Guia completo: máquina de cartão Santander

Por Camila Honda

O Santander, um dos bancos mais populares do país, tem investido em soluções de pagamentos para autônomos, MEIs, pequenas empresas e demais portes de companhias. Cada máquina de cartão do banco conta com diversos planos e funcionalidades para facilitar o fluxo de vendas.

A GetNet – empresa de tecnologia do grupo Santander que em 2019 estava entre as três maiores empresas de pagamentos eletrônicos no Brasil – é reconhecida como a 4ª maior adquirente na América Latina e 2ª maior empresa em número de transações pela internet.

Não apenas pela popularidade e abrangência nacional, a GetNet oferece soluções de pagamento em múltiplos meios, físico e digital (mobile e e-commerce), para pessoa física e jurídica.

Além disso, o Santander oferece uma estrutura online de serviços de acompanhamento e auxílio para os contratantes de seus serviços. 

Para isso, é disposto um serviço para apoiar a gestão dos negócios e canais de atendimento:

Mesmo diante das facilidades oferecidas pelo banco, a diversidade de modelos de maquininhas fez com que os clientes passassem a ter dúvidas em relação à eficácia e funcionalidade dos equipamentos.

Diante destes questionamentos, buscamos esclarecer as principais dúvidas em relação às maquininhas que estão fazendo o maior sucesso entre os lojistas.

Por que ter uma maquininha de cartão?

Nos últimos anos, presenciamos o crescimento expressivo do cartão no sistema financeiro, que virou um dos queridinhos do consumidor. 

Esse fenômeno estimulou o mercado com oportunidades de negócios e surgiram, consequentemente, várias maquininhas, operadoras e adquirentes.

Não há dúvidas, que os pagamentos por meio de cartões costumam trazer muitas vantagens aos consumidores e também para os próprios comerciantes.

Além da segurança, o cartão possui algumas vantagens que aliviam o bolso na hora da compra, incluindo a possibilidade de parcelamento e de condições interessantes de pagamento.

Fora isso, os cartões costumam fornecer bônus que podem ser revertidos em prêmios, milhas e viagens.

Por terem se tornado um dos meios favoritos para realizar pagamentos, aceitar cartões não é mais somente uma escolha, mas um passo essencial para negócios que desejam aumentar as vendas.

E isso é um fato que pode ser observado em pesquisas que constataram um aumento considerável na utilização de cartões, especialmente na função crédito e nas compras online. 

De acordo com o SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito para fazer compras.

Outra pesquisa recente mostra que 82% dos consumidores já escolhem o cartão como meio de pagamento para compras parceladas.

Mas esse não é o único dado que reforça a importância dos cartões para a sua loja. 

Em 2020, foi detectado um acréscimo de 12% e 26% no número de cartões de crédito e débito ativos no mercado.

Além disso, quando comparado a outros países da América Latina, o Brasil é a nação que mais usa o cartão de crédito, tanto em lojas físicas, como em e-commerces.

Mas, vale frisar que esse cenário ainda não aponta para um horizonte sem o dinheiro físico, em notas. Um estudo mostra que 71% dos pesquisados ainda preferem este meio de pagamento.

Apesar de ser uma grande parcela, o cartão não está tão longe. A função débito já representa 66% e o crédito 57% dentre os meios preferidos de pagamento

Ou seja: diversificação é a palavra da vez!

Coincidentemente, junto ao aumento do uso de cartões houve a expansão do comércio eletrônico e a digitalização dos serviços financeiros.

A transição entre comércio físico e eletrônico tem sido rápida. Em 2020, por exemplo, o e-commerce cresceu 75%, representando 11% das vendas do varejo brasileiro. 

Nesse sentido, contar com diferentes meios de pagamento é essencial para diferentes tipos de negócio.

Como escolher a maquininha ideal para o seu negócio?

Antes de adquirir sua maquininha, é preciso analisar as taxas que serão cobradas com base na quantidade de vendas, nas diferentes bandeiras e modalidades (crédito e débito).

Além disso, há o preço da aquisição do aparelho ou o pagamento de aluguel.

