Afinal, o que é o comércio eletrônico e como crescer nesse mercado?

Por Miriam Barros

É inegável que a pandemia de COVID-19 impulsionou o comércio eletrônico e mudou o comportamento dos consumidores, tornando as compras online cada vez mais habituais.

Em sua origem, o comércio virtual tinha pouca aderência, isso devido à insegurança quanto ao compartilhamento de dados online e à incerteza sobre a entrega.

Porém, a otimização dos meios de pagamento, da logística e das certificações digitais provaram que as compras pela internet podem ser seguras, rápidas e práticas.

Além disso, diversas formas de entrega surgiram oferecendo comodidade e conquistando a preferência dos consumidores no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, o e-commerce vem crescendo anualmente e com a pandemia esse aumento foi impulsionado, chegando a 72%, segundo pesquisa da Neotrust.

Quer saber mais? Neste artigo vamos apresentar as principais características do comércio eletrônico e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

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O que é comércio eletrônico?

Em resumo, como o próprio nome indica, o comércio eletrônico é a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais.

Esses meios podem variar desde uma loja virtual, um marketplace (sua loja dividindo espaço com outras em uma plataforma), ou até mesmo nas redes sociais.

Pela internet é possível vender produtos digitais, serviços ou bens físicos, de forma rápida e cômoda, agilizando os processos e transações de uma empresa.

Alguns dados sobre o comércio eletrônico e seu crescimento no Brasil

O comércio eletrônico vive um momento de verdadeira expansão no Brasil. Para comprovar esse cenário, separamos alguns dados relevantes para você. Confira:

  • O contexto de confinamento estimulou o e-commerce brasileiro. Uma pesquisa recente mostra que o Brasil já ocupa o 6º lugar no crescimento das vendas online;
  • Para evitar a exposição ao coronavírus e prevenir possível contágio, os consumidores já esperam que os comerciantes ofereçam canais digitais para vendas;
  • Segundo o levantamento já citado da Neotrust, somente no primeiro trimestre de 2021 foram realizadas 78,5 milhões de compras online no Brasil.

E a tendência é que, mesmo com a vacinação em massa e o fim do período de isolamento, as vendas online continuem crescendo.

Isso se deve muito à comodidade experimentada e aprovada pelos clientes, o que gerou mais tranquilidade e segurança na hora de fazer compras pela internet.

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Principais etapas para vender na internet

Seja qual for o seu negócio, é importante oferecer aos clientes opções de canais de venda online e uma boa experiência digital.

Além disso, para vender mais é essencial conhecer as principais ferramentas disponíveis, ter um bom planejamento e uma estratégia bem definida.

Nesse sentido, preparamos algumas recomendações fundamentais que vão te ajudar na hora de escolher uma plataforma e começar a vender na internet.

 

Estude os canais de venda

Existem vários caminhos para vender online e você pode investir em um único canal (como um domínio próprio) ou em uma estratégia multicanal.

Algumas das principais opções que o comércio eletrônico oferece são:

 

Analise as tendências e decida o que vender em sua loja

Com o comércio eletrônico, um pequeno negócio pode alcançar diversos perfis de clientes, mas para começar bem no e-commerce, recomendamos a especialização em um segmento.

Escolher o que vender na sua loja e especificar o tipo de produto que será vendido te ajudará a entender melhor seu público.

Além disso, conhecer seus consumidores e suas dores é fundamental para descobrir novas formas de atendê-los e diferenciais para sair na frente da concorrência.

Para te ajudar, trouxemos algumas tendências de produtos e serviços que costumam conquistar os consumidores:

  • Equipamentos eletrônicos; 
  • Roupas e acessórios;
  • Cursos online;
  • Itens de decoração e artesanato;
  • Produtos esportivos.

Se você já tem um segmento definido, faça então um estudo do mercado e de seus concorrentes.

Explore também a estratégia de empresas consolidadas no setor, isso te dará insumos para identificar o seu diferencial.

 

Escolha sua plataforma de loja online

Há muitas plataformas de hospedagem para lojas online e você deve escolher aquela que oferece todas as funcionalidades que você precisa, como: 

  • Design responsivo; 
  • Um bom sistema de buscas de produtos; 
  • Integração com marketplaces, mídias sociais e serviços de pagamento; 
  • Carrinho de compras otimizado e simples para a finalização de uma venda;
  •  Possibilidade de inserir cupons de desconto e otimização.

As funcionalidades são muitas, você só precisa escolher uma plataforma que te garanta tudo isso.

Uma opção para você é a Confere Shop, que reúne todas essas funcionalidades e melhor: sem que você precise pagar qualquer mensalidade!

Veja alguns dos benefícios que a Confere oferece:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país, incluindo os Correios;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do e-commerce;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais e ter integração para vendas no Instagram e Facebook;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

Isso sem falar que, com a Confere, você abre sua loja em apenas 3 minutos!

 

Utilize ferramentas de gestão para impulsionar seus resultados

Ao gerir uma loja virtual é importante ter o auxílio de uma ferramenta que facilite a administração do negócio.

Os sistemas de gestão são softwares inteligentes que automatizam os processos ao máximo e facilitam as atividades diárias.

Alguns benefícios que você pode usufruir ao usar um sistema como esse são: aumento da produtividade, mais segurança para a empresa, satisfação dos clientes, ganhos sustentáveis e integração setorial.

Outra vantagem de ter uma ferramenta de gestão é a facilidade para consultar dados e ações registradas, permitindo o monitoramento de tudo o que acontece.

