Marketing pessoal para contadores

Por Miriam Barros

O mundo se modifica o tempo inteiro e cada vez mais as pessoas estão se adequando às novas tecnologias para buscar serviços e produtos que suprem suas necessidades diárias.

Por isso, investir em uma boa presença digital faz com que o seu trabalho seja encontrado com mais facilidade pelas pessoas que buscam exatamente a solução que você está oferecendo.

Além de se profissionalizar e se atualizar na área, é de extrema importância buscar melhorar a sua imagem pessoal e profissional, pois estes elementos fazem parte do que constituem você como um bom profissional da área.

Por isso, nos dedicamos a falar neste post sobre como melhorar a sua presença digital através do trabalho de autopromoção e autopropaganda na web - isso seria o marketing pessoal para contadores. Vamos lá?

Fluxo de Caixa Contador

O que é marketing pessoal?

Você certamente já se deparou com propagandas que promovem marcas e produtos que estão relacionados às suas buscas na internet.

O marketing pessoal nada mais é do que uma estratégia de marketing convencional, voltado para a promoção de sua imagem.

O objetivo de trabalhar marketing pessoal é moldar sua imagem na forma como você deseja ser visto pelos seus concorrentes e possíveis clientes. Com experiência, conhecimento e um trabalho constante de marketing pessoal, você pode acabar se tornando referência em determinado assunto e, consequentemente, atrair pessoas interessadas em seu serviço.

Profissionais que possuem carteira de clientes, como é o caso dos consultores, tendem a se beneficiar muito com os resultados do marketing pessoal, pois ele é um grande aliado na hora de captar clientes. 

Contadores: por que investir em seu marketing pessoal

A área de contabilidade é uma das que mais crescem no Brasil nos últimos anos. Isso se dá, principalmente, ao número elevado de empresas que residem em território nacional.

A medida que a tecnologia avança e se complexifica, a presença de um profissional contábil se torna cada vez mais essencial e estratégica nas empresas.

Em suma, para que uma empresa caminhe nos trilhos em termos financeiros, tributários e de gestão, é extremamente aconselhável que o faça contando com a presença de um profissional de contabilidade.

Para se manter evidente diante da grande concorrência que enxerga o potencial do mercado, o profissional de contabilidade precisa, então, se manter atualizado e acessível para os que desejam encontrá-lo.

Por isso, é necessário trabalhar sua imagem de forma estratégica, pois como já se costuma dizer: "a primeira impressão é a que fica".

Quando falamos em impressão, não nos referimos a algo puramente estético: uma imagem desperta sentimentos, e o seu deve ser, principalmente, confiança.

Por isso, é importante construir uma imagem sólida, que explore suas competências, habilidades e te permita se destacar no nicho.

É aí que entra o marketing pessoal: ele é uma ferramenta que surge para construir sua imagem e publicidade, de uma forma que seja possível atrair a confiança dos seus futuros clientes.

Pois é através do marketing pessoal que você pode refletir seus ideais, expor suas qualidades, compartilhar conhecimento e criar uma ponte de contato com aqueles que se interessem pelos seus serviços. 

Tudo isso pode ser feito de forma bem humorada e moderna, o que reflete uma boa comunicação e abertura para as pessoas darem o passo para um primeiro contato.

New call-to-action

Vantagens do marketing pessoal para contadores

O marketing pessoal ainda é visto com olhos tortos por algumas pessoas que consideram a prática voltada muito relacionada à vaidade e ego. 

A verdade é que construir uma boa presença, seja online ou offline, se tornou uma medida de sobrevivência para aqueles que desejam se inserir em um mercado em constante expansão, que ancora grande parte de suas virtudes nos avanços tecnológicos.

Já comentamos em outro post sobre a importância da utilização da tecnologia como aliada nos processos contábeis. O marketing pessoal, de uma forma ou de outra, também necessita de tecnologia para ser feito de forma acessível e prática.

Também é fácil de acompanhar o crescimento do reconhecimento de sua marca quando estamos construindo ela no ambiente online.

É através do marketing que você pode criar vantagens realmente competitivas, que te colocam à frente de muitos concorrentes que ainda não entenderam o poder que ele tem.

Com o marketing pessoal, você pode dar evidência às suas próprias qualidades e competências. Manter sua imagem atualizada te força a se atualizar também e isso se torna um ganho duplo para você.

Abaixo citamos algumas vantagens de investir no marketing pessoal para contadores:

 

1. Passar confiança para seus clientes

Se a primeira imagem que você passar quando alguém te encontrar na internet for a de uma pessoa atualizada e que produz conteúdo repleto de conhecimento dentro de sua área, ela instantaneamente vai confiar na sua capacidade como profissional.

Criar conteúdo voltado para a sua área de atuação, utilizar as ferramentas corretas e compartilhar nos espaços ideais te ajuda a construir a sua reputação e imagem pessoal.

