O faturamento é o valor total gerado pela venda de bens ou serviços. Já o lucro, que normalmente é chamado de lucro líquido ou resultado final, é o valor do faturamento que permanece após a contabilização de todas as despesas, dívidas e custos operacionais.
Seja você um gestor de uma loja de roupas ou de uma empresa de insumos para cerveja, é fundamental saber tal diferença. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Principais pontos a serem destacados
- O faturamento, também conhecido como "vendas", não deduz quaisquer custos ou despesas associadas à operação do negócio;
- Embora o faturamento e o lucro se refiram ao dinheiro que uma empresa ganha, é possível que ela gere receita, mas tenha um prejuízo líquido.
Faturamento
Este termo costuma estar no topo da demonstração de resultados. O número do faturamento é a somatória que uma empresa gera antes que quaisquer despesas sejam subtraídas.
Por exemplo, o dinheiro que uma marca de elevador de carga ganha com a venda de seus produtos, antes de contabilizar a mão de obra, os gastos com materiais etc., é chamada de faturamento.
Lucro
O lucro tem esta terminologia quando aparece na demonstração do resultado.
Mas a maioria das pessoas, geralmente, conhece isso como resultado final.
Existem variações desta demonstração, que são utilizadas para analisar o desempenho da marca.
Mas existem outras margens de lucro. Por exemplo, o termo lucro pode surgir no contexto do lucro bruto e do lucro operacional.
Estas são as etapas que a separam do caminho para o lucro líquido.
O lucro bruto é a receita menos o custo dos produtos vendidos.
Esse valor inclui o custo dos materiais usados na criação dos produtos da empresa e os custos de mão de obra direta para produzi-los.
O lucro operacional é o lucro bruto menos todas as outras despesas fixas e variáveis associadas à operação do negócio, como aluguel, serviços públicos e folha de pagamento.
Assim como uma usinagem de precisão, a matemática aqui não pode ter erros.
Um pouco mais sobre o tema
O faturamento acumulado é igual à receita não realizada. A receita acumulada é a receita obtida por uma empresa pela entrega de bens ou serviços que ainda não foram pagos pelo cliente.
Aqui está um exemplo hipotético para demonstrar a receita acumulada.
Digamos que uma empresa venda chaveiros por R$ 5 cada. Para determinados clientes ela fatura as compras para 30 dias.
Então, como resultado, a receita será considerada receita acumulada até que a empresa receba o pagamento dos mesmos.
Receitas não adquiridas representam dinheiro pré-pago por um cliente por bens ou serviços que não foram entregues.
Se uma empresa exigir o pagamento antecipado de seus bens, ela reconhecerá a receita como não obtida e não reconhecerá a receita em sua demonstração do resultado até o período para o qual os bens ou serviços foram entregues.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.