Planejamento de conteúdo para redes sociais: como fazer?

Por Miriam Barros

Uma das estratégias para o sucesso online é desenvolver um bom planejamento de conteúdo. 

Isto porque a transformação das redes sociais em ferramentas capazes de estreitar os laços com os clientes tornou-se um fator de competitividade.

De fato, a maior interação dos usuários com o mundo virtual gerou para as empresas uma grande oportunidade de conquistar maior audiência. Além disso, permite um esforço direcionado para aumentar a sua visibilidade nos canais online.

Entenda com esse artigo a importância de um planejamento de conteúdo, bem como os principais pontos que devem ser analisados para desenvolvê-lo e colocá-lo em prática. 

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O que é e para que serve o planejamento de conteúdo para redes sociais?

Muitas empresas cometem o erro de achar que o planejamento para redes sociais envolve somente os posts. Mas, quem trabalha já um tempo com as redes, sabe que vai muito além disso.

Um bom planejamento de conteúdo é um alicerce para garantir uma forte presença online e ações estratégicas de marketing digital.

Dentro do planejamento, os posts são feitos de forma estratégica e não aleatória, garantindo resultados duradouros.

Isto porque as redes sociais se transformaram em ótimas ferramentas para manter o relacionamento da marca com os seus clientes.

Sem dúvida, é uma forma de estruturar o que será postado em sua rede social para atender aos objetivos traçados. Isto porque atualmente a grande preocupação das empresas é como desenvolver uma presença online que seja assertiva.

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Por onde começar a fazer o planejamento de conteúdo?

Para que isso seja possível, é preciso criar o alinhamento de vários elementos para conseguir transmitir a mensagem certa para a sua audiência e gerar engajamento. Neste sentido, um planejamento de conteúdo eficiente deve levar em conta os seguintes aspectos: 

 

1. Otimize seu perfil

É de extrema importância que o seu perfil esteja otimizado assertivamente para obter os resultados esperados. Ou seja, para que seus seguidores percebam a sua marca como deseja, é necessário que o perfil tenha consistência e cause boa impressão.

Neste sentido, é preciso verificar se as informações estão atualizadas e com os links adequados para atender aos seus objetivos. Sem dúvida, a sua marca tanto pode buscar aumentar as vendas quanto gerar maior tráfego para o seu site ou blog.

Não apenas isso, mas principalmente é bom lembrar que o perfil é de fato uma vitrine para a sua marca. Portanto, precisa mostrar o que ela tem da maneira mais encantadora possível. A partir do que consegue gerar engajamento e atrair seguidores.

 

2. Entenda seu público nas redes sociais

Este é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer estratégia ligada ao planejamento de conteúdo. Pois, é preciso ter em vista que nem todas as redes sociais são adequadas para todas as empresas. 

De fato, é preciso identificar qual é a rede social que comporta o público da sua marca. A partir disso é possível estabelecer ações planejadas para alcançá-los, gerar engajamento e investir nas pessoas certas. 

Visto que sem o conhecimento de quem é o seu público e onde ele está, as ações empreendidas ficam sem foco e, portanto, não geram resultados.

É interessante observar que esse público tem preferências e necessidades específicas, que sinalizam para a forma como escolhem produtos e serviços. Sem dúvida, é importante conhecer essas variáveis para que sirvam como um direcionador das ações estratégicas.

 

3. Produzindo conteúdo de qualidade

O planejamento de conteúdo visa manter uma produção de qualidade, sendo um fator determinante de sucesso nas redes sociais. Por isso, é preciso ter em vista que o assunto deve ser alinhado com o seu nicho de mercado e a estratégia de sua marca.

Alguns pontos requerem uma atenção especial, pois são decisivos na construção da sua estratégia. Dessa forma, usar uma linguagem adequada para o seu público e de fácil entendimento é um ingrediente para o sucesso.

Além disso, estar atento ao formato utilizado, pois existem formas mais apropriadas para determinadas redes sociais e seu respectivo público. Não apenas isso, mas monitorar o que a concorrência está fazendo e avaliar os resultados que está obtendo é fundamental.

É interessante também realizar enquetes para conhecer a preferência do seu público a respeito do formato do conteúdo a ser oferecido. 

 

4. Entenda o comportamento do usuário em cada rede

A MindMiners fez uma pesquisa no país com mais de 1000 respondentes. De fato, constatou que 54% dos consumidores seguem nas redes os perfis das marcas preferidas. Além disso, observou que 21% fazem pesquisa nessas páginas antes de comprar. 

Outra informação relevante é que 80% dos consumidores costumam ler as postagens de outros seguidores antes de efetuar uma compra pela primeira vez. Também é significativa a constatação de que 71% confia plenamente nas avaliações de outros clientes.

Tendo esses comportamentos em vista, é fácil perceber como as redes sociais são uma alternativa interessante para as marcas se aproximarem dos clientes. Além disso, é possível procurar conhecê-los, estabelecendo um diálogo aberto e direto com eles.

