Metas para vendedores: 7 dicas de como definir com perfeição

Por Miriam Barros

As metas são resultados individuais e coletivos considerados importantes de serem alcançados e controlados pela empresa. No caso de uma equipe de vendas, as metas determinam onde se quer chegar e o que deve ser feito para que isso se torne uma realidade.

Em se tratando de metas para vendedores, elas exercem uma função muito importante que é a de engajar os colaboradores, estimulando-os a perseguir os resultados propostos.

Se o seu time de vendas está com um desempenho aquém do desejado, o problema pode estar na falta de metas claras, desafiadoras e bem estruturadas.

Para te ajudar a mostrar para sua equipe onde sua empresa quer chegar, elaboramos este conteúdo com 7 dicas fundamentais de como definir metas para vendedores:

  • 1. Estude o seu mercado de atuação
  • 2. Conheça o potencial dos seus vendedores
  • 3. Seja realista
  • 4. Envolva os vendedores no processo de definição das metas
  • 5. Estabeleça os indicadores de desempenho
  • 6. Alinhe as metas aos objetivos estratégicos da empresa
  • 7. Ofereça recompensas para cada meta conquistada

Convidamos você a continuar a leitura para conferir nas próximas linhas que boas práticas podem ser adotadas para alavancar seus resultados comerciais.

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7 dicas de como definir metas para vendedores

A definição de metas para vendedores é um dos maiores desafios enfrentados por gestores comerciais. 

Não saber com clareza que resultados a sua equipe de vendas deve perseguir pode comprometer o desempenho de toda a organização. Por isso, você definir objetivos claros, mensuráveis e realistas. Essas são algumas das características mais importantes das metas inteligentes.

E existem dicas de como conseguir isso. Veja a seguir que boas práticas empregar na hora de estabelecer as metas para os seus vendedores de forma a engajá-los na busca de resultados.

 

1 - Estude o seu mercado de atuação

Antes de definir os resultados a serem alcançados pela sua equipe de vendas, é extremamente importante que seja feito uma análise competitiva do mercado ao qual sua empresa se dedica.

Busque conhecer o comportamento de compra do seu público-alvo, as características das soluções oferecidas pelos seus concorrentes e as necessidades do mercado que ainda não foram atendidas.

 

2 - Conheça o potencial dos seus vendedores

Para estabelecer as metas para vendedores, também é importante conhecer o potencial dos colaboradores que compõem o seu time. Procure entender quais são as principais habilidades deles, a capacidade intelectual, seus pontos fortes e suas limitações.

A partir dessa dica, será possível traçar metas que sejam condizentes com a realidade da equipe.

 

3 - Seja realista 

Por falar em estar de acordo com a realidade, mantenha sempre o “pé no chão” na hora de estabelecer as metas para vendedores.

Isso significa que você deve considerar, além das capacidades e habilidades do seu time de vendas, os recursos que estão disponíveis, a atual situação do mercado, a sazonalidade e o tipo de solução que está sendo comercializada.

Evite traçar metas praticamente inalcançáveis e descoladas da realidade.

 

4 - Envolva os vendedores no processo de definição das metas

Outra dica que você não pode deixar de colocar em prática se refere ao envolvimento dos vendedores no processo de definição das metas.

Considerar o ponto de vista de quem está na linha de frente das vendas favorece o estabelecimento de metas realistas e, de fato, relevantes para a equipe.

 

5 - Estabeleça os indicadores de desempenho

Além de definir as metas, é necessário escolher quais indicadores de desempenho para acompanhar o progresso dos esforços individuais e coletivos.

Esses indicadores mostram o quão próximo a equipe está de alcançar os resultados propostos e ajuda na obtenção de insights sobre as melhorias e ajustes a serem feitos.

 

6 - Alinhe as metas aos objetivos estratégicos da empresa

As metas do seu time de vendas devem estar devidamente alinhadas ao objetivos estratégicos da empresa. Afinal, as metas são resultados de curto e médio prazo que levarão aos objetivos de longo prazo.

Portanto, reveja o planejamento estratégico da organização e estabeleça metas comerciais que conversem com os resultados de longo prazo contidos nesse documento.

 

7 - Ofereça recompensas para cada meta conquistada

Quando as metas estão atreladas a recompensas relevantes para o time de vendas, aumenta-se o engajamento dos colaboradores com a busca dos resultados.

Portanto, considere os gostos pessoais dos vendedores e ofereça prêmios para cada meta alcançada. A gamificação também é uma estratégia que pode ajudar a estimular a competição saudável e a motivação.

 

DICA EXTRA: metas pessoais x metas da empresa

Uma forma inteligente de motivar seus vendedores a atingir a metas é estudar as metas pessoais deles e relacioná-las com as metas da empresa.

O que eles desejam? Comprar um carro? Pagará a faculdade dos filhos? Fazer uma viagem internacional?

Se o vendedor analisar quantas metas precisará bater para receber bônus e comissões suficientes para realizar esses sonhos, entenderá este esforço como algo para si, e não somente para o negócio!

Conheça uma ferramenta que pode ajudar sua empresa a fazer isso:

 

E aí? O que achou das nossas dicas de como definir metas para vendedores?

Além de colocá-las em prática, busque investir em uma solução de CRM. Por meio de um software especializado, você consegue compreender melhor o seu processo comercial e estabelecer metas melhores para o seu time.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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