Mercado Financeiro: Tudo o que você precisa saber

Por Miriam Barros

Em algum momento da vida, nos perguntamos sobre o que seria exatamente o mercado financeiro.

De fato, esse é um termo que tem sido muito utilizado ultimamente por conta do aumento de investimentos realizados pelos brasileiros.

Basta pararmos para pensar que termos como Letras de Crédito, títulos imobiliários, renda fixa e variável, taxa Selic, entre tantos outros, estão cada vez mais presentes na vida de pessoas e empresas.

Ou seja, o mercado financeiro já está na era dos investimentos baseados em análises otimizadas e trazendo bons frutos para seus investidores antenados.

Especialmente se você possui uma empresa, como uma indústria de bucha de nylon, entre outros, é essencial compreender esse mercado, saber avaliar os indicadores, entender as melhores opções de investimento do momento e como fazer seu acompanhamento.

Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar todos os detalhes sobre o mercado financeiro.

Nas próximas linhas, você verá que entender sobre os conceitos do mercado financeiro nunca foi tão fácil.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

New call-to-action

O que é mercado financeiro?

De forma básica, o mercado financeiro pode ser considerado um ambiente de comercialização de mercadorias, câmbio e valores imobiliários.

Ou seja, é onde ocorre a circulação de produtos, serviços, valores, moedas estrangeiras, títulos, ações, e por aí vai.

Além disso, as instituições financeiras também fazem parte nessas negociações. Elas existem com a finalidade de facilitar a relação entre os agentes, também regulam e fiscalizam as transações realizadas.

Se uma empresa de locação de gerador de energia precisar realizar uma transferência para o seu fornecedor, por exemplo, ela estará inserida nos processos que constituem o mercado financeiro.

Fluxo de Caixa Grátis

Mercado financeiro: para que serve?

O mercado financeiro é basicamente constituído por investidores e instituições que desejam captar recursos para diversos fins. Em uma empresa de relógio de ponto digital, por exemplo, podemos citar exemplos de utilidade do mercado financeiro como como:

 

  • financiamento de maquinário;
  • pagamentos de dívidas;
  • lançamento de novos produtos ou serviços; entre outros.

Planilhas

Quais os mercados inseridos no sistema financeiro?

Muitas pessoas também costumam perguntar sobre os submercados do sistema financeiro. Afinal, cada um deles é responsável por tratar de determinada necessidade financeira. Veja abaixo alguns exemplos de mercados inseridos no sistema financeiro:

 

  • Mercado de Capitais: responsável por tratar de ações, títulos e derivativos em corretoras, entre outros.
  • Mercado de Crédito: aqui, são negociados os recursos de curto, médio e longo prazo para empresas para consumo ou capital de giro.
  • Mercado de Câmbio: é onde acontece a troca de moeda de um país pela moeda de outra nação. 
  • Mercado Monetário: onde os empréstimos de curto prazo são realizados. 

Agora que você já sabe sobre o que é o mercado financeiro e todos os detalhes sobre o assunto, o que acha de fazer parte desse sistema e ter seus processos mais otimizados? 

New call-to-action
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.