Perda financeira: Saiba como evitar!

Por Miriam Barros

Independente de qual for a área de atuação de sua empresa, seja um serviço elétrico que trabalha com a instalação de aterramento até uma pizzaria, ninguém quer sofrer perda financeira e acabar tendo que fechar as portas antes do planejado. 

De acordo com o IBGE, pouco mais de 20% das empresas quebram financeiramente no seu primeiro ano de atividade. Um dos principais motivos é a falta de preparo de seus empreendedores e o descuido de gastar mais do que ganha. 

Além disso, a situação econômica do país se encontra em uma situação decadente, diversas empresas tiveram que se readaptar financeiramente ou até mesmo fechar as portas por conta da pandemia. 

O momento de crise afetou todas as áreas e cada dia que passa a situação fica mais complicada para quem deseja empreender e ter um negócio de sucesso.

Por isso, independente se seu nicho de venda for uma batedeira industrial ou uma bicicleta motorizada, é fundamental ficar de olho e buscar soluções para evitar a perda financeira. 

Loja online gratuita Confere Shop

O que são perdas financeiras?

De forma resumida, a perda financeira são os gastos que não trazem retorno para o seu negócio. Geralmente elas são encontradas em situações inesperadas e pegam seu planejamento todo de surpresa. 

Sabe aquele problema em seus equipamentos como, por exemplo, na chave de nível ou em algum notebook que teve que ser trocado? Ou até mesmo algum produto que acabou vencendo e não foi utilizado? Esses são exemplos comuns de perdas financeiras. 

Além deles, também podemos ver casos quando a empresa tem despesas maiores do que ganha, às vezes com uma ação de vendas que deu errado, ou um serviço que foi contratado porém não foi utilizado. 

Também pode ocorrer a perda através de custos, muitas vezes se gasta mais produzindo um produto do que vendendo. Todos esses casos a empresa está gastando dinheiro e não está recebendo nada de volta. 

Com isso, a empresa não obtém lucro, afinal, está gastando mais dinheiro do que arrecadando. Isso faz com que seu negócio entre no negativo e possivelmente tenha que fechar as portas. Claro que ninguém quer isso certo? 

Então como posso evitar as perdas financeiras? Veja logo abaixo!

Planilha gratuita fechamento mensal

Analise seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o histórico de todas as entradas e saídas financeiras de sua empresa. Para não sofrer com a perda financeira, é fundamental que você tenha controle sobre esse sistema. 

É importante acompanhar o fluxo de caixa diariamente ou a cada dois dias. Isso pode ser feito em uma planilha no excel ou em alguma ferramenta mais robusta. 

O fluxo de caixa vai te ajudar a ter controle sobre seus ganhos e gastos e saber exatamente qual é o seu faturamento, seus gastos, e onde você pode investir ou mudar para obter maior margem de lucro.

Invista em um sistema de planejamento integrado

Uma empresa que está começando pode ser fácil de metrificar os resultados ou fazer o acompanhamento a “olho”.

Porém com o passar do tempo, mais dinheiro vai entrando e saindo de seu negócio fazendo com que fique um pouco mais complicado de acompanhar. 

Por isso, é importante investir em sistemas digitais de planejamento financeiro integrados com a sua receita financeira. Alguns softwares podem automatizar contas e organizar as informações.

Essa maneira pode ser muito mais segura, além de identificar falhas e muitas vezes dar o valor real de seus negócios. Se tiver um funcionário de finanças operando o sistema melhor ainda, a chance de resultados precisos fica ainda mais alta.

Faça um planejamento financeiro, corte as despesas e deixe margem para imprevistos

O planejamento financeiro é essencial dentro de qualquer negócio, ainda mais quando falamos de evitar perdas. É necessário ter um olhar clínico e realista sobre como estão os gastos e lucros de sua empresa, tudo bem detalhado e analisado. 

Dessa forma você consegue enxergar com real clareza a situação financeira de seu negócio. Tente também priorizar o corte de algumas despesas desnecessárias, muitas vezes, investimos muito em alguns lugares que não nos trazem os benefícios esperados.

É importante também, dentro de seu planejamento, separar uma margem para imprevistos.

Um dos principais motivos da perda financeira é justamente algumas ocasionalidades que ocorrem dentro da empresa.

Deixe um dinheiro reservado para lidar com isso. Dessa forma, você não vai ficar tão apertado quando surgir um problema inusitado. 

A perda financeira é um mal que assombra diversas empresas, desde pequenos até grandes negócios, todos podem passar por dificuldades. 

Por isso, fazer um planejamento financeiro, controlar e metrificar o fluxo de caixa e automatizar o sistema de planejamento podem ser saídas para aqueles que desejam sempre terminar o mês no azul. 

Nova call to action

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.