Planos odontológicos: saiba os benefícios para sua clínica

Por Miriam Barros

Atualmente, a preocupação com a saúde bucal e com o bem-estar cresceu muito, contribuindo para uma sociedade muito mais saudável. Porém, dessa mesma forma existem diversas pessoas que não dão a atenção necessária quando se trata de saúde bucal, por mais que seja uma parte de extrema importância e que merece total atenção.

Em um consultório odontológico, quando um profissional decide trabalhar com o plano odontológico, ele consegue fidelizar mais clientes, pois os planos odontológicos são benéficos não somente para um paciente, mas também para sua família e amigos, que podem ser incluídos no plano. Além disso, outro ponto que ajuda um consultório odontológico, é a facilidade de pagamento como, por exemplo, oferecer um método de parcelamento, assim traz mais comodidade para os pacientes.

 

Nova call to action

Métodos de atendimentos 

Muitos dentistas atualmente, não consideram vantajoso trabalhar com planos odontológicos, isso porquê eles têm preferência por realizar atendimentos particulares, com procedimentos e serviços somente do consultório odontológico no qual ele faz a gestão. Porém, atender por planos odontológicos, possui suas vantagens, mas a maior parte dos dentistas prefere trabalhar com os seus próprios serviços particulares.

Porém, também existem diversos profissionais que acham mais vantajoso trabalhar com planos odontológicos em seu consultório. Dessa forma, eles conseguem ter uma fidelização de pacientes maior, alcançando resultados positivos para o seu consultório odontológico. 

O plano odontológico funciona exatamente como um plano de saúde, você avalia qual opção se adequa melhor às suas necessidades e assim começa a pagar um valor por mês, para desfrutar de todas as coberturas e benefícios contratados. 

Tudo o que você precisa saber sobre planos odontológicos 

Os planos odontológicos são feitos para suavizar o custo de um tratamento odontológico. Apesar do fato da maioria do plano odontológico cobrir aproximadamente 50% ou um valor maior de custo dos procedimentos odontológicos, vale ressaltar que, o seu plano odontológico pode não cobrir o custo total do seu tratamento. 

Porém, são feitos para assisti-lo no pagamento do seu tratamento. O plano odontológico pode ter algumas limitações, por exemplo, no número de visitas ao seu consultório, em relação à consultas, raios-x e vários outros tratamentos que ele cobre. 

Para começar o seu tratamento odontológico, o primeiro passo é agendar a sua primeira consulta com um dentista clínico geral. Nessa consulta, você irá realizar um exame clínico no qual vai receber orientações sobre higiene bucal, entretanto, após essa consulta, você estará encaminhado para um ou mais especialistas, de acordo com a sua necessidade. 

Lembrando que para manter a sua saúde bucal em dia, é necessário se consultar com o seu dentista pelo menos a cada seis meses. Uma das vantagens do plano odontológico, é que você não precisa se preocupar com gastos extras.

Além disso, você tem maiores facilidades de pagamento, dependendo do consultório odontológico do seu dentista, você pode efetuar o pagamento parcelado no seu cartão de 

crédito, sem comprometer seu limite, afinal os preços dos planos odontológicos são preços benéficos para os pacientes, e possuem as melhores coberturas. Veja alguns exemplos sobre planos odontológicos.

Cada plano odontológico possui uma cobertura diferente, de acordo com o valor da mensalidade. Alguns planos cobrem somente procedimentos mais simples, uma lista mínima de procedimentos odontológicos que devem constar na cobertura dos planos, sendo esses procedimentos: 

  • Limpeza;
  • Aplicação de flúor;
  • Urgência e emergência;
  • Remoção de tártaro.

Outros procedimentos como, exames de raios-X também normalmente são incluídos, mesmo sendo apenas de um dente ou uma radiografia panorâmica. Apesar de ser um procedimento simples, já ocorre uma alteração pequena no valor, porém mesmo assim o valor não deixa de ser em conta. 

Já outros planos contêm também procedimentos de maior complexidade como, por exemplo: extração de dentes, tratamento de canal, cirurgias e biópsias. Nesse caso, muitos oferecem um atendimento de 24 horas de emergência. 

Porém, os tratamentos de estética que envolvem a odontologia, como clareamento dos dentes, não são cobertos pelos planos odontológicos, isso porque os procedimentos de estética normalmente possuem um valor mais alto. 

Outra dúvida muito comum entre as pessoas, é se o plano odontológico cobre procedimentos como, implantes dentários e próteses. Porém, infelizmente a maioria dos planos não cobre implantes e nem próteses, mas alguns cobrem a fabricação de próteses. 

Os valores dos planos odontológicos sempre são valores acessíveis, porém depende muito de fatores como, local do consultório odontológico e o profissional, sendo assim acontece variações. Entretanto, o valor dos planos não deixam de ser acessíveis para os pacientes, afinal é pago um valor por mais de um procedimento feito.

Vantagens de atender por um plano odontológico 

Começando a falar sobre as vantagens de atender por planos, a maioria das pessoas procuram por um dentista, somente quando surge algum problema. Porém, quando um paciente que contrata um plano automaticamente ele se incentiva a criar um hábito de ir ao dentista, frequentar o consultório odontológico e, realizar consultas periodicamente resultando em uma saúde bucal saudável.

Outro ponto positivo, é que os planos ajudam a aumentar de forma rápida o número de pacientes no consultório. Isso é excelente para profissionais que estão chegando agora no mercado ou para aqueles que estão em um momento difícil em suas clínicas, além disso, também é possível gerar mais renda a partir de procedimentos que o plano cobre.

Facilidades de pagamento 

Além das vantagens de atender por um plano, é sempre importante apresentar mais um diferencial no seu consultório odontológico, isso porque muitas pessoas não possuem uma condição de pagar um determinado valor à vista, por isso investir em facilidades de pagamentos como parcelamento, se torna algo benéfico para o profissional e o paciente. O método de parcelamento é algo prático e um diferencial entre muitos consultórios atualmente.

Sendo assim, independente do valor do plano odontológico, o paciente vai ter uma opção de parcelamento desse valor facilitando a adesão do plano e claro, a fidelização desse paciente para o consultório odontológico. Entretanto, as facilidades de pagamento também podem ser voltadas para, cartões de crédito, débito automático, cartões de débito e até mesmo boleto bancário, o importante é apresentar um melhor diferencial para o seu paciente e além de tudo, fidelizá-lo para o seu consultório. 

Nova call to action

Conheça os canais do Ideal Odonto: Site, facebook e Instagram