Pensando estrategicamente, caso sua necessidade seja momentânea, vale investir em um plano de maquininha de aluguel por este período. 

Mas fique atento e faça as contas anteriormente.

Outro dado importante que você precisa ter sobre o seu negócio é o fluxo de venda via cartão, ou seja, quantidade de transações realizadas.

Após coletar essas informações, se sua loja vender pouco no cartão, talvez compense investir numa máquina de custo mais barato, mesmo se sua taxa for maior – pese sempre o custo-benefício.

A bateria e tipo de conexão (Wi-Fi ou Chip) também devem ser analisadas.

Afinal de contas, não é somente a taxa cobrada que fará diferença no seu lucro e faturamento sobre a venda, mas também o tipo de funcionamento, características do aparelho, quantidade de transações via cartão, etc.

Se quiser mais dicas para escolher a maquininha ideal para o seu negócio, que tal conferir nosso ranking exclusivo antes de tomar sua decisão?

A Máquina de Cartão Santander GetNet é boa?

Moderna e simples, as máquinas de cartão de crédito do Santander são uma excelente opção para quem quer praticidade.

São diversos modelos existentes no mercado, para atender segmentos diferentes. Os interessados devem se informar para escolherem a melhor opção para o seu negócio.

Existem quatro modelos oferecidos pela Getnet: SuperGet com Chip + Wi-Fi; POS 3G + Wi-Fi; POS Digital; e SuperGet Renova.

As maquininhas têm frete grátis para todo o Brasil, não há taxa de adesão, já vem com chip e plano de dados gratuito e não precisa de celular.

A linha de maquininha também possui aplicativo para gerenciamento de vendas e é possível recarregar o celular com cartão pré-pago.

As especificidades são muitas, mas não se preocupe! Vamos destrinchar cada uma aqui nesse post, com o intuito de te fazer escolher a melhor opção de todas!

#ConfereAi <3

SuperGet com chip e Wi-Fi

Essa maquininha vem com duas opções de conectividade: com chip 3G + Wi-Fi. Ao optar por ela, a máquina é sua e você não precisa pagar mensalidade nem taxa de adesão caso fature a partir de R$ 499,00.

Por ser pequena e leve, ela é indicada para quem necessite de mobilidade, seja para ir até a mesa do cliente, seja para delivery.

De acordo com o site, a bateria da SuperGet com chip e Wi-Fi pode durar até 12 horas.

Este modelo também é indicado para empreendedores autônomos ou MEI.

Veja outras funções:

  • Pagamento por aproximação, QR Code.
  • São 6 bandeiras já habilitadas com expansões de até 30 diferentes.
  • Comprovante por SMS.
  • Manutenção grátis para sempre.
  • Chip 3G e plano de dados gratuitos.
  • Getpay link de pagamento sem mensalidade para vendas online.

SuperGet Renova

A SuperGet Renova é parecida com a SuperGet com bobina, quando comparamos suas funcionalidades.

Todavia, a Renova é uma maquininha feita com materiais reutilizados para diminuir o impacto no meio ambiente.

Por ser seminova, seu custo também é menor, uma vantagem para quem quer economizar e comprar produtos ecológicos.

Sua bateria realiza em média 450 transações por dia, segundo o site da empresa. Ademais, todas as suas outras características e funções incluem:

  • Tela Touchscreen intuitiva e bobina para impressão dos comprovantes.
  • Pagamento por aproximação, QR Code e PIX.
  • São 6 bandeiras já habilitadas com expansões de até 30 diferentes.
  • Reposição de bobina gratuita e automática.
  • Garantia de 12 meses e manutenção grátis.
  • Chip 3G e planos de dados gratuitos.
  • Getpay link de pagamento sem mensalidade para vendas online.

POS Digital

"Agilidade é anotar o pedido, enviar para a cozinha e imprimir a nota na mesa do seu bar ou restaurante". A chamada da máquina POS Digital da Getnet já deixa claro para que a máquina veio: praticidade e tecnologia facilitando ainda mais a vida do empreendedor.

A máquina possui impressora com bobina embutida para economia de espaço.

