Como mensurar os resultados de ações de marketing no e-commerce

Por Miriam Barros

As ações de marketing digital que envolvem o comércio eletrônico, são fundamentais para o alcance dos resultados pretendidos.

Seja uma empresa de batedeira industrial ou uma rede de produtos cosméticos, o comércio eletrônico ou e-commerce, são fundamentais para a venda dos produtos com um alcance maior de público.

Mas para entender se as ações de marketing aplicadas estão trazendo os resultados esperados, é fundamental mensurar os resultados apresentados.

A mensuração das ações de marketing para um e-commerce pode ser realizada de diversas formas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como medir os resultados de ações de marketing no e-commerce. Fique conosco e acompanhe.

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Qual a importância de mensurar os resultados das ações de marketing?

Antes de falarmos sobre como mensurar ações de marketing no e-commerce, vamos falar da importância de fazê-lo.

As métricas das ações de marketing dão uma resposta direta sobre como o seu público respondeu às suas ações de marketing e se há a necessidade de melhorias em algum ponto.

Portanto, mensurar os resultados permite tomar decisões baseadas em fatos e não em achismos, o que é fundamental para a segurança e desenvolvimento de um negócio.

Algumas razões importantes para avaliar ações de marketing são:

  • Avaliar o desempenho com o público: no marketing digital, é possível analisar exatamente quem interagiu com a sua companhia e como foi essa interação. Desta forma, é possível avaliar o desempenho de forma eficiente;
  • Otimizar as estratégias: ao analisar as métricas, é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados e assim otimizar ações e estratégias para melhores resultados;
  • Otimizar recursos e esforços: uma empresa fabricante de bisnaga de plástico, por exemplo, que mensura os resultados de seu e-commerce, consegue otimizar os recursos e esforços da equipe envolvida e redirecionar suas ações;
  • Auxiliar tomadas de decisões: as métricas de resultados permitem tomadas de decisões mais ágeis e baseadas em fatos para garantir assertividade;
  • Estabelecer metas: estabelecer metas pode funcionar como incentivo para todos os envolvidos no negócio. Com base na análise dos dados, é possível estabelecer metas a serem atingidas mês a mês.

Ações de marketing no e-commerce: como mensurar resultados

Para mensurar os resultados de ações de marketing de um e-commerce, há indicadores que são mais recomendados, seja para uma empresa de luva de vaqueta ou uma distribuidora de produtos eletrônicos. E esses indicados são:

  • Ticket Médio: refere-se ao valor médio que o consumidor gasta no e-commerce. Por meio deste percentual, a empresa consegue mensurar quantos clientes serão necessários para atingir a meta do mês;
  • Taxa de conversão: trata-se do percentual de pessoas que acessam o site e realmente finalizam a compra. É calculado o número total de pessoas que efetivam a compra, dividido pelo número total de visitantes e multiplicado por cem;
  • Abandono de carrinho: é o volume de pessoas que desiste da compra no meio da cominho. Com o resultado, é importante analisar os motivos de desistência que podem ser a experiência no site, velocidade da página, entre outros;
  • Custo por clique: o custo por clique está relacionado à qualidade da campanha e está relacionado ao custo pago por cada clique em um anúncio. É importante analisar todos os fatores para conseguir baixar esse custo o máximo possível;
  • Google Analytics: essa ferramenta consegue avaliar o comportamento dos usuários que visitam o seu e-commerce, fornecendo dados importantes para decisões estratégicas.

    Ele identifica o número de visitantes, volume de visitantes e ajuda a identificar maiores fontes de aquisição de tráfego.

Esses foram alguns indicadores para mensurar resultados de ações de marketing no e-commerce. Esperamos que tenha sido útil para você.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.