Quando essa imagem está atrelada a uma sensação de credibilidade, você já deu um enorme passo para fidelizar ou conquistar novos clientes.

A confiança do cliente é fundamental para um contador, visto que ele trabalha com questões que envolvem grande confiança da parte do contratante.

Esse é um dos critérios mais importantes a serem considerados na hora de contratar os serviços do profissional contábil, pois não é para qualquer um que vamos entregar os assuntos mais estratégicos do nosso negócio.

Planilhas

2. Criar audiência e despertar curiosidade do seu público

Através das redes sociais, ficou muito mais fácil de ser encontrado na internet por pessoas que buscam assuntos relacionados ao que você trabalha.

Nas suas redes, você pode atrair a atenção de clientes deixando de forma visível quem é você, para quais empresas já ofereceu serviços contábeis, entre outros.

Seu perfil deve ser completo e ativo, nada de postar uma publicação a cada mês.

Procure criar interações, pergunte algo a seus seguidores e veja se eles vão engajar em suas publicações. Assim, você cria diálogos que podem se tornar frutíferos um dia!

Não esqueça de dar ênfase às suas qualificações. Pense no que te torna diferente dos seus concorrentes e fale sobre isso.

Publique informações pertinentes sobre o seu universo de atuação e busque disseminar conhecimento na rede.

 

3. Enalteça suas habilidades e divulgue trabalhos realizados

Como já comentamos, o profissional contábil deve passar segurança e confiança para aqueles que encontrarem o seu perfil.

E se existe um elemento que reforça muito essas duas características, é mostrar as competências e trabalhos já realizados em sua carreira.

Por isso, crie um portfólio que mostre seus caso de sucessos. De preferência, compartilhe os resultados desses trabalhos, afinal, para os contadores os indicadores de desempenho são métricas que fazem parte de suas rotinas.

Fale sobre as experiências, mostre as soluções que você encontrou, como isso foi aplicado de fato no trabalho e como você conseguiu ajudar a vida de seus clientes.

Abra espaço para que sua audiência se identifique com os casos que você já vivenciou e possam enxergar o seu serviço como solução para os próprios desafios.

New call-to-action

Como fazer o seu marketing pessoal

O marketing pessoal precisa ser uma construção diária. É com o tempo que você vai enxergar os resultados de fato e a cada dia que passa surgem novas oportunidades de crescimento.

Dê uma olhada nessas dicas que separamos para você!

 

Esteja nas redes sociais

É nas redes sociais que você vai conseguir criar relacionamentos com clientes em potencial e reforçar os laços com quem já é seu cliente.

Muitas empresas utilizam as redes sociais para se destacar no mercado e divulgar seus produtos. O mesmo pode ser feito por você, para divulgar seu trabalho e construir sua imagem.

Por isso, utilize as redes a seu favor! Procure atualizar seu perfil profissional e manter uma constância nas publicações da página da sua empresa, ou apenas na sua pessoal.

Compartilhe informações e conteúdos relevantes para o universo contábil. 

 

Qualifique-se

Invista em cursos, leia livros, ouça podcasts... Seja qual for a sua mídia preferida, invista em seu conhecimento e mantenha-se atualizado.

Não se limite ao universo da contabilidade, mas procure também manter-se atualizado das novas ferramentas disponíveis no mercado que podem te ajudar a automatizar o seu trabalho.

Busque disseminar os conhecimentos adquiridos para o público. Eles vão gostar de saber que você é um profissional dedicado a estar sempre evoluindo em sua profissão!

 

Trace seu objetivo principal

Qual é o real propósito para fazer o seu marketing pessoal?

Esse objetivo precisa ser claro.

Você deseja ganhar mais visibilidade? Fechar mais clientes? Ser referência na sua área?

Isso fica a seu critério, mas é importante estabelecer onde você quer chegar para que o planejamento seja eficaz.

 

Trabalhe seu networking

Para o profissional de contabilidade, é muito importante criar novos relacionamentos e cuidar dos que já existem.

Por isso, tente participar de eventos, trocar ideias com outros profissionais, expandir conhecimento e compartilhar aprendizados com quem faz parte do mesmo mercado que você.

Esses momentos são uma ótima deixa para se autopromover, através do relato de suas experiências.

 

Seja seu maior advogado

É importante saber discursar a seu favor. Por isso, elabore textos que evidenciem suas capacidades, aprendizados e experiências.

Dê ênfase às suas qualidades e saiba falar abertamente sobre elas, independente de onde for.

 

Seja crítico consigo

É importante ter conhecimento de suas forças e fraquezas, pois a partir daí você saberá onde pode melhorar. 

Quais são os seus pontos fortes? E os fracos? Quais são as suas ameaças?

Avalie seu trabalho e identifique seus erros e acertos. A partir disso, você poderá pensar em formas de se transformar e se adaptar às adversidades que pode encontrar, além de fortalecer suas habilidades e ganhar experiência.

Maquininhas Demo