Modelo de DRE - Como Fazer Passo a Passo no Excel

Por Ricardo Cici

As empresas precisam apresentar o resultado de suas operações financeiras. Dessa forma, elas sabem se estão lucrando ou tendo prejuízo com suas ações.

A demonstração financeira chamada DRE (demonstração do resultado do exercício) é um resumo de dados que possibilita que os empreendedores a apresentarem os resultados financeiros mensais ou anuais a seus investidores, bancos e até mesmo para o governo.

A DRE inclui todas as contas do balanço patrimonial do negócio, sendo uma ferramenta de análise de resultado e tomada de decisão para fins fiscais e administrativos.

A Demonstração do Resultado do Exercício auxilia as organizações na administração e controle de receitas, custos e despesas recebidas durante o ano, sendo essencial para calcular o lucro ou prejuízo do negócio no período.

Existem muitas dúvidas quanto a estruturação da DRE. Pensando nisso, desenvolvemos um passo a passo de como estruturar a DRE no Excel.

 automatizar controle de vendas

 

1º Passo: Montar o cabeçalho é de extrema importância para a estruturação da planilha.

É neste momento que as informações são definidas e inseridas na planilha.

É aqui que precisamos inserir em cada coluna os títulos devidos. As informações básicas que precisam conter na planilha da DRE são:

- Data (na DRE é possível realizar o acompanhamento mensal);

- Receita operacional bruta (venda de produtos, venda de mercadoria e prestação de serviços);

- Deduções da receita bruta (devoluções de venda, abatimentos, impostos e contribuições incidentes sobre venda);

- Receita operacional líquida; Custos das vendas (custo dos produtos vendidos, custo das mercadorias, custo dos serviços prestados);

- Resultado operacional bruto;

- Despesas operacionais (despesas com vendas, despesas administrativas);

- Despesas financeiras líquidas (receita financeira, variações monetárias e cambiais ativas);

- Outras receitas e despesas (custo de venda de bens e direitos do ativo não circulante);

- Resultado operacional antes do IR e CSLL;

- Provisão para a IR e CSLL;

- Lucro líquido antes das participações;

- PRO LABORE;

- Resultado líquido do exercício.

Além dessas informações, é possível acrescentar as contas de acordo com as movimentações financeiras do negócio em questão.

Modelo de DRE 1

2º Passo: Formatar as Colunas e adicionar Cores

Esse passo é muito rápido e simples!

É preciso formatar cada uma das linhas e colunas do Excel com o formato necessário. Desse modo, não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados na DRE.

Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”.

Além disso, o Excel oferece uma variedade de cores, você pode escolher as que achar melhor.

É necessário colorir as colunas de Data; Receita operacional bruta; Deduções da receita bruta; Receita operacional líquida; Custos das vendas; Resultado operacional bruto; Despesas operacionais; Despesas financeiras líquidas; Outras receitas e despesas; Resultado operacional antes do IR e CSLL; Provisão para a IR e CSLL,; Lucro líquido antes das participações; Resultado líquido do exercício. A coloração das linhas facilita a identificação das informações de destaque da DRE.

Modelo de DRE 2

3º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Receita Operacional Bruta

Nos primeiros passos estruturamos a planilha, a partir do terceiro passo começaremos a criar e inserir as fórmulas no  Excel.

Para encontrar o total de “Receita operacional bruta”, basta escolher a função SOMA e selecionar todas as linhas referentes a receita (vendas de produtos, vendas de mercadorias e prestação de serviços). Como mostra o modelo na imagem abaixo:

Modelo de DRE 3

4º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Deduções da Receita Bruta

Assim como no passo anterior, para encontrar o total de “Deduções da receita bruta”, basta escolher a função SOMA e selecionar todas as linhas referentes a receita (devoluções de vendas, abatimentos e impostos e contribuições incidentes sobre venda). Como mostra a imagem abaixo:

Modelo de DRE 4

5º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Receita Operacional Líquida

Para encontrar o total de “Receita Operacional Líquida”, basta escolher a função SOMA e selecionar o total de “Receita operacional bruta” somando ao total de “Deduções da receita bruta”:

Modelo de DRE 5

6º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Custos das Vendas

Para encontrar o total de “Custos das vendas”, é preciso escolher a função SOMA e selecionar todas as linhas referentes ao custo (custo dos produtos vendidos, custo das mercadorias e custo dos serviços prestados):

Modelo de DRE 6

7º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Resultado Operacional Bruto

Para encontrar o total do “Resultado Operacional Bruto”, basta escolher a função SOMA e selecionar o total de “Receita operacional líquida” somando ao total de “Custos das vendas”:

Modelo de DRE 7

8º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Despesas Operacionais

Para encontrar o total de “Despesas operacionais”, é preciso escolher a função SOMA e selecionar todas as linhas referentes as despesas (despesas com vendas e despesas administrativas):

Modelo de DRE 8

 

Planilha Controle de cartões

9º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Despesas Financeiras Líquidas

Para encontrar o total de “Despesas financeiras Líquidas”, basta escolher a função SOMA e selecionar todas as linhas referentes as despesas (receita financeira e variações monetárias e cambiais ativas):

Modelo de DRE 9

 

10º Passo: Criar e Inserir a Fórmula – Outras Receitas e Despesas

Como temos apenas uma conta referente a “Outras receitas e despesas”, para encontrar o total, basta inserir o sinal de igual e selecionar a célula referente a “custo de venda de bens e direitos do ativo não circulante”:

Modelo de DRE 10

11º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Resultado Operacional antes do IR e CSLL

Para encontrar o total do “Resultado Operacional do IR e CSLL”, é preciso escolher a função SOMA e selecionar o total de “Resultado operacional bruto” somando ao total de “despesas operacionais”, “Despesas financeiras líquidas” e “Outras receitas e despesas”:

Modelo de DRE 11

 

12º Passo: Criar e Inserir Fórmula – Provisão para IR e CSLL

Para encontrar o total de “Provisão para IR e CSLL”, basta selecionar a célula “Receita operacional Bruta” e multiplicar pelo IR, somando a célula “Receita operacional Bruta” multiplicada pelo CSLL”:

Modelo de DRE 12

Para isso, é necessário inserir uma aba na planilha de DRE com a taxa referente aos impostos:

Modelo de DRE 13

13º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Lucro Líquido antes das Participações

Para encontrar o total do “Lucro Líquido antes das Participações”, basta escolher a função SOMA e selecionar o total de “Resultado operacional antes do IR e CSLL” somando ao total de “Provisão para IR e CSLL”:

Modelo de DRE 14

 

14º Passo: Criar e Inserir a Fórmula SOMA – Resultado Líquido do Exercício

Para encontrar o total do “Resultado líquido do exercício”, é preciso escolher a função SOMA e selecionar o total de “Lucro líquido antes das participações” somando ao total de “PRO LABORE”:

Modelo de DRE 15

Se você seguiu todos os passos corretamente, a sua planilha de DRE está pronta! Agora, você só precisa fazer os lançamentos. Veja o modelo abaixo:

Modelo de DRE 16

 

Gostou do conteúdo? Acha que ele pode ajudar alguém que você conhece? Repasse adiante e facilite a vida de diversos empreendedores que não sabem como construir seu modelo DRE! :) 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

 

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