Pix: conheça os benefícios para sua empresa

Por Miriam Barros

Certamente você já ouviu falar em Pix, mas não conhece os benefícios que ele proporciona para as empresas, certo? 

O novo modelo de pagamento e transferências foi lançado em 16 de novembro de 2020, pelo Banco Central (Bacen). A ferramenta oferece benefícios para que as transferências sejam realizadas instantaneamente. 

Através dela, é possível diminuir custos empresariais além dos prazos estabelecidos por instituições bancárias.

Diante desse cenário, preparamos este conteúdo com uma lista de quatro benefícios do Pix para a sua empresa. Ficou interessado? Então, continue lendo e fique por dentro de tudo! Vamos lá?

Nova call to action

Afinal, o que é Pix?

Como já mencionamos neste conteúdo, o pix é uma nova ferramenta para realizar pagamentos e transferências de modo instantâneo. Ao contrário de TED e DOC, ele permite que as transações instantâneas sejam realizadas mesmo aos fins de semana e feriados, ou seja, todos os dias do ano.

As empresas poderão aderir a nova ferramenta para realizar pagamentos de seus funcionários, fornecedores, tributos federais, compra de itens, entre outros. 

Vale lembrar, que é necessário que ambos obtenham a chave pix para concluir a transferência. Por exemplo, se a sua empresa precisar pagar o fornecedor de purgador de vapor, é necessário solicitar a chave de quem será beneficiado, sendo o e-mail, número do celular, CPF ou chave aleatória. 

Além de outras opções disponíveis,  como QR codes, quando o cliente for efetuar o pagamento, ou até mesmo por NFC (Near Field Communication). 

Então, confira quatro benefícios do Pix para a sua empresa logo abaixo. 

Confere Shop loja online grátis

1. Operações instantâneas

O novo sistema de pagamentos proporciona agilidade nas operações ao realizar transferências ou pagamentos de modo instantâneo. Sendo assim, é possível receber o valor em até 10 segundos.

Se o seu comércio for relacionado ao segmento de vassouras magnéticas, por exemplo, poderá receber pelas vendas dos produtos por meio da transação realizada pelo Pix. 

Portanto, você terá o dinheiro no momento da venda, disponível na sua conta bancária. Incrível, não é mesmo?

Essa nova forma de pagamento contribui na satisfação do cliente e das empresas. Visto que é mais uma opção para o consumidor de realizar pagamentos sem ter que pagar por taxas. Além disso, não necessita ir ao banco sacar o valor antes de comprar o seu produto.

Para as empresas, receber o dinheiro diretamente na conta, no exato momento, gera mais segurança. Pois, não será necessário aguardar um dia útil para verificar a transação.

2. Facilita o controle do fluxo de caixa

Controlar o que sai e o que entra na sua empresa é fundamental para realizar planejamentos, certo?

Por isso, outro benefício do Pix é que devido a agilidade e eficiência na transação em até 10 segundos, possibilita às empresas de evasadora de líquidos, por exemplo, que aderem ao uso de maquininhas para receber pagamento com cartão de crédito ou débito, em não precisar aguardar os prazos para receber o valor na conta bancária. 

Não é somente a importância do recebimento instantâneo que é considerado pelas organizações. O controle do que sai do caixa ao realizar a compra de determinado serviço ou produto para o seu negócio, é necessário pagar por ele também. 

Logo, ao fazer o pagamento via Pix, a empresa vai obter melhor controle e acompanhamento imediato ao tirar o valor do caixa. 

3. Reduz custos

Como já mencionamos, o uso da nova forma de pagamento possibilita que as empresas reduzam os custos com transferências e pagamentos. 

Embora seja estabelecida taxas para pessoas jurídicas, as transações via Pix possuem taxas menores do que as tradicionais, como as do TED e DOC. Já para comerciantes, diminuem os gastos com as tarifas de maquininhas para cartões, por exemplo. 

Planilhas

4. Maior segurança nas transações

Por fim, não restam dúvidas que um dos principais benefícios das transações via Pix proporciona mais segurança.

Isso porque os pagamentos são efetuados e o valor fica disponível na conta bancária em instantes.

Vale lembrar, que o Banco Central também estabeleceu regras para que as instituições financeiras sigam ao aderir o Pix para gerar segurança aos usuários. 

Gostou do nosso post sobre os benefícios do Pix para a sua empresa? Então, compartilhe com os colegas.

New call-to-action

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