PDCA: aplique essa metodologia na sua gestão

Por Miriam Barros

Quando paramos para analisar, é certo que encontraremos diversos obstáculos pelo caminho.

E isso não difere entre vida pessoal e profissional, viu?

Em nosso cotidiano, tanto pessoal como profissional, somos diariamente colocados a prova para criar fórmulas e, assim, solucionar os problemas que aparecem.

O mesmo acontece no caso das empresas. 

Bom, se tratando de ciclo PDCA, ele foi desenvolvido justamente para solucionar problemas nas empresas, de modo organizado e eficiente.

Ele é muito eficiente para levar a melhoria contínua dos processos.

O método é muito usado em empresas para identificar e solucionar problemas que normalmente não são facilmente identificados.

Na maioria das situações, inúmeros problemas que são identificadas dentro de uma empresa de circuito impresso, por exemplo, sofrem com tentativas falhas de solução.

A verdade é que o método PDCA conta com diversas finalidades, sendo uma delas acelerar e aperfeiçoar as atividades de uma empresa, por meio da identificação dos problemas, de suas causas e das possíveis soluções.

Você já ouviu falar sobre método iterativo? Não?! Então vamos lá!

Sabe aquele processo que toda vez que é realizado dá um resultado diferente? Então, ele é um processo iterativo.

Ao falar de PDCA, é possível dizer que ele adota este método. sendo os resultados, sempre cumulativos. 

De modo geral, é possível e correto afirmar que o PDCA nada mais é que um ciclo que proporciona resultados distintos mas que se complementam a cada utilização, o que faz com que ele seja um método de uso contínuo para maior sucesso na resolução de problemas.

Tenha sempre em mente que a importância desse método é a possibilidade de identificar falhas, o que torna mais simples o processo de reparação das mesmas.

Além disso, o Ciclo PDCA prioriza a medição, fator importante na gestão.

Acompanhe o restante do artigo para saber mais sobre esse processo que tem ajudado, e muito, as empresas a melhorarem seus serviços e se destacarem no mercado.

Pode até parecer um processo complexo e difícil de implementar, mas você poderá ver que é bem mais fácil do que parece. Vamos nessa?

New call-to-action

E como aplicar esse método na minha empresa?

É importante ressaltar que PDCA é uma sigla desenvolvida a um tempo que tem como significado : Plan, Do, Check, Act. Abaixo é possível conferir o que exatamente significa:

  • Planejar;
  • Fazer;
  • Verificar;
  • Agir.

 

Bom, esses são os quatro processos existentes dentro do ciclo. É importante segui-los para que o resultado final seja eficiente e de qualidade.

Mas que fique claro que a ordem de autuação de processo depende, e muito, do objetivo da empresa. Por exemplo, um empreendimento de célula de carga precisa trabalhar com base nesse método para que o resultado seja significativo.

 

PLANEJAMENTO

Se for seguir uma ordem lógica - tendo em vista a letra que a sigla inicia - o correto é começar pelo PLAN.

Essa parte da estratégia tem como objetivo focar na parte estratégica.

Nesse momento, você basicamente levanta e analisa as informações para estabelecer quais os objetivos e as metas que gostaria de seguir.

Nesse caso, é de suma importância que seja realizado um plano que possa solucionar os problemas que foram levantados.

Para que isso aconteça, é fundamental que eles sejam desenvolvidos com base nas normas, valores e diretrizes da empresa.

Depois é que se vai levar em consideração o estabelecimento dos objetivos pretendidos com o ciclo.

Feito isso, é preciso saber de qual caminho seguir para que tudo o que foi levando e todos os objetivos traçados sejam atingidos e, também, a definição dos métodos que serão utilizados para chegar a isso.

Planilha Controle de cartões

 

EXECUÇÃO

Após ter desenvolvido toda a parte de planejamento, é necessário realizar a fase do DO.

Também conhecida como o processo de execução ou fazer, é nesse momento que efetivamente se coloca em prática a execução do Plano de Ação criado.

É importante ressaltar que essa é uma etapa que requer muita atenção e talvez seja a mais importante dentre todas.

Tudo o que é feito nessa etapa precisa ser acompanhado de perto. Assim, as ações serão executadas conforme planejado.

Não esqueça de anotar tudo e deixar bem claro os resultados que foram atingidos (sejam eles ruins ou bons). 

Faça isso com todas as tarefas.

Isso permite um aprendizado necessário ao time envolvido durante o processo, além de saber em que momento e parte do processo você deve voltar e fazer melhorias significativas.

Reconhecer e identificar um erro é um gesto nobre e que precisa ser implementado dentro de qualquer empresa.

 

VERIFICAÇÃO

É aqui que você irá verificar se todo o processo feito anteriormente foi executado dentro dos conformes.

No CHECK - como é conhecido - é o momento certo para a verificação do que foi executado e dos resultados obtidos com o plano de ação. 

Não existe um momento certo para que a verificação dos processos seja realizada.

Existem ocasiões que durante o processo de execução do Plano de Ação, é necessário revisar tudo o que foi feito.

Mas, em alguns casos, isso só é feito ao término do mesmo, podendo inclusive envolver pessoas ou grupos externos ao time responsável pela solução do problema.

De modo geral, neste processo você irá confirmar se tudo o que foi combinado e testado em etapas anteriores já está implantado.

Além disso, é importante que você consiga comparar os resultados entre o antes e o depois, assim como o alcance da meta.

Se os resultados que foram desenvolvidos por meio da verificação não forem satisfatórios, é recomendado que se volte à fase de Planejamento do PCDA.

 

AÇÃO

Enfim, a última etapa desse método PDCA é o ACT, ou como é conhecido: ação!

Aqui, é possível refletir sobre os caminhos que irão ser tomados, para que não tome nenhuma decisão errada ou acabe trocando os pés pelas mãos.

Nesse momento é fundamental que você reflita sobre como será a divulgação dos resultados e do aprendizado adquirido e o que fazer com os eventuais problemas que persistem na empresa.

Por exemplo, um empreendimento de instalação câmera de segurança precisa refletir sobre os potenciais problemas que podem surgir, para que possa ter noção se as ações levantadas para eles são os suficiente.

Mas fique atento e não se esqueça: é possível realizar um novo “Giro do PDCA”. A ideia dessa ação é dar andamento e continuidade nos processos de melhoria da empresa.

Isso nunca pode parar.

Demonstração Confere

Este conteúdo foi desenvolvido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.