 

5. Poste com frequência

A frequência das suas postagens é um fator determinante para dar maior visibilidade para a sua marca no mundo online. 

De acordo com a Sprout Social, uma boa indicação de postagens para as redes sociais a ser adotada em um planejamento de conteúdo são:

  • De 3 a 10 vezes semanais para o Facebook;
  • No mínimo 5 vezes para o Twitter;
  • De 2 a 5 vezes semanais para o LinkedIn;
  • De 5 a 10 vezes diárias para o Pinterest.

É importante adequar seus textos para cada uma das redes sociais, realizando pequenas mudanças para adequar a linguagem para cada canal em particular. 

 

6. Defina as KPIs do seu negócio

Saiba que os KPIs são os Indicadores Chave de Desempenho ou de Performance para medir se está obtendo os resultados esperados. Por exemplo, se o seu objetivo for aumentar a percepção da sua marca, pode utilizar os seguintes:

  • Quantas vezes a sua empresa foi mencionada em redes sociais;
  • Engajamento da sua audiência com a sua página;
  • Alcance de suas publicações, dentre outros.

Agora,  se o objetivo é gerar vendas, pode pensar em KPIs para avaliar os seguintes dados:

  • Número de leads gerados pela rede social;
  • Vendas diretas realizadas pela rede social, dentre outros.

 

7. Entenda a jornada de compra do seu cliente

Para começar vamos esclarecer que a jornada de compra nada mais é do que o caminho percorrido pelo cliente em potencial antes de realizar a compra. 

Também é conhecida como Buyer’s Journey, sendo observada em 4 etapas, que são:

 

Aprendizado e descoberta

Nesta etapa, o consumidor não sabe que tem um problema ou necessidade e o objetivo da empresa é chamar a sua atenção.

 

Reconhecimento do problema

O consumidor já pesquisou um pouco sobre o assunto e começa a perceber que tem um problema. 

Desse modo, o objetivo da empresa é tornar claro para ele o problema para que comece a buscar uma solução.

 

Consideração da soluções

Nesta fase, o consumidor já está avaliando possíveis soluções e o objetivo da empresa é fazer com que ele perceba o seu produto ou serviço como a solução ideal.

 

Decisão de compra 

O consumidor irá tomar a decisão de compra e, por isso, é necessário reforçar os diferenciais do seu produto para que ele entenda que é a melhor alternativa.

Todo esse processo em 4 etapas é desenvolvido no planejamento de conteúdo para garantir que a empresa alcance o seu público-alvo com os materiais postados.

 

8. Crie sua persona

Saiba que a persona é o cliente ideal para a sua marca, ou seja, é uma representação fictícia de um cliente. Sem dúvida, para que seja definida é necessário levar em consideração os hábitos e comportamentos do seu público-alvo. 

Para isso utiliza dados reais sobre o comportamento e características demográficas, bem como motivações, desafios e preocupações. De fato, todo o processo de criação de conteúdo e ações de marketing estão baseados na persona. 

 

9. Identifique as dores dos seus seguidores

As dores dos seus seguidores devem ser entendidas como as motivações reais que levam o seu cliente a buscar pelo seu produto. De fato, para identificar as dores do seu cliente é interessante pensar a respeito dos seguintes pontos:

  • Como o meu produto é importante para o cliente;
  • O meu produto resolve os problemas do cliente;
  • O cliente precisa do meu produto;
  • Quanto tempo o meu cliente vai gastar para resolver esse problema;
  • Qual impacto dessa dor não ser solucionada pelo cliente;
  • Qual a urgência do cliente resolver essa dor;
  • Vantagens e desvantagens do produto para solucionar essa dor do cliente.

 

10. Diversifique no formato

Saiba que existem diferentes formatos para o seu conteúdo e para decidir por um deles é preciso ter em vista os objetivos a serem alcançados. Neste sentido, podemos falar em e-books, tutoriais, checklists, podcasts, landing page, audiobooks, dentre outros.

O mais importante é combinar os seus objetivos com o formato escolhido pela empresa para montar a sua estrutura em um planejamento de conteúdo.

 

11. Procure por inspirações

Nesta etapa, é importante observar o que está sendo feito por empresas e como estão desenvolvendo os seus conteúdos. A partir das ideias observadas é possível chegar a uma proposta particular para a empresa.

Além disso, pode ser feito um brainstorms para permitir que a equipe de trabalho possa gerar ideias para conteúdos inovadores e criativos.

 

12. Crie um calendário editorial

O calendário editorial funciona como uma programação a ser preparada para a publicação do seu material. Neste sentido, são definidos os dias da semana e o respectivo horário das postagens que deve ser cumprido diariamente.

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O planejamento de conteúdo para redes sociais é uma estratégia muito importante para gerenciar a produção de material com qualidade e relevância. Por isso, deve ser desenvolvido visando alcançar os objetivos estratégicos alinhados à gestão organizacional.

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.