O sistema operacional do aparelho é o Android, o que facilita bastante o desenvolvimento de novos apps para a máquina. Através da loja de aplicativos, a GetStore, é possível expandir as funcionalidades dela com aplicativos exclusivos da Getnet.

Sua bateria é dupla, o que faz o aparelho funcionar por muito mais tempo!

A máquina possui sensor NFC, que aceita pagamento por aproximação, como o Santander Pass, Samsung Pay, Apple Pay e outros similares.

Além dessas funcionalidades, a máquina possui leitor de QR Code e código de barras, aumentando ainda mais a sua comodidade.

Sua conectividade é 3G e WiFi, garantindo a conexão do sistema e evitando a perda de vendas.

A máquina aceita os principais cartões do mercado!

Com ela, os lançamentos não são manuais, e os pedidos, pagamentos, emissão de Nota Fiscal, até a entrada no estoque ao fechamento do caixa. Tudo está integrado.

Para restaurante, a POS Digital permite que você:

  • Envie o pedido à cozinha automaticamente;
  • Gere identificador de mesa e comanda;
  • Feche a conta e emita NF-e na hora;
  • Divida a conta sem calculadora.

Já em eventos, você poderá:

  • Autenticar credenciais e ingressos via QR Code;
  • Recarregar cartões e pulseiras exclusivos para pagamentos;
  • Emitir fichas de consumo na hora e envie o pedido automaticamente;
  • Controlar as vendas que ocorrem no evento em tempo real.

Para postos de combustível, as funcionalidades são as seguintes:

  • Emissão da nota fiscal;
  • Integração a bomba e cobrança correta;
  • Emissão de comprovantes na janela do carro;
  • Venda de produtos da loja de conveniência na pista.

 

POS Digital 3G e Wi-Fi

A POS Digital 3G e Wi-Fi é a maquininha mais vendida da GetNet, e é a opção ideal para quem deseja mobilidade e o melhor sinal de internet possível.

Ela é sem fio e imprime comprovante de venda, e se você faturar a partir de R$ 999,00 o aluguel não será cobrado.

O aparelho aceita as principais bandeiras do mercado e não é necessário pagar taxa de adesão para adquiri-la.

Sua tela é touchscreen e a máquina também possui teclado, criando uma integração entre ambos os toques para uma experiência completa.

Suas outras características são:

  • Sem fio com duração de 12 horas de bateria.
  • Pagamento por aproximação, QR Code e PIX.
  • Venda recarga de celular e ganhe comissão.
  • Reposição de bobina gratuita e automática.
  • Manutenção grátis para sempre.
  • Chip 3G e plano de dados gratuitos.
  • Getpay link de pagamento sem mensalidade para vendas online.

Taxas

As taxas aplicadas são 1,85% nas compras à vista no débito (o valor é recebido em 1 dia), 3,99% em vendas à crédito. As taxas e prazos de recebimento de vouchers devem ser negociados diretamente com cada bandeira.

Todas as maquininhas possuem as mesmas taxas. São elas:

  • Débito: 1,89%
  • Crédito à vista: 3,99%

As taxas das vendas parceladas vão de 7,83% a 17,28%. Veja:

  • 2x - 7,83%
  • 3x - 8,77%
  • 4x - 9,72%
  • 5x - 10,66%
  • 6x - 11,61%
  • 7x - 12,55%
  • 8x - 13,50%
  • 9x - 14,44%
  • 10x - 15,39%
  • 11x - 16,33%
  • 12x - 17,28%

As bandeiras aceitas são: Visa, Mastercard, Elo e Hipercard no débito. Já no crédito, a American Express também é aceita.

Apesar da quantidade das bandeiras serem limitadas, as aceitas são as mais utilizadas do mercado.

Otimize sua gestão financeira com a Confere!

O recebimento via cartões de crédito e débito é fundamental e exige uma gestão financeira eficiente.

Pensando nisso, nós separamos algumas das ferramentas que a Confere te oferece para o controle otimizado de suas finanças.

