Vantagens e desvantagens do marketplace

Por Miriam Barros

Quer investir no seu negócio de estrutura metálica para telhado, cosméticos, entre outros produtos, no marketplace?

É fato que a pandemia do coronavírus (Covid-19) influenciou o aumento de vendas na internet. Nesse sentido, para quem não deseja criar o próprio site para divulgar e vender seus produtos, pode optar pelo marketplace.

Basicamente, é um meio de negócio que funciona como um shopping virtual. Ou seja, você pode divulgar os seus produtos na internet em determinada plataforma e competir com outras marcas!

O marketplace oferece muitas vantagens para os empreendedores, e embora as desvantagens sejam poucas, elas existem, mas não te impede de ter sucesso nos meios digitais, além garantir o aumento no faturamento e a lucratividade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar as principais vantagens de usar o marketplace para vender na internet, e quais são as desvantagens desse modo de fazer negócio. Se ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e confira! Vamos lá?

Confere Shop loja online grátisVantagens do marketplace

Ao compreender que o marketplace funciona como uma forma de vitrine virtual, e desejar se cadastrar em uma plataforma para suas vendas, seja purgador de vapor, roupas, entre outros, poderá obter vantagens como:

1. Aumento das vendas

Decerto que o principal objetivo de qualquer negócio que investe em venda online, é potencializar os resultados. Isso é possível com o marketplace.

Embora haja a concorrência com outras marcas na plataforma, esse tipo de shopping virtual mantém os seus produtos visíveis e aumenta a possibilidade de atrair mais clientes.

Isso acontece devido ao grande acesso dos usuários e permite que os seus produtos sejam vendidos para um público específico. Logo, não há necessidade de investir altos valores em anúncios.

2. Visibilidade

Outra vantagem do marketplace é a visibilidade que oferece para o seu negócio.

Se você atua com vendas de equipamentos como martelete demolidor, é possível investir em plataformas para o segmento B2B (business to business), voltado para negócio de empresa para empresa, e ter maior possibilidade de vender o equipamento para mais clientes e ter visibilidade.

3. Menor custo com manutenção de site e bons retornos

Para quem não deseja ter um site de uma loja virtual própria, o marketplace é uma ótima opção e oferece um custo inicial baixo. 

Além do mais, não é preciso realizar manutenções do site, se preocupar com formas de pagamento e envio dos produtos, visto que a plataforma já possui a estrutura necessária para as vendas.

Planilhas

Desvantagens do marketplace

É fato que a plataforma de venda online no marketplace pode gerar inúmeras vantagens. E, como já mencionado anteriormente neste post, possui algumas desvantagens. Confira a seguir!

1. Experiência do usuário

Pode parecer que não impacta nos resultados, mas obter o controle da experiência do usuário é fundamental para saber como solucionar os problemas e atender às expectativas para gerar uma boa experiência. No marketplace essa ação não é possível.

2. Concorrência acirrada 

Já mencionamos anteriormente neste post que a plataforma de marketplace funciona como uma vitrine virtual. Isso significa que as marcas competem dentro da plataforma, e torna a competitividade acirrada, haja vista que os usuários conseguem analisar e comparar preços.

3. Dependência 

Outra desvantagem da plataforma é a dependência. Ou seja, para vender seus produtos, você depende da plataforma. Em casos de instabilidade, por exemplo, dependerá da plataforma escolhida para solucionar os problemas, ou pode sofrer impacto em caso de encerramento das atividades de modo imprevisível.

Nova call to action

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.