com grandes players no mercado.

No entanto, decidir transferir o seu estabelecimento para uma loja online do zero pode ser mais complicado do que parece. É importante pesquisar e planejar a fundo sobre a viabilidade do mercado, e se realmente vale a pena realizar a migração.

Especialmente se você vende produtos mais específicos, como um isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo, é necessário fazer perguntas como: há uma boa concentração de leads no canal de vendas? Quais serão as campanhas utilizadas? Quais serão as taxas e custos de manutenção? Entre outros aspectos.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo mostrando as principais vantagens entre uma loja física e uma loja virtual. A partir disso, você pode ter uma clara tomada de decisão sobre o que fazer com seu estabelecimento! Está preparado?

New call-to-action

Vantagens de uma loja virtual

Veja abaixo quais são as principais vantagens de implementar uma loja virtual para o seu negócio:

 

Comodidade

Uma das primeiras vantagens de uma loja virtual é que, tanto o vendedor quando o comprador podem ter mais comodidades para realizar a transação de venda e compra.

Trabalhar no conforto do seu escritório em casa, assim como realizar uma compra em questão de minutos pela internet é muito mais prático. A partir disso, seu negócio consegue mais tempo e investimentos para realizar estratégias eficientes!

 

Alcance

Outra vantagem da loja virtual é que, a partir dela, você consegue atingir o Brasil e o mundo todo, enquanto em uma loja física, as opções de público são mais limitadas apenas aquela região.

 

Loja 24 horas

Se você é uma pessoa que apenas lembra de alguma coisa que precisa comprar em horários aleatórios, então sabe do que estamos falando.

Por isso, outra vantagem da loja virtual é que seus clientes poderão fazer compras a qualquer momento, sem se preocupar com horários.

New call-to-action

Vantagens de uma loja física

Agora que você já sabe as vantagens de uma loja virtual, vamos entender quais os benefícios de ter um estabelecimento físico:

 

Boa experiência

Sabemos que uma das desvantagens da loja virtual é que não é possível estabelecer uma relação humana tão eficiente quanto a de uma loja física.

Quando a empresa está em um contato direto com o cliente, isso torna a experiência do mesmo mais completa.

Imagine que você queira comprar uma soleira de mármore: na loja física, é possível avaliar o tamanho do produto, material, toque, e ainda se tornar um cliente fidelizado da empresa e manter um melhor relacionamento e comunicação.

 

Entrega

Quando se trata de uma loja física, a entrega é um dos fatores que reinam entre os clientes! Se você quer realizar um serviço utilizando resina epóxi, e precisa do produto com urgência, sem dúvidas você irá até uma loja especializada, do que realizar a compra por uma loja virtual.

 

Negociação

Por fim, com uma loja física, a empresa também terá um leque muito maior de formas de negociar com o cliente, fazendo com que as chances de compra também sejam maiores! E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Queremos saber sua opinião!

Fluxo de Caixa Grátis

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.