Por que sua empresa deve apostar no marketing digital

Por Miriam Barros

A maneira de se fazer negócios e a comunicação entre a população sofreu uma grande transformação nos últimos anos. Tanto as pessoas quanto as organizações têm adotado o mundo digital. Por isso, usar o marketing digital como estratégia não é mais uma opção, e sim uma necessidade. 

Com o novo modelo de comportamento dos consumidores e a integração de novos dispositivos tecnológicos, empresas que não investirem no meio virtual dificilmente conseguirão permanecer ativas no mercado. 

Se a sua organização ainda resiste ao marketing digital, preparamos 5 motivos para que você descubra que ele é o melhor caminho para esta longa jornada de compra que a internet proporciona. 

Demonstração Confere

Principais motivos para investir em marketing digital

Pronto para a leitura? Então continue com a gente e descubra as 5 razões para você investir no marketing digital. 

 

1. Presença online 

Atualmente, é impossível viver em um mundo sem tecnologia, sem internet, sem as redes sociais ou até sem um meio mais tradicional: o e-mail. 

Afinal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 126,3 milhões de usuários de internet.

Portanto, esse é o ambiente ideal para atrair novos consumidores, gerar relevância para a marca e ganhar um diferencial competitivo. 

Sendo assim, a internet é o espaço perfeito para manter-se visível ao público-alvo e aumentar o número de vendas, alcançando um público muito maior que qualquer outro canal de comunicação. 

Então, pare, olhe ao seu redor e pense: onde o seu anúncio deve estar? Em uma revista tradicional ou no ambiente virtual? 

 

2. Redução de custos 

Investir em marketing digital é muito mais vantajoso do que as ações tradicionais de marketing.

Além disso, com uma campanha bem elaborada, é possível ter um retorno muito maior e um alcance mais específico comparado as velhas promoções midiáticas.

Nesse sentido, uma ótima estratégia do marketing digital é o inbound marketing. O conceito baseia-se em ganhar o interesse do consumidor sem precisar realizar uma abordagem invasiva. 

Em outras palavras, o consumidor quem cria a ponte de contato com a empresa, e isso pode acontecer por meio de conteúdo relevante. 

Por exemplo: o consumidor quer saber as vantagens da instalação câmera de segurança. Uma vez que a sua empresa proporciona isso, logo torna esse usuário um potencial cliente.

Essa ferramenta do marketing costuma ser muito mais barata do que o marketing tradicional, pede recursos financeiros menores e, ainda, proporciona ao cliente uma experiência melhor de compra. 

 

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3. Mensuração de ações

O marketing digital disponibiliza várias ferramentas que permitem o controle total das campanhas em qualquer momento.

Essas plataformas podem ser utilizadas para fornecer dados e informações sobre os consumidores, como: idade, sexo, perfil social, área geográfica, entre outros. 

Outra vantagem são as métricas realizadas, que fornecem todos os dados necessários para você identificar se as ações estão trazendo o retorno esperado. Caso as metas não sejam alcançadas, você pode modificá-las rapidamente, sem nenhum dano financeiro. 

 

4. Atrai mais clientes em potencial

O marketing digital é o melhor caminho para atrair clientes que realmente tem interesse de compra. Isso é possível pois essa ferramenta torna a sua marca visível 24 horas para o consumidor. 

Além disso, essa é uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente, o que faz com que esse cliente seja um defensor da sua marca no mercado. 

Por exemplo: um colega de trabalho do seu cliente comenta que precisa comprar uma placa de circuito impresso dupla face, porém, não sabe onde encontrar.

Uma vez que o potencial cliente confia na sua marca, logo ele vai divulgá-la no seu ciclo social, aumentando as suas chances de venda. 

 

5. Auxilia nas estratégias de SEO 

O segredo para manter o seu site na primeira página do Google são as estratégias de SEO. E as organizações que trabalham com o marketing digital enxergam essas ações como a chave do sucesso de um negócio. 

Basicamente, o SEO impulsiona a sua presença online. Quando um usuário pesquisar por um serviço, por exemplo: venda de molde de injeção plástica, você estará lá.

Por isso, investir nessa estratégia auxilia o consumidor a chegar até a sua marca. 

Quero investir, como eu faço?

Antes de mais nada, o primeiro passo é definir o público que você deseja trabalhar.

Dentro do seu segmento de atuação, a informação sobre os consumidores é a peça fundamental para atrair não só clientes, mas também defensores da marca. 

Além disso, é importante procurar por um serviço em específico que lide com esse tipo de estratégia. Assim, você pode turbinar as suas vendas e aumentar o seu alcance digital. 

Nova call to action

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