Por que ter uma loja online? Veja as vantagens de vender pela internet

Por Miriam Barros

Se quer saber por que ter uma loja online, vamos explicar todos os detalhes das vantagens de migrar para o mundo digital.

Muitas lojas já estão saindo das ruas e indo para a internet. Como clientes, já sabemos da comodidade que temos hoje de fazer compras online. 

Mas e para a loja? Quais são as vantagens de mudar para o ambiente virtual? 

Afinal, por que ter uma loja online? Em muitos setores, a internet tornou- se o veículo principal de compra e venda e prestação de serviços.

As pessoas hoje em dia não vivem mais sem ter acesso diário a redes sociais e ferramentas online de todos os tipos. No mundo dos negócios não é diferente. 

Descubra neste texto 7 motivos para ter a sua loja online e mais 4 dicas para ter sucesso com a sua loja!

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Por que ter uma loja online? 

Como dissemos no início, as empresas que não estão no mundo virtual perdem a oportunidade de conectar-se com clientes que preferem a comodidade das compras online. 

Além disso, existem outros diversos benefícios para sua loja marcar presença na internet. Veja quais são:

 

  • 1. Sua loja estará aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana

Uma das maiores vantagens de ter a sua loja em um ambiente online é que a internet nunca dorme! O site da sua loja pode funcionar a qualquer hora, mesmo fora dos horários comerciais. 

Já pensou em realizar vendas depois da meia-noite? Na grande maioria dos casos, é inviável para uma loja física.

Imagine o cenário: um possível cliente está procurando por um produto que você vende fora do horário comercial. 

Caso a sua loja não esteja online, o cliente terá que esperar até o dia seguinte para comprar. Mas se a sua loja já estivesse online, seu cliente poderia fazer a transação naquele momento. 

Mesmo com a loja física fechada, é mais uma venda realizada.

 

  • 2. Você pode vender muito mais

E claro, se você não se preocupa com o horário de funcionamento.

Muitos clientes levam em consideração o tempo gasto para ir a uma loja física ou a dificuldade de sair de casa. Procurando os produtos pelo celular e sentados no sofá, comprar é mais confortável para seus clientes.

Filas são outro problema que lojas físicas enfrentam que lojas online não precisam se preocupar. 

Pela internet, as transações são mais rápidas, eliminando a espera e a demora de se vender. Imagine quantas pessoas podem realizar uma compra em uma loja física ao mesmo tempo. 

Agora imagine quantas pessoas podem realizar essa mesma transação pela internet simultaneamente! Aproveite para ler este artigo para ver como você pode aumentar as vendas em uma loja online.

 

  • 3. Seus clientes estão no mundo digital

Por que ter uma loja online? Porque nem todo mundo está passando pela rua em frente a sua loja e entrando para ver os produtos. 

Mas hoje em dia todo mundo está conectado na internet, inclusive seus clientes. Todos temos smartphones e já é hábito de muita gente procurar o produto online antes mesmo de decidir se vai ou não comprar. 

Ter a sua loja online trará clientes que são de outra cidade, de outro estado, que não conhecem a sua loja pessoalmente. 

Seus clientes podem encontrar e comprar da sua loja com muito mais facilidade. Tudo o que o seu cliente precisa é o que ele provavelmente já tem: acesso à internet. Tudo o que você precisa é ter a sua presença online para que ele te encontre.

 

  • 4. Custo de manutenção baixo

Com a sua loja na internet, muitos dos custos de uma loja na rua não fazem sentido. 

Isso porque ter uma loja online elimina todos os custos associados a uma loja física. Contas de aluguel do ponto comercial, por exemplo. 

Ou o gasto com funcionários de diversos setores da loja, como caixas e seguranças. Pense nos impostos pagos em um ponto comercial. Tudo isso é dinheiro que você poderia usar para fazer a sua loja crescer.

 

  • 5. Mais fácil de gerenciar seu estoque

Gerenciamento de estoque em algumas lojas pode ser um gasto enorme, demandando muito tempo e esforço para gerenciar. 

Muitas vezes é preciso ter funcionários dedicados apenas à tarefa de manter o estoque organizado, e se não for feito direito pode se tornar uma dor de cabeça sem fim. Não é uma tarefa tão fácil gerenciar um estoque em uma loja física.

Mas em uma loja online, é realmente muito mais fácil! Isso porque o gerenciamento do estoque pode ser automatizado com ferramentas digitais. 

A contagem dos produtos é feita online, e você pode ver toda a situação do seu estoque em tempo real. 

 

  • 6. Flexibilidade para fazer seus horários

Se a sua loja está online, pode esquecer a rotina de abrir e fechar em um horário marcado todos os dias. 

O estabelecimento está aberto o dia todo, como dissemos. Em uma loja convencional, você tem que ter horários marcados para que ela funcione.

Isso significa que seu horário de trabalho pode ser o que você decidir! Trabalhar online é ter a liberdade de atender os seus clientes a qualquer momento. 

Para muita gente, isso já é a resposta de o porquê ter uma loja online. Não precisa mais se preocupar com o trânsito para chegar no trabalho ou acordar cedo demais para não perder o ônibus. 