Isso facilita a tomada de decisões pelos gestores, que terão embasamento em dados e gráficos claros para direcionar a empresa.

Além disso, automatizar processos reduz os erros manuais e, como essas ferramentas são desenvolvidas com base em exigências fiscais, seu negócio fica dentro das normas.

 

Defina estratégias eficientes de marketing digital

O marketing digital é um método valioso para fortalecer a imagem de uma empresa no mercado e trazer potenciais clientes.

Nesse sentido, vemos que a internet é o espaço perfeito para manter-se visível ao público-alvo e aumentar o número de vendas, com maior alcance que qualquer outro canal de comunicação atualmente.

Para definir uma boa estratégia de marketing, inicialmente, é preciso definir o público que você deseja trabalhar.

Portanto, ter informações sobre os consumidores é a peça fundamental para atrair não só clientes, mas também defensores da marca.

De acordo com as informações do seu público, você pode usar diversas ferramentas para engajá-los, como as redes sociais, e-mail marketing ou mesmo um blog em seu site.

 

Elabore um planejamento logístico

É muito importante que exista um bom planejamento logístico para que o comércio eletrônico possa prosperar.

O planejamento se torna mais que necessário quando entendemos que toda a experiência ― da compra ao recebimento do produto ― impacta diretamente na satisfação do seu cliente.

E para ter um bom planejamento de logística é preciso conhecer e monitorar todas as etapas que a constituem.

Assim, cuidar da logística de um e-commerce consiste em controlar tudo o que está relacionado ao armazenamento, expedição e entrega.

 

Fique de olho na gestão financeira

Manter o equilíbrio financeiro de qualquer negócio é sempre desafiador e ao mesmo tempo indispensável para que a empresa continue viva e saudável.

É preciso alcançar metas, pagar funcionários, impostos e fornecedores e ainda manter a rotatividade dos seus produtos em alta.

E para isso é fundamental que sua empresa tenha um bom planejamento estratégico, organização de despesas, além do controle de vendas e fluxo de caixa.

Uma alternativa para te auxiliar na gestão do seu negócio é usar ferramentas de gestão financeira.

Nesse sentido, a Confere oferece soluções incríveis para que você tenha uma visão clara e completa do seu fluxo de caixa, detalhamento dos recebimentos e dados para embasar um planejamento eficiente.

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5 benefícios de iniciar um negócio online

Atualmente, é quase impossível imaginar o dia a dia sem a internet e as ferramentas que ela oferece.

No mundo dos negócios não é diferente e em muitos segmentos a internet já se tornou o principal meio de compra e venda.

Por isso, vamos te mostrar alguns benefícios que entrar no mundo do comércio eletrônico lhe oferece.

 

Baixo custo inicial de investimento

Ter uma loja virtual pode te proporcionar uma grande economia de recursos em comparação com a manutenção de uma loja física.

Imagine uma loja com despesas de aluguel, consumo, e salário para funcionários como caixa e segurança. A loja online não tem nenhum desses custos.

Com toda essa economia, você poderá disponibilizar melhores ofertas, atraindo ainda mais clientes.

 

Possibilidade de vender para todo o país

Uma das maiores vantagens do comércio eletrônico é a flexibilidade e ampliação do alcance do seu negócio.

Além de poder vender 24 horas por dia, sua loja fica acessível para os clientes em todo o país, sem contar a possibilidade de exportação.

Aumentar assim a abrangência de público, além de trazer maior receita, potencializa a visibilidade e sua loja passa a ser uma opção para mais consumidores.

 

Diversificação das estratégias de venda

Para aqueles que já têm uma loja física estabelecida, começar uma loja virtual irá dinamizar as vendas e a relação com o cliente.

Nesse caso, é fundamental que as campanhas e a comunicação com o público sejam feitas de modo integrado entre o presencial e o online.

Usar diversos canais de venda só amplia as possibilidades de fechar negócios e oferece comodidade para os consumidores.

 

Crescimento expressivo do mercado

Como falamos antes, o comércio eletrônico só cresce no Brasil e a pandemia apenas acelerou o processo de migração do canal físico para o digital.

Busque se inserir onde seu público está tendo em mente que hoje em dia é praticamente inviável viver offline.

Considerando que o público está cada vez mais presente na internet, é fundamental reservar seu espaço no meio virtual e ganhar visibilidade.

 

Maior independência financeira

Montar uma loja online é mais simples e acessível do que muitos imaginam, e é uma forma viável de alcançar a tão desejada independência financeira.

Com um nicho bem definido, planejamento estratégico e ferramentas de gestão, seu negócio terá um ótimo retorno e te proporcionará mais liberdade.

Mas, toda essa autonomia traz consigo uma grande responsabilidade. É por isso que o empreendedor deve estar sempre atento à gestão financeira de seu negócio e às tendências do comércio eletrônico. 

 

Conclusão: vale mesmo a pena investir no comércio eletrônico?

Devido a sua visível expansão no Brasil e no mundo, o e-commerce se tornou uma escolha bastante viável para os empreendedores.

Com baixo valor de investimento inicial, flexibilidade e funcionamento em tempo integral, o comércio eletrônico é, sem dúvida, um mercado promissor. Assim, aproveite para fazer seu negócio crescer no meio digital e não deixe de aumentar seus ganhos investindo em um mercado em ampla expansão!

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Este texto foi escrito por João Barros.