Saiba da importância de placas de sinalização na sua empresa

Por Miriam Barros

Se você possui uma empresa ou está prestes a montar uma, e ainda não planejou quais as placas que você deve implementar em sua organização, você pode gerar sérios problemas para sua empresa no futuro!

Afinal de contas, as placas de sinalização são indispensáveis para as empresas que querem promover mais segurança e prevenir possíveis acidentes.

Alguns segmentos até mesmo possuem uma obrigatoriedade com os órgãos responsáveis municipais, e devem ter placas de sinalização essenciais para que ela possa manter suas atividades em funcionamento.

Esse é o caso de muitos estabelecimentos comerciais e construtoras, por exemplo.

No entanto, o índice de uso das placas de sinalização nas empresas ainda continua muito baixo, e por essa razão, as fiscalizações também estão se tornando mais constantes dentro das empresas.

Isso significa que caso sua empresa não tenha uma placa de sinalização devida, ela pode até mesmo passar por conflito com os órgãos de fiscalizações.

Por essa razão, se você quer saber como pode adotar o uso das principais placas de sinalização em sua empresa, não deixe de ler esse post!

Nós vamos te mostrar todos os detalhes abaixo:

Demonstração Confere

O que são as placas de sinalização

Primeiro de tudo, é importante ressaltarmos sobre o conceito das placas de sinalização, pois são equipamentos muito complexos e que causam diversas confusões entre as pessoas e empresas.

Por sua vez, as placas de sinalização são equipamentos utilizados para otimizar e facilitar o fluxo de informações, ou estabelecer uma comunicação visual com as pessoas.

De outro modo, elas facilitam o entendimento de alguma informação relevante, como indicar um setor, informar o acontecimento de uma obra, orientá-lo em situações de emergências ou acidentes, entre outros.

Devido a isso, as placas de sinalização são essenciais dentro das empresas, pois os funcionários conseguem se auxiliar e se manterem informados com as diversas informações que a empresa deseja repassar.

Onde deve ter placas de sinalização?

Como dissemos acima, as placas de sinalização possuem diversas finalidades. No entanto, também é essencial que elas estejam visíveis e possam ser claras e relevantes, para facilitar o entendimento dos funcionários.

Por essa razão, as placas de sinalização devem estar em todos os cantos em que há o fluxo de pessoas, para que as mesmas estejam sempre cientes das regras e indicações comunicadas.

Se você tem uma empresa que fabrica domus para telhado, por exemplo, também é necessário inserir placas de sinalização em suas máquinas e equipamentos, para que os trabalhadores saibam sobre as informações do equipamento e também estejam cientes sobre os seus riscos e perigos.

Planilha Controle de cartões

Qual a importância das placas de sinalização?

Além da segurança, que já foi citada no post, placas de sinalização também oferecem outros benefícios e vantagens para as pessoas e empresas.

A seguir, nós vamos te mostrar como é possível utilizá-las de várias maneiras e otimizar seu processo de comunicação com os membros da sua equipe, por isso, continue nos acompanhando!

 

1- Orientar o fluxo dos funcionários

Uma das maiores razões para as empresas optarem por utilizar as placas de sinalização é em razão do melhor fluxo que elas promovem.

Se você atua em uma estação de tratamento de água, por exemplo, e possui alguns locais restritos dentro do ambiente, você pode sinalizar seus colaboradores por meio das placas de “acesso restrito”.

A partir delas, você também consegue indicar entradas e saídas das empresas e especificar onde ficam os banheiros femininos e masculinos.

Se há uma área dentro da organização onde está ocorrendo alguma manutenção, também é certo indicar por meio das placas, para os funcionários não circularem livremente pelo local e gerarem possíveis acidentes.

 

2- Orientar o fluxo de clientes

Além dos funcionários, uma empresa também deve se manter atenta aos avisos para também informar seus clientes.

Muita das vezes, a empresa possui áreas de acessos preferenciais, no entanto, acabam não informando por meio das placas de sinalização.

Além disso, se o seu negócio possui um setor de atendimento próprio, também é importante dedicar uma área somente para a atendimento preferencial.

Assim, você pode otimizar o fluxo de atendimento e ter mais credibilidade entre os clientes.

Planilha Fluxo de Caixa

 

3- Identificar os setores com mais facilidade

Essa dica serve tanto para funcionários, como também para seus clientes.

Diversas empresas não especificam onde se encontram os determinados setores do ambiente.

Isso causa muita confusão, ainda mais para os novos integrantes da equipe ou para clientes que não conhecem o interior da empresa.

Por causa disso, as placas de sinalização são de extrema importância.

É possível indicar onde se localiza o departamento de gestão de pessoas, marketing, financeiro, área de atendimento, entre outros.

 

4- Garantir a segurança

A segurança pode ser vista como um desafio para muitas organizações. Isso, pois um funcionário apenas está seguro, quando vários processos diferentes estão em ordem.

As placas de sinalização podem informar sobre a existência de extintores de combate a incêndio, por exemplo, para prevenir que acidentes relacionados a isso aconteçam.

Além disso, se algum elevador não estiver funcionando adequadamente, isso também é um fator de risco.

Por isso, é importante especificar e informar os clientes e colaboradores por meio das placas.

Até mesmo quando há serviços de limpeza no piso, é necessário informar, como adicionando uma placa de “piso molhado”, por exemplo.

 

5- Estabelecer regras e princípios

Por fim, as regras de sinalização também indicam regras estabelecidas pela empresa, como a placa de “proibido fumar” que informa a proibição do fumo em determinados ambientes.

Quando o contrário acontece, a empresa também pode informar por meio das placas.

Outras placas utilizadas em estabelecimentos comerciais é a especificação do Código de Defesa do Consumidor., que visa informar a lei vigente 8.078/1990.

Essas placas de sinalização podem ser personalizadas de acordo com a obrigatoriedade do setor, e as preferências da organização.

Agora que você já sabe sobre as placas de sinalização, o que acha de aplicá-las dentro do ambiente da sua empresa? Gostou do post? Conta pra gente!

Nova call to action

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.