Como organizar pedidos pelo Whatsapp Business

Por Miriam Barros

Com o isolamento social estabelecido para enfrentar a pandemia do coronavírus, o delivery ganhou destaque como forma de adaptação no funcionamento de restaurantes, farmácias e mercados, dentre outros estabelecimentos.

Já que os aplicativos de entrega como o iFood e o Rappi oferecem limitações em relação às cidades atendidas e às taxas cobradas, criamos esse material para te ajudar a acionar uma ferramenta que você já conhece: o Whatsapp, a e usar 8 ferramentas desse aplicativo a favor do seu negócio. 

O Whatsapp foi o aplicativo mais utilizado no Brasil em 2019 e tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

É muito provável que você também use o Whatsapp para conversar com sua família e amigos.

Você já pensou em como ele pode te ajudar a se comunicar melhor com seus clientes e aceitar pedidos à distância?

Fluxo de Caixa Confere

Whatsapp Business

A versão para negócios do Whatsapp também é gratuita e pode ser instalada no mesmo celular em que você usa o Whatsapp normal desde que com outro número.

Está disponível para download na PlayStore e é possível diferenciá-la da versão comum pelo B no logo.

A interface é igual a do aplicativo comum, o que muda são algumas funcionalidades pensadas para ajudar pequenos negócios a trabalhar pelo aplicativo:

 

1. Perfil Comercial:

Esse espaço funciona como um cartão de visitas, em que você pode apresentar a sua empresa, o horário de funcionamento e seu endereço físico.

O ideal é que você tenha um texto curto apresentando o seu negócio.

Se você for um restaurante, por exemplo, fale um pouquinho do tipo de prato que você serve.

Você pode também deixar o link do seu perfil nas demais redes sociais.

Você pode alterar o seu perfil a qualquer momento clicando nas três bolinhas do canto superior direito > “Configurações” > “Configurações da empresa” > “Perfil Comercial”.

Fonte: Facebook para Empresas

2. Mensagens automáticas

Você pode criar uma mensagem de saudação para apresentar seu negócio aos clientes.

Como essa mensagem é personalizada, você pode dar boas-vindas, agradecer o contato, perguntar se o cliente gostaria de ver o cardápio… 

Para configurar mensagens automáticas é só clicar nos três pontinhos do canto superior direto > “Configurações” > “Configurações da empresa”> “Mensagem de ausência” ou “Mensagem de saudação”.

Então você liga a chavinha de “Enviar mensagem de ausência / saudação” e digita a mensagem no campo debaixo. Não esqueça de salvar as alterações ;)

Planilha Controle de cartões

3. Respostas Rápidas

As mensagens rápidas são enviadas a partir de atalhos do teclado e agilizam a sua conversa com o cliente.

Elas são interessantes para responder as perguntas mais frequentes sem que o atendente tenha que digitar todas as vezes.

Assim, você pode, por exemplo, enviar uma mensagem padrão mais longa de agradecimento pelo pedido digitando apenas “/obrigado”.  

Para configurar mensagens automáticas é só clicar nos três pontinhos do canto superior direto > “Configurações” > “Configurações da empresa”> “Respostas Rápidas” > Sinal de + no canto inferior direito.

Você escreve a mensagem no primeiro campo e o atalho do teclado no segundo. Depois é só salvar as alterações.

Fonte: Facebook para Empresas

4. Catálogo

No catálogo do Whatsapp Business, cada produto cadastrado ganha um perfil individual com foto, preço e descrição que é possível enviar como mensagem para os clientes para facilitar a venda.

Então, se você vende bolos, por exemplo, e seu cliente pede uma recomendação de bolo para festa infantil, você pode enviar o produto para ele.

Além disso, seu cliente também pode navegar pelo catálogo como se ele fosse uma vitrine.

O catálogo fica disponível no seu perfil e aparece para o cliente de uma maneira similar aos produtos em um site ou os pratos em um aplicativo de delivery. 

Para criar um catálogo, é só clicar nos três pontinhos no canto superior direito> “Configurações” > “Configurações da empresa” > “Catálogo”.

Nessa tela, é só clicar em “Adicionar um produto ou serviço”. Você pode adicionar uma ou mais fotos, o nome, o preço, uma descrição, um link para compra e até um código do produto.

Salve as alterações e, para adicionar outro produto, clique no botão “+”.

Fonte: Facebook para Empresas

5. Etiquetas para organizar conversas

No Whatsapp Business também é possível etiquetar conversas e contatos para que seja fácil de encontrá-los depois.

Algumas das categorias padrão são “Novo pedido” e “Pagamento pendente”, mas você também pode adicionar etiquetas personalizadas que te ajudem na sua organização.

Depois de etiquetadas, você pode ver todas as conversas que você marcou como da mesma categoria. Isso te ajuda a ver todos os novos pedidos, por exemplo, de uma maneira rápida.

Para ver as etiquetas, clique em “Configurações” e então em “Etiquetas”. Para adicionar uma nova, clique em “+” e digite o nome que você quiser para a etiqueta e salve. A cor será automática. 

Para adicionar uma etiqueta a uma conversa, abra a conversa > clique nos três pontinhos no canto superior direito > “Etiquetar conversa” > selecione a etiqueta

Para adicionar uma etiqueta a uma mensagem, selecione a mensagem dentro da conversa e siga o mesmo caminho.

Para ver as mensagens que você já etiquetou, na página inicial do Whatsapp, clique nos três pontinhos do canto superior direito > “Etiquetas” > selecione a etiqueta da qual você quer ver as mensagens.

          

 

Planilha Fluxo de Caixa

6. Transmissão

Essa funcionalidade não é exclusiva do Whatsapp Business, mas pode ser bastante útil para o seu negócio.

Quando você cria uma lista de transmissão, você seleciona diversos contatos para receber sua mensagem.

Se eles tiverem seu número salvo, eles a receberão. Essa funcionalidade é útil para avisar seus clientes sobre promoções ou para enviar o cardápio do dia e estimular pedidos. 

Para criar uma lista, basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito > “Nova transmissão” > selecione os contatos que você deseja incluir na lista.

Você abrirá uma tela igual a de um grupo e é só você enviar a mensagem normalmente. 

 

7. Estatísticas 

O Whatsapp Business permite que você acompanhe quantas mensagens você está enviando, quantas delas estão sendo lidas e quantas você está recebendo. É uma ferramenta bastante interessante para que você acompanhe quanto eficiente está a sua divulgação. 

Para visualizar esses dados, clique nos três pontinhos no canto superior direito > “Configurações “> “ Configurações da empresa” > “Estatística”

8. Link curto

Essa funcionalidade também não é exclusiva do Whatsapp Business, mas pode te ajudar a engajar potenciais clientes.

Você pode divulgar esse link em que, quando o seu cliente clica, ele é direcionado automaticamente para uma conversa com você pelo Whatsapp, estimulando a interação pelo aplicativo através da divulgação em outros meios de comunicação.

Para criar o link, é só seguir o caminho “Configurações”> “Configurações da empresa”> “Link curto”.

Lá você verá o link que você pode divulgar e também pode criar uma mensagem padrão para enviar automaticamente para os clientes que entrarem em contato dessa maneira. 

 

Todas essas funcionalidades vão te ajudar a receber e organizar pedidos pelo Whatsapp e assim criar um sistema de entregas independente de grandes aplicativos como o iFood e sem a necessidade de criar um site complexo.

O Whatsapp é uma ferramenta muito eficiente para te conectar com os seus clientes de uma maneira ainda mais próxima, mesmo durante o isolamento social!

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