 

Conciliação de cartões eficiente

Um dos erros mais recorrentes no controle financeiro é a falta de acompanhamento das taxas cobradas pelas operadoras de cartão

Muitos lojistas desconhecem ou não controlam o valor das taxas das transações por bandeira e operadora e acabam correndo riscos financeiros.

Uma maneira de driblar isso é com a automação de processos. Este é um passo importante para deixar as operações da sua empresa mais eficientes.

As planilhas manuais, no geral, são muito complexas e podem acabar virando um obstáculo para a sustentabilidade financeira do seu negócio.

Já a conciliação de cartões automatizada permite um controle minucioso de cada operação de pagamento realizada via cartão de crédito ou débito.

Dessa forma, será possível acompanhar as taxas cobradas pelas operadoras com precisão, dando uma visão clara de todas as entradas e saídas de caixa.

A Confere Cartões disponibiliza uma ferramenta completa que sincroniza diariamente todos os dados das suas máquinas.

Em um único lugar, é possível visualizar as informações de vendas com cartão de todas as suas máquinas e de todos os CNPJs.

Se você trabalha com uma, duas, três ou mais maquininhas, tudo bem! Nós centralizamos todas as informações de vendas na mesma plataforma.

Fora isso, pode-se cadastrar as taxas acordadas com cada operadora e automaticamente o sistema calcula se o valor aplicado está correto.

 

Fluxo de caixa conectado as máquinas de cartão 

Nossa ferramenta de fluxo de caixa se conecta diretamente com todas as suas maquininhas de cartão, atualizando diariamente os dados de todas as vendas.

Você também pode cadastrar lançamentos e categorizar cada entrada e/ou saída de forma simples, de acordo com a empresa.

Além disso, é possível filtrar períodos específicos para fazer análise de seu caixa e visualizar o fluxo de vendas e despesas por semana ou mês.

Ou seja: por meio dela, o controle de vendas parceladas será muito mais minucioso e, o melhor, automatizado!

Veja outras vantagens dessa ferramenta inovadora:

  • Controle seu fluxo de caixa com categorias próprias do seu negócio;
  • Acompanhe vendas e despesas administrando contas a pagar e receber;
  • Tenha a sinalização de quando cada parcela de venda vai cair na sua conta;
  • Aproveite também um fluxo de caixa com cálculo automático dos principais indicadores financeiros;
  • Conte com a centralização dos dados de todas as suas vendas em qualquer meio de pagamento.

Acompanhar corretamente os principais indicadores do seu negócio faz parte do conjunto de práticas de um bom controle financeiro.

A Confere calcula automaticamente esses indicadores para você pela ferramenta de fluxo de caixa. 

Assim, você saberá os resultados com vendas, custos variáveis, despesas fixas, investimentos operacionais e entradas e saídas não-operacionais. Um controle de toda a sua área financeira de modo simples e efetivo. 

As vendas também aparecem detalhadas com data, descrição, forma de pagamento, bandeira, tipo, quantidade de parcelas e valor total. 

Isso facilita a verificação uma por uma quando esses valores forem recebidos.

Você ainda pode cadastrar todas as suas contas a pagar e alterar seu status para acompanhar de perto se sua empresa está arcando com suas obrigações financeiras.

Conclusão

As maquininhas do Santander possuem funcionalidades para diversos tipos de comércios, atendendo delivery, restaurantes, postos de gasolina e até eventos.

Apesar de alguns modelos como a SuperGet com Chip + Wi-Fi e a POS 3G + Wi-Fi possuírem aluguel, há outras vantagens que conseguem balancear o custo.

As taxas de débito e crédito estão próximas à média geral de mercado – entretanto, existem aparelhos com as mesmas características e taxas menores, caso você esteja com orçamento mais apertado para investimentos.

Entretanto, como apontamos acima, por mais que este seja um ponto a pensar, não deve ser o único levado em consideração.

A escolha da máquina de cartão dependerá do tipo e da realidade de cada negócio. Portanto, faça um bom planejamento e veja se as soluções do Santander, da linha GetNet, são ideais para o seu negócio!



Este texto foi atualizado em março de 2022 por João Barros.