Mercado Envios: o que é e como funciona?

Por Miriam Barros

Você sabe o que é e como funciona o Mercado Envios? Para quem pretende trabalhar com e-commerce, entender essa ferramenta é fundamental e pode ser um grande diferencial para realizar as suas entregas. 

Criar um e-commerce requer muita atenção. Pensar na logística e nas formas de entrega é um dos pontos importantes! 

O Mercado Envios serve justamente para isso e pode ser o seu braço direito na hora de realizar uma entrega.

Mas, para utilizá-lo corretamente é importante conhecer a fundo a ferramenta e descobrir quais são suas funcionalidades. Confira nosso guia completo sobre o Mercado Envios!

Confere Shop loja online grátis

O que é Mercado Envios?

O Mercado Envios é o serviço de entregas criado pelo Mercado Livre.

Basicamente ele é responsável por todas as etapas de uma entrega – desde a coleta até o destino da mercadoria. 

A marca existe desde 2013 e é um dos grandes facilitadores para a vida de pequenos e microempreendedores. A segurança e a agilidade do serviço são alguns dos principais benefícios oferecidos pelo Mercado Envios. 

 

Como funciona o sistema de envios do Mercado Livre?

O Mercado Livre é um site de vendas onde qualquer pessoa – seja física ou jurídica – pode anunciar produtos e vendê-los virtualmente. O site faz a mediação de toda a negociação para garantir a segurança para ambas as partes. 

Outra estratégia para garantir mais segurança e qualidade de serviços é o Mercado Envios, que é o serviço de entregas do próprio Mercado Livre. 

A ferramenta automatiza diversos processos, incluindo os dados do destinatário na etiqueta e facilitando o pagamento do frete através do Mercado Pago.

Com isso, o vendedor precisa apenas imprimir essa etiqueta e fixá-la na embalagem do produto que será enviado. Em seguida é só comparecer a uma agência dos Correios para despachar a entrega.

Como fazer o envio pelo Mercado Envios?

Todo o procedimento de pagamento e processamento do pedido é feito pelo próprio Mercado Livre. O frete é processado pelo Mercado Envios, e o vendedor recebe uma notificação de que o pedido já pode ser enviado. Veja o passo a passo;

  • Embale seu produto adequadamente para ser despachado, seguindo as orientações do Mercado Livre;
  • Reúna os 3 documentos essenciais: a PLP – Pré-Lista de Postagem, a nota fiscal e a etiqueta com endereço; todos eles podem ser encontrados no menu “Vendas” de seu perfil no ML;
  • Feito isso, basta postar o pedido na agência mais próxima em até 24 horas. 

Depois disso, você receberá um código de rastreio para acompanhar a entrega. Qualquer dúvida ou problema também pode contar com o suporte do Mercado Envios. 

Nova call to action

Quais são as vantagens?

São diversas as vantagens e benefícios em usar o Mercado Envios. Vamos listar algumas das principais para que você se familiarize ainda mais com esse serviço.

  • Descontos exclusivos em tarifas dos Correios;
  • Cálculo automático do frete de cada entrega;
  • Destaque nos anúncios do Mercado Livre;
  • Seguro para entregas;
  • Rastreamento;
  • Dinheiro da venda disponível em 48 horas.

Esses são alguns dos pontos mais importantes. 

Como pode ver, são benefícios que se estendem não somente ao vendedor, mas também ao cliente, já que alguns descontos são repassados a eles.

Além disso, há situações em que o frete sai completamente gratuito, o que é um grande benefício e pode ser um diferencial importante para atrair mais clientes e elevar as suas vendas na plataforma. 

Como fazer a ativação?

Se você ficou interessado em utilizar o serviço, saiba que fazer ativação do Mercado Envios é bem simples. Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse a sua conta no Mercado Livre e procure por “Minha conta”;
  • Em seguida, busque pelo menu de Vendas > Anúncios > Agilize suas vendas com o Mercado Envios;
  • Agora é preciso selecionar um endereço de postagem. Nesse caso, você pode escolher tanto uma agência dos Correios que seja acessível quanto uma transportadora que seja parceira. 
  • Para finalizar basta informar se você utiliza o serviço de coletas da estatal. 

Feito isso, a opção de Mercado Envios estará disponível em seus produtos. Pode ser que você perceba que nem todos os produtos ficam com a opção ativa. 

Isso acontece porque existem produtos que não se enquadram nos padrões de entrega do Mercado Envios e devem ser postados de outra forma.

O Mercado Envios aceita qualquer produto que possa ser enviado pelos Correios. Os limites de dimensões são até 200 cm (somando altura, largura e profundidade) e até 30 kg para o peso. 

 

Como funciona o sistema de rastreamento?

