A DRE (demonstração do resultado do exercício) é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira da organização, que visa mostrar o lucro ou prejuízo da empresa em um certo período.
Esse controle contábil possibilita que os gestores tenham uma visão financeira precisa e real da empresa, sendo uma ferramenta de extrema importância na tomada de decisão.
A DRE é uma ferramenta contábil que auxilia o balanço patrimonial. Pois, enquanto no balanço patrimonial são dispostos todos os saldos das contas contábeis dos bens e direitos da empresa, na Demonstração do Resultado do Exercício são apresentados os gastos e ganhos obtidos pela empresa no período determinado.
Por meio da DRE, é possível analisar se administração da empresa está controlando efetivamente os gastos de forma eficiente, e se o lucro gerado é compatível com o capital investido no empreendimento.
Ou seja, a demonstração do resultado do exercício é responsável por mostrar a saúde financeira do negócio!
O que, de fato, reafirma sua importância, pois é necessário ter controle dessa saúde financeira para que o empreendimento possa evoluir ou ajustar possíveis problemas que estão causando prejuízo, por exemplo.
Por mais que a função da DRE pareça clara, muitos desconhecem sua real empregabilidade, estruturação e benefício. Por isso, buscamos responder algumas questões e apresentar dicas para auxiliá-los no desenvolvimento da DRE para os negócios.
Antes de solucionarmos algumas das principais dúvidas sobre a função e empregabilidade da DRE, separamos os principais benefícios que a Demonstração de Resultados do Exercício oferece para os negócios. São eles:
1º Orienta na tomada de decisão com base no cenário financeiro atual da empresa;
2º Possibilita a correção de falhas administrativas e financeiras para alcançar os melhores resultados;
3º Possibilita o acesso a todos os detalhes sobre a situação financeira do negócio no período, facilitando o trabalho de investidores, bancos e governo;
4º Possibilita a captação e conquista de investidores potenciais, por meio da apresentação dos resultados obtidos;
5º Ajuda a avaliar a eficácia da gestão, além de lucros e prejuízos.
Agora que você já conhece as vantagens da Demonstração do Resultado do Exercício para os negócios, separamos a solução para algumas questões.
Neste post, você vai ver:
- Qual é o significado de DRE?
- Como fazer e estruturar uma DRE?
- Qual a importância da DRE?
- A DRE tem validade jurídica?
- Como é possível ter acesso a DRE da empresa?
- Quais informações estão contidas na DRE?
- Qual é a importância da Demonstração do Resultado do Exercício na prática?
Qual é o significado de DRE?
Na contabilidade, a sigla DRE significa: Demonstração do Resultado do Exercício. Ou seja, a DRE é uma ferramenta contábil onde é reproduzido o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em dado período.
Em sua maioria, o período determinado corresponde ao ciclo anual de doze meses (janeiro a dezembro), como exercício financeiro da empresa.
Para fins legais, é necessário apresentar uma DRE anual. Porém, as empresas podem realizar DREs mensais simplificadas para fins administrativos e DREs trimestrais para o monitoramento dos gastos fiscais.
A Demonstração do Resultado do Exercício é responsável pelo confronto dos indicadores de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Como fazer e estruturar uma DRE?
A estrutura, ordem das informações e os tópicos que devem ser discriminados na DRE, são definidas pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), em seu artigo 187. Sendo assim, não há margem para alterações ou personalização de conteúdo.
Desse modo, a Demonstração do Resultado do Exercício, nos termos da lei, deverá conter:
- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
- As despesas com as vendas, as despesas financeiras deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
- O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
- O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
- As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Qual a importância da DRE?
A análise da DRE oferece diversos benefícios gerenciais. Além disso, por meio dessa demonstração, os fiscais do governo analisam se os impostos devidos pela empresa foram calculados corretamente e se há uma possível sonegação fiscal.
A DRE tem validade jurídica?
A DRE tem grande importância para os usuários externos.
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento que só possui validade jurídica e financeira quando assinado por um profissional de contabilidade, legalmente habilitado pelo conselho regional de seu estado.
Sem a assinatura de um contador, a demonstração passa a ser apenas um simples demonstrativo gerencial.
Como é possível ter acesso a DRE da empresa?
A DRE é gerada pelo contador ou escritório de contabilidade responsável pela conta da empresa. Para ter acesso ao demonstrativo, é preciso verificar diretamente com o responsável pela gestão contábil.
Quais informações estão contidas na DRE?
Na Demonstração do Resultado do Exercício, são discriminados os valores referentes à receita bruta de vendas e serviços, com as respectivas deduções, além dos impostos incidentes sobre as operações de venda e demais abatimentos.
Chega-se, então, ao valor da receita líquida do período, do qual são subtraídos os custos dos produtos vendidos, bem como dos serviços prestados, a fim de chegar ao resultado operacional bruto.
Desse valor, são subtraídas as despesas incorridas no período e acrescidas às demais receitas, originando o resultado operacional líquido, antes da incidência dos impostos.
Uma vez subtraídos os valores dos impostos, é encontrado o resultado líquido antes da participação nos lucros, que é calculada sobre o valor do resultado líquido menos o valor do prejuízo acumulado nos exercícios anteriores.
Qual é a importância da Demonstração do Resultado do Exercício na prática?
A DRE, elaborada corretamente, possibilita que o empreendedor tenha uma visão geral do status financeiro da empresa, extraindo as informações mais relevantes.
Por meio da Demonstração do Resultado do Exercício é possível analisar o montante das despesas gerais da organização, composição dos custos relacionados aos produtos e serviços, receita total de vendas, lucro obtido pela empresa com suas operações, incidência dos impostos sobre os produtos comercializados, nível de endividamento do negócio e as estratégias consequentemente adotadas.
As informações apresentadas pela DRE podem ser usadas para fins legais ou fiscais. Além disso, é possível utilizar os dados dos demonstrativos para a gestão estratégica do negócio.