Gastar mais tempo trabalhando para fazer vendas e conversar com os clientes. Menos tempo perdido cuidando de um espaço físico!

 

  • 7. Diversas opções para conversar com os clientes

Opções não faltam para comunicação pela internet. Desde aplicativos de mensagem instantânea a chamadas de vídeo. Qual for o jeito que você quiser conversar com o seu cliente, você consegue online. 

Se seu objetivo for convencer uma pessoa que um produto é bom, faça um vídeo e mande para ele! Ou troque mensagens em tempo real esclarecendo dúvidas e converta uma conversa em uma compra.

Os consumidores já estão acostumados a usar os meios de comunicação online para o dia a dia. É muito fácil conversar com qualquer pessoa hoje em dia, e seus clientes não são exceção. 

Desde aplicativos para celular, como Whatsapp, ou redes sociais como Instagram, e até mesmo a troca de e-mails são apenas algumas opções disponíveis de milhares. Se você quiser, pode até criar seu próprio bate-papo virtual na página da sua loja.

Você pode também falar com seus clientes indiretamente, postando vídeos em sites como o YouTube, mostrando os produtos e tirando dúvidas. O importante é que o cliente veja a sua marca e pense na sua loja na hora de fazer uma compra.

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Dicas para ter sucesso com sua loja!

Agora que você sabe por que ter uma loja online, deve ter se perguntado como se destacar em um ambiente tão competitivo, não é mesmo? 

É fato que as empresas estão cada vez mais atentas e dedicadas nesse ambiente. Por isso mostraremos a seguir algumas dicas para você ter sucesso com sua loja:

 

Esteja presente nas redes sociais

Para a sua loja online ter sucesso, é preciso que seus clientes pensem nela quando pensarem em comprar.

A criação de conteúdo nas redes sociais é uma forma de marketing muito eficaz, porque os seus clientes podem interagir diretamente com a sua marca. 

Fica mais fácil de saber o que os clientes gostam ou não, justamente por que o contato com os clientes é facilitado pelas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta que todo lojista deve usar para criar visibilidade. Interagir com os clientes pelas redes sociais é um atrativo para que eles voltem a comprar. Fotos bem-feitas com postagens chamativas atraem clientes novos, e valorizam seus produtos. 

Todos nós estamos nas redes sociais. Não deixe de colocar a sua loja lá também. Algumas redes facilitam ainda mais o processo de venda e divulgação do seu catálogo de produtos, como é o caso do Instagram, que oferece gratuitamente o recurso do Instagram Shopping.

O Instagram Shopping, ou sacolinha do Instagram, é uma funcionalidade que conecta o catálogo de produtos da sua loja virtual com a função de compras do Instagram.

Isso faz com que seus clientes vejam informações dos seus produtos e possam até mesmo serem levados para o seu site para, apenas, finalizar a compra. Gravamos um vídeo com o passo a passo bem mastigadinho de como fazer essa integração com uma loja virtual. É só dar o play:

 

 

Preste atenção no visual

Ter uma loja com um visual espetacular faz com que os clientes sintam vontade de visitar a página da loja e olhar os produtos. 

Uma loja bonita consegue converter visitas em compras, já uma loja com aparência desleixada não chama tanto a atenção. 

Conquiste seus clientes desde o primeiro momento. Uma primeira impressão de uma loja pode ser o necessário para convencer um cliente a fazer negócio com você a não com o concorrente.

Procure organizar o visual de um jeito que os clientes encontrem o que querem rapidamente. Facilite a praticidade, mas sem nunca esquecer da elegância. Um site mal-acabado ou feio pode tirar a confiança do cliente, e fazer você perder uma venda.

 

Não deixe faltar produtos no estoque

Devido à velocidade com que os produtos vendem, às vezes podemos nos perder na hora de gerenciar o estoque. 

E mesmo com a facilidade de fazer isso com ferramentas digitais a falta de produtos no estoque pode acontecer. Para o cliente isso pode ser frustrante e chato, mas para você é um prejuízo. 

Se programar para não deixar faltar estoque é fundamental!

 

Deixe o preço do frete mais competitivo

Muitos clientes podem querer fazer as suas compras de outra cidade ou estado e o frete pode ser o maior impedimento para que eles façam a compra. 

Quanto mais competitivo for o preço do frete para o seu cliente, melhor a loja em si será recebida. A escolha entre uma loja e outra para um cliente que mora longe muitas vezes é em função do valor do frete. 

Pagar menos no frete significa também que o cliente pode gastar mais no produto. Talvez até adicione mais itens no carrinho. 

A preocupação é que para o cliente o preço do frete é muitas vezes essencial. Dependendo do produto que você vende na sua loja online, o cliente pode achar que pagar um frete alto não compensa e cancelar toda a transação.

Agora você já sabe por que ter uma loja online é tão vantajoso. O mercado está ficando cada vez mais competitivo, mas com a ajuda da internet qualquer negócio tem potencial de crescer. É uma nova oportunidade para a sua loja ter mais sucesso. 

Não deixe de colocar a sua loja na rede! Quer saber como ter um frete mais competitivo? Então leia o texto com dicas importantes para deixar o preço do frete mais baixo!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.