Missão, visão e valores: como fazer a inauguração da sua loja?

Por Miriam Barros

A descrição de missão, visão e valores são o ponto inicial de um plano de negócios para sua loja. Muitos empreendedores ignoram essa parte ou pensam que não é importante, o que de longe não é verdade.

Mais do que uma descrição para colocar no site, é uma importante forma de criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

Além disso, é o pontapé inicial de uma etapa muito importante da sua loja: a inauguração! Mais do que cadastrar os produtos, é preciso dar um sentido para o cliente comprar na sua loja e não em outro lugar.

A razão pela qual muitos consumidores são fiéis a uma marca é por se identificarem com seus valores. Sua loja também pode criar este tipo de conexão tanto com clientes quanto com funcionários, garantindo uma experiência sólida para todos.

Mas conseguir este tipo de conexão não é tarefa fácil. É aí que entra o papel da missão, visão e valores, que são declarações que tornam seu negócio diferente dos demais.

Como arrasar na descrição da sua loja? É o que vamos explicar agora! Confira dicas para escrever a missão, visão e valores!

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O que é missão, visão e valores?

As descrições de missão, visão e valores servem como base para o plano de negócio de uma empresa, transmitindo o propósito, direção e os valores que guiam o negócio.

Não é incomum ouvir falar de boicotes e “cancelamentos” de empresas que não estão andando junto com as mudanças da sociedade.

Em tempos de mudança rápidas, onde os consumidores estão cada vez mais ligados em como as empresas se comportam, ter uma descrição clara e conectada com seu público-alvo é fundamental.

Para caprichar nas descrições, entenda como funciona cada uma dessas declarações.

 

Missão

A missão define o propósito ou razão de ser da sua loja. Orienta como funcionam as operações diárias, comunica para os potenciais consumidores as principais soluções que sua loja oferece e internamente, direciona para o objetivo comum a curto e médio prazo.

Uma boa descrição da missão deve focar naquilo que é o mais importante para o negócio. Deve ser claro, objetivo e direto, evitando uma linguagem elaborada, com clichês e generalizações, focando nos resultados.

Ao escrever a missão da sua loja, leve em consideração:

  • O que vocês fazem hoje?
  • O que está tentando realizar?
  • Qual impacto vocês pretendem ter no mercado?

 

Visão

Já a descrição de visão mostra o futuro planejado para sua loja, ou seja, o planejamento a longo prazo. A visão deve ser inspiradora e motivadora, mas também oferecer uma direção clara, mapeando para onde a loja está indo.

Ao escrever uma declaração de visão, considere estas questões:

  • Para onde vamos seguir em frente?
  • O que queremos alcançar no futuro?
  • Que tipo de sociedade futura imaginamos?

 

Valores

A declaração de valores destaca os princípios fundamentais e ideais de uma empresa. 

É usado para informar e orientar as decisões e comportamentos das pessoas dentro do negócio e sinalizar para as partes interessadas externas o que é importante para a empresa. 

Os valores essenciais de uma organização moldam a cultura diária e estabelecem padrões de conduta em relação aos quais as ações e decisões podem ser avaliadas.

 Ao escrever a declaração de valores, algumas questões a serem consideradas incluem:

  • O que nós apoiamos?
  • Que comportamentos valorizamos acima de tudo?
  • Como conduzimos nossas atividades para cumprir nossa missão e visão?
  • Como tratamos os membros da nossa própria organização e comunidade?

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Como criar o texto com a descrição da sua loja?

Agora, vamos dar algumas dicas importantes para escrever o texto de descrição da sua loja, deixando bem claro qual é a missão, visão e valores. 

Antes, faça uma pequena pesquisa de lojas que você gosta ou é cliente recorrente para saber como elas se descrevem. 

Muitas possuem uma página específica para descrever melhor estes pontos, mas outras podem estar incluídas em pequenos pontos, como no título da loja ou ao longo do site.

Lembrando que a pesquisa é apenas para inspiração. Sua descrição deve ser única, despertando identificação e desejo de quem está lendo. E como atingir esse objetivos? É o que vamos explicar melhor nas dicas abaixo.

 

1. Sua descrição deve ser clara e objetiva

Já reforçamos este ponto ao longo do texto, mas não custa dizer novamente: a descrição da sua loja deve ser clara e objetiva, com cada tópico escrito de uma curta e direto ao ponto.

Imagine uma conversa onde alguém divaga sobre o assunto e demora a dizer o que realmente quer. É uma situação chata, não é mesmo? O mesmo serve quando lemos algo. Se percebemos que o texto está prolixo, a tendência é fechar a página quase de imediato.

