Loja virtual x loja física conheça as vantagens e desvantagens

Por Miriam Barros

Com uma grande mudança no comportamento do consumidor, sendo que se percebeu uma migração das compras para o mundo virtual, muitos empresários passaram a se questionar sobre as principais vantagens e desvantagens de um negócio físico ou digital.

Antes de tomar qualquer decisão drástica é preciso avaliar uma série de fatores.

E caso você esteja cogitando mudar seu modelo de negócios, te convidamos a seguir a leitura deste artigo, pois iremos apresentar as principais diferenças entre loja virtual e física. Confira!

Habilitar sacolinha do instagram

Horários

Uma loja virtual pode permanecer aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desta forma, se o cliente resolver comprar uma bucha de nylon às 3 horas da manhã de domingo, ele não terá dificuldades.

Através de automações é possível, inclusive, contar com um atendente virtual que trabalha sem folgas e ajuda os clientes com dúvidas simples.

Obviamente o mesmo não é possível com uma estrutura física, que para se manter aberta constantemente teria que arcar com custos astronômicos em equipe e infraestrutura.

Custo

Há investimentos iniciais necessários para qualquer uma das modalidades. Na loja física há a preocupação com a obtenção do espaço que a loja irá ocupar, estrutura como móveis, fachada, iluminação e claro, equipe e equipamentos. 

Além de tudo isso, é preciso também investir na estrutura digital, afinal esta é a principal ferramenta de divulgação, mesmo para lojas físicas.

Neste ponto entram investimentos em desenvolvimento de identidade visual, criação de site, páginas nas redes sociais e tudo o mais que se fizer necessário.

Já para uma loja on-line todos os investimentos de estrutura física são eliminados, com exceção do estoque, se sua loja virtual for trabalhar com estoque próprio.

Então os investimentos estão mais relacionados com o desenvolvimento do site em si e nas estruturas necessárias para a venda on-line.

Confere Shop loja online grátis

Território

Lojas físicas tendem a ter seu alcance limitado à região em que se encontram, afinal, dificilmente uma pessoa se desloca por grandes distâncias para fazer compras. 

Por outro lado, uma loja virtual não tem limites geográficos, desde que invista em um bom sistema de logística é possível entregar a luva de vaqueta em todo território nacional ou até internacional.

Facilidade

É preciso ser realista e aceitar o fato de que cada vez mais as pessoas procuram praticidade no seu dia a dia. 

E não há sombra de dúvidas que nada vai superar a praticidade de quem senta no sofá da sala e pode pesquisar todas as informações necessárias para adquirir um pote biodegradável que atenda suas necessidades.

Experiência

Há as pessoas que valorizam muito experiências de compras e não trocam por nada o prazer de ir até uma loja, vestir as roupas ou ver os produtos fisicamente, ter a interação com os vendedores e tudo o que envolve a compra presencialmente.

Para essas pessoas, não haverá argumento suficiente que as convença a comprar online.

Velocidade

Por mais eficiente que seja a logística do e-commerce, não é possível competir com a velocidade de sair da loja com o produto em mãos.

Além disso, ainda há pessoas muito resistentes em relação à segurança do consumo on-line e preferem seguir nas lojas físicas.

É possível perceber que há potencial de público para ambos os modelos de negócio e o que mais importa é avaliar qual o perfil predominante dentro do público-alvo do seu negócio.

Além do mais, para aqueles que podem realizar este investimento, não é necessário fazer uma escolha, afinal há uma infinidade de empresas que adotam as duas modalidades simultaneamente.

Loja online gratuita Confere Shop

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.