Uma das maiores preocupações dos clientes quando efetuam um pedido é se tudo vai correr bem, se a entrega será feita adequadamente etc. 

Para ajudar a conter a ansiedade e até a insegurança, os Correios e transportadoras liberam o Código de Rastreio. 

Trata-se de uma sequência de números e letras que serve para identificar o local e o andamento da entrega. Basta inserir esse código no site dos Correios ou da transportadora responsável. 

Veja o passo a passo para rastrear a encomenda envia através do Mercado Envios:

  • Acesse a página de vendas e procure a entrega que deseja rastrear;
  • Clique para ver detalhes do envio;
  • Clique sobre o código de rastreamento para obter as informações. 

O destinatário também tem acesso ao código e pode acompanhar o andamento da entrega. O código de rastreamento Mercado Envios é mais uma forma de manter a segurança na transação. 

Confere Shop loja online grátis

Diferenças entre Envio Flex, Full e Coletas

Atualmente o Mercado Envios oferece 3 diferentes soluções para entregas de seus produtos: O mercado Envio Flex, Full e Coletas. Cada um tem suas características e servem para uma finalidade específica.

 

Mercado Envios Flex

O Mercado Envio Flex permite que o vendedor opte por oferecer envios que serão feitos no mesmo dia. Nesse caso, o transporte é feito por veículos próprios ou entregadores. 

Essa entrega gera código de rastreio, o que facilita bastante todo o processo. Para usar essa modalidade você deve ter ativado o serviço de entregas particulares.

Isso independente se a entrega é feita pelo próprio vendedor ou por uma transportadora terceirizada. Outro requisito é que ofereça entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. 

É importante ressaltar que a logística passa a ser de responsabilidade do vendedor. Atualmente, porém, essa opção está disponível apenas para São Paulo e Grande São Paulo. Para enviar, faça o seguinte:

  • Use o seu celular para baixar o aplicativo do Mercado Envios Flex;
  • Prepare os pacotes conforme indicado e cole as etiquetas;
  • O motorista responsável pela entrega deve escanear todas as etiquetas;
  • Pelo aplicativo você deve informar que a entrega está a caminho.

Prontinho! Dentro de 2 dias você receberá o pagamento da compra e do frete utilizado para essa entrega. 

 

Mercado Envios Full

Nesse caso todo o trâmite de entrega fica por responsabilidade do próprio Mercado Livre. O Mercado Envios Full está disponível para vendedores que emitem nota fiscal e que possuem reputação pelo menos amarela. 

Até mesmo o processo de embalar a entrega é feito pela equipe do Mercado Livre. Portanto, basta enviar a mercadoria para o centro de distribuição e relaxar. Veja como aderir:

  • Primeiro, é preciso preencher o formulário de solicitação clicando aqui;
  • Preencha a opção para aceitar os termos e condições;
  • Aguarde o contato do Mercado Livre para configurar o emissor de NF-e.

Feito isso você já estará com tudo pronto para começar a usar o Mercado Envios Full. 

 

Mercado Envios Coletas

A última opção é o Mercado Envios Coletas. Nele as encomendas são retiradas todos os dias no endereço cadastrado. 

Em seguida eles são levados para o centro de distribuição do Mercado Livre e encaminhados ao destinatário pelo envio mais rápido. 

Os requisitos para optar por esse serviço são: efetuar mais de 20 vendas diárias e emitir NF-e. Além disso, a conta deve ser cadastrada como CNPJ. 

Qual o preço e tempo de envio?

Com relação aos valores ele varia de acordo com o local e até mesmo a prática de desconto que o vendedor ativou. Mas, o frete sempre será pago pelo cliente, ou seja, por quem comprou o produto. 

Já o tempo de envio varia de acordo com a modalidade escolhida, sendo:

  • Envios Full: As entregas acontecem no dia seguinte, incluindo sábados, se a venda for realizada antes das 22h – somente para São Paulo;
  • Envios Flex: Pode ser entregue no mesmo dia;

É importante ressaltar que o lojista tem até 48 horas após a confirmação da venda para postar o pedido. Também deve considerar que quanto antes enviar, menores os riscos de atrasos. 

Confira dicas para diminuir o preço do frete!

O Mercado Envios é uma solução prática para quem quer emitir entregas de qualidade. Pode ser um grande diferencial para ganhar destaque entre os vendedores e fechar mais negociações.

Além disso, o rastreamento simples e objetivo torna a negociação mais segura e transparente para ambos os lados, tornando a sua relação com o cliente ainda mais saudável. 

Por isso, aproveite essa facilidade e use a ferramenta para tornar a sua logística ainda mais eficiente. 

Gostaria de aprender como diminuir o valor do frete da sua loja virtual? Confira nossas dicas e aproveite para turbinar suas vendas!

New call-to-action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.