O que você precisa saber sobre gestão financeira

Por Miriam Barros

Quando você se torna um empreendedor, o medo de cálculos precisa ser enfrentado. Apesar de muitos gestores afirmarem que não entendem nada sobre números, quando você é um empresário, não se pode ignorá-los, mesmo não sendo essa a sua atividade-fim.

Afinal de contas, ter uma boa gestão financeira em sua empresa é fundamental para que você saiba qual a situação do negócio em relação ao mercado, além de ter mais planejamento e competitividade, fatores cruciais para a sobrevivência.

A maioria dos empreendedores brasileiros abre seus negócios, no entanto, se esquecem que a gestão financeira da empresa é importante, e por isso, não a tratam como uma questão de prioridade.

Como resultado, além do empreendedor ter dificuldades para investir, ele não saberá a real situação da empresa e pode até mesmo sofrer sérios prejuízos com a Receita Federal.

E para que isso não aconteça, nós preparamos este guia para você entender de vez tudo sobre a gestão financeira do seu negócio.

Se você é um empresário de SPDA para raio, microempreendedor ou CFO, entre outros, e busca o crescimento do seu negócio por meio da aplicação de estratégias de gestão financeira, então este post foi feito pra você. Continue a leitura e descubra sobre todos os detalhes da gestão financeira! Vamos lá?

New call-to-action

O que é a gestão financeira na prática?

Basicamente, a gestão financeira é uma área departamental responsável pelo controle financeiro dos recursos e patrimônio de uma empresa.

Em outras palavras, a gestão financeira é o departamento que realiza a análise dos recursos e, por meio disso, toma-se as decisões necessárias para a empresa continuar funcionando de maneira sustentável.

Com a gestão financeira, uma empresa pode fazer todos os pagamentos das suas obrigações de forma planejada, desde a compra de insumos e equipamentos (como 

motor elétrico usado) até o pagamento dos colaboradores.

Em micro e pequenas empresa, o empreendedor se torna o responsável por administrar a gestão financeira do seu próprio negócio.

Mesmo que, para alguns, administrar a gestão financeira seja um desafio, com algumas dicas simples, é possível otimizar muitos dos processos e conseguir ter uma boa gestão. Saiba mais sobre isso abaixo:

Fluxo de Caixa Grátis

Como aplicar a gestão financeira?

Elabore um planejamento

Toda gestão deve estar baseada em um planejamento. Por isso, antes de mais nada, defina quais são os seus objetivos e metas. Se você atua com válvula reguladora de pressão, por exemplo, um bom objetivo pode ser a redução dos custos operacionais do negócio.

 

Implemente um orçamento

Junto com o planejamento, deverá ser elaborado um orçamento, uma vez que ele permite que você tenha um limite para investir nos recursos que serão alocados no negócio.

Alguns exemplos de custos para incluir em seu orçamento é a eficiência do seu site online, ou até mesmo na decoração do seu espaço de trabalho, por exemplo.

Com o orçamento e planejamento feitos, é possível ter um controle mais eficiente das finanças do negócio.

 

Utilize ferramentas financeiras

Por fim e não menos importante, lembre-se de utilizar e apostar ferramentas financeiras, como o fluxo de caixa e o capital de giro.

Muitos softwares possuem o objetivo de automatizar os seus processos, e com eles, você pode ter tarefas mais simples e precisas!

Agora que você já sabe de tudo sobre a gestão financeira, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso?

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.