Por exemplo, caso sua nova loja virtual seja do segmento de acessórios, ela poderia ser descrita da seguinte forma:

“A [nome da loja] é o lugar onde você encontrará acessórios nacionais e importados incríveis de mais de 30 marcas parceiras, garantindo produtos para todos os tipos de peles!”

Ao elaborar as descrições de missão, visão e valores da sua loja, se preocupe primeiro com a clareza do texto. Uma dica importante é escrever e ler em voz alta, para garantir uma leitura dinâmica e que passe a mensagem de forma coerente.

 

2. Fuja do óbvio para encantar

A primeira impressão é a que fica. Quando nos conectamos com algo, a tendência é sempre lembrar daquilo. 

Quando você descreve sua loja, pense com cuidado: o que sua loja tem de diferente, que faz as pessoas comprarem aqui e não no concorrente?

Por exemplo, uma forma de dizer que sua loja possui preços justos de uma forma diferente, poderia ser “nosso catálogo está recheado de produtos que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade!”

 

3. Adote um tom de voz animado

Textos descritivos de lojas virtuais devem evitar gírias e regionalismos (expressões que só existem na sua localidade). Mas isso não significa que o texto deve ser extremamente formal e com um tom sério.

Sua descrição irá chegar em diversos públicos e o tom de voz deve refletir isso. Adote um tom usado no dia a dia, usando termos conhecidos e com uma linguagem mais alegre.

Por exemplo, em vez de escrever “nossa missão é levar produtos de procedência garantida para o consumidor…”, experimente algo como “selecionamos produtos que irão fazer a diferença na sua rotina, garantindo maior durabilidade para evitar desperdícios…”

 

4. Destaque causas que sua loja apoia

Se sua loja apoiar ou defende causas, como sustentabilidade, por exemplo, é importante deixar bem claro na descrição. Um exemplo rápido é a loja virtual de moda Amaro, que descreve a loja como “100% carbono negativo”.

Apoiar causas humanitárias e projetos sociais ajuda muito não só na reputação da sua marca, mas também a conquistar mais clientes e potenciais parceiros.

Uma forma de descrever uma causa de sua loja poderia ser “nossas embalagens são feitas com papelão 100% reciclado, o que equivale a X toneladas de plástico a menos nos rios e florestas!”

Mesmo que esteja começando agora, vale a pena deixar claro qual ação de responsabilidade social e ambiental sua loja fará. Um detalhe: utilize sempre informações reais.

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Onde você pode apresentar a missão, visão e valores da sua loja?

Agora que você já sabe como escrever a descrição da sua loja, confira onde você pode colocar os textos de missão, visão e valores e deixar sua loja virtual pronta para ser inaugurada!

 

Página “Quem Somos”

A página “Quem Somos” também pode ser nomeada como “Sobre”, “Nossa História” e até mesmo “Missão, Visão e Valores”. Todas elas possuem o mesmo objetivo: descrever de forma completa sua loja.

Quando o cliente não conhece sua loja (o que é comum para as mais novas), ele irá procurar essa página para saber mais informações sobre.

Como exemplo, vamos imaginar uma loja virtual de produtos para pets. Dividindo por tópicos, confira um pequeno modelo de como escrever uma página “Sobre Nós”.

Missão: A [nome da loja] nasceu para ajudar a cuidar do seu pet com todo o amor que o nosso melhor amigo merece. Trabalhamos para que vocês tenham a melhor experiência desde o primeiro momento através dos nossos produtos e serviços, levando-os até seu lar.

Valores: Somos apaixonados em servir e ajudar os animais. Por isso, a cada X reais em compras, doamos X reais para a ONG [nome da causa] para também levar saúde e bem-estar para quem está esperando um novo lar.

Visão: Desde o primeiro dia, queremos ser sua principal referência em produtos para seu pet. Fez seu pedido? Conte para nós depois o que achou da sua compra!

 

Descrição da sua loja no Instagram

Outro local onde você pode divulgar a missão, visão e valores da sua loja desde o início são as redes sociais. Essas descrições devem guiar toda sua estratégia dentro das plataformas, garantindo uma linguagem única.

Além das legendas nas fotos, os dois principais locais para descrever sua loja são:

  • Bio do Instagram: Muitos consumidores irão conhecer seu e-commerce pela rede social. Como este espaço é menor, resuma a missão da sua loja em uma única frase, que deve ser curta e memorável. 
  • Destaque dos Stories: Neste local você pode criar destaques separados para missão, visão e valores, explicando de forma visual cada um deles. Para fazer os destaques, você pode utilizar ferramentas gratuitas, como Canva, criando uma capa e arte dos Stories.

O Instagram é recheado de recursos para divulgação de lojas virtuais, indo além dos dois citados acima. Você também pode criar vídeos explicando a descrição da sua loja e explorar outros formatos.

Conheça como divulgar sua loja no Instagram e aproveitar todo o poder da rede!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.