Marketing digital em tempos de crise: escolha o caminho certo

Por Miriam Barros

Já não é mais novidade que o marketing digital se tornou essencial no cotidiano das empresas. Por sua vez, ele se trata de um conjunto de estratégias de marketing aplicadas ao meios online.

Mais que uma evolução, o marketing digital já adaptou grande parte dos processos e fez com que os negócios tivessem mais oportunidades diante dos seus públicos.

E em tempos de crise, como o da pandemia causada pelo Covid-19, esse modelo de marketing se tornou ainda mais popular, mostrando às empresas que a reinvenção é realmente necessária.

Com o aumento do isolamento social e medidas para reduzir a aglomeração, as empresas de diversos segmentos, como construtoras, restaurantes, indústrias de esquadrias de alumínio, entre outras, começaram a investir no marketing digital para gerar resultados positivos, atrair novos clientes e manter o seu faturamento.

Isso mostra que, independente da situação, investir no marketing digital em tempos de crise é fundamental. E nos tópicos a seguir nós iremos trazer os maiores motivos que comprovam esse argumento. Continue nos acompanhando para saber mais!

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Qual é o papel do marketing digital em tempos de crise?

O marketing digital envolve muitas variáveis e se trata de estratégias muito versáteis. A partir dele, é possível definir e atualizar ações, desenvolver produtos e serviços, fortalecer a imagem da marca, gerar engajamento e relacionamento, nutrir consumidores, entre outros.

Resumindo, o papel do marketing é conduzir uma empresa ao longo de sua trajetória no mercado de forma positiva.

Seguindo essa informação, não há muito sentido em deixar de investir no marketing digital em tempos de crise, certo?

Especialmente diante da pandemia do novo coronavírus, o marketing utiliza de todos os dados e informações para que a empresa aja de forma mais rápida e racional possível.

A inovação também é agregada ao marketing, tendo em vista que muitas ações e estratégias possuem baixo custo, além de serem práticas e simplificadas.

Uma empresa que vende teclado de membrana pode utilizar o marketing digital para vender e divulgar seus produtos com mais facilidade, por exemplo.

Como trabalhar com o marketing digital em tempos de crise?

Não há uma regra universal para trabalhar com marketing digital em tempos de crise. Afinal isso, varia de acordo com cada negócio.

No entanto, a boa notícia é que existem algumas estratégias que são extremamente relevantes diante da pandemia no Cofid-19, e têm ajudado muitas empresas nos últimos momentos. Veja abaixo quais são elas:

 

  • Marketing de conteúdo: diz respeito à criação de conteúdos relevantes destinados a um público-alvo. Com a chegada da quarentena, cada vez mais pessoas têm procurado por informações sobre produtos e serviços na web, como cesta de natal, por exemplo.
  • Links patrocinados: os links patrocinados são anúncios do seu site/blog nos mecanismos de busca (como o Google ou Bing), ou em sites parceiros. É uma ótima alternativa para divulgar sua marca de forma rápida e eficaz.
  • Vendas em marketplaces: se trata da venda em sites intermediadores de compras e vendas, como o Mercado Livre, Lojas Americanas, OLX, entre outros.
  • Estratégias de redes sociais: por fim, mais uma estratégia que gera resultados é as que envolvem as redes sociais. Anúncios patrocinados, criação de conteúdos e o marketing de relacionamento são alternativas para engajar o seu público e vender mais.

Agora que você já sabe que o marketing digital em tempos de crise é fundamental, o que acha de escolher esse caminho para se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!

Demonstração